Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar

Miniatura indisponível

Data

2016

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

CIAIQ

Resumo

Com este artigo pretende-se partilhar a avaliação de um projeto de mediação de conflitos aplicado numa escola de Portugal. Para o efeito foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, direcionado para a tomada de decisão, tendo por base a avaliação das principais dimensões do projeto. Para o estudo recorreu-se a uma análise qualitativa de dados, recolhidos num focus group, através do Software WebQDA. Os resultados apontaram para uma avaliação globalmente positiva. Contudo, detetaram-se constrangimentos culturais, institucionais e processuais. Os resultados da avaliação contribuirão para a definição de estratégias com vista à afirmação do projeto na escola.
This article intends to share the evaluation results of a conflict mediation project developed in a portuguese school. Based on the evaluation of the project’s main dimensions, we used the decision-making oriented Stufflebeam’s CIPP model. The collected data, via focus group, was subjected to qualitative analysis with WebQDA software. The results showed a generally positive assessment. However, we detected cultural, institutional and procedural constraints. The evaluation results will contribute to define strategies, so that the project can find its place and carry on in this school.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO, AVALIAÇÃO, ESCOLAS, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, EVALUATION, SCHOOLS, PORTUGAL

Citação

Costa, E. Pinto da ; Seijo, T.; Martins, A. & Carrington, M. (2016). Avaliação de um Projeto de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. In Atas CIAIQ2016. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Porto: CIAIQ, pp. 525-533