Projecto de mediação escolar Escola Básica 2/3 Prof. Óscar Lopes
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Data
2009
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Resumo
A mediação de conflitos em contexto escolar pressupõe um
programa estruturado, dinâmico e colectivo de promoção de
competências, de comportamentos, de atitudes e valores.
Este projecto de mediação surgiu para desenvolver novos
recursos e procedimentos que possam contribuir para resolver os
conflitos de convivência quotidianos de uma forma positiva.
Uma cultura de convivência pacífica não é aquela em que não
há conflitos ou se eliminam, mas aquela que se manifesta quando
os conflitos se abordam: através do diálogo, da sua gestão positiva
e criativa e pela actualização de valores (Torrego, 2006).
Modificar as percepções negativas sobre o conflito e promover
as habilidades de tratamento e transformação do conflito, tanto nos
professores como nos alunos, é um dos desafios prioritários a
enfrentar na construção de uma cultura de paz e de aprendizagem
a (con)viver (Jares, 2002, 2006).
Este projecto visa a criação duma equipa de professores e
alunos mediadores, integrados num Gabinete de Mediação de
Conflitos ao dispor da comunidade educativa. Está a ser implantado
desde Outubro de 2007, e cumpriram-se as duas primeiras etapas.
Descrição
Palavras-chave
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO, ESCOLAS, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, ESTUDOS DE CASO, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC METDIATION, EDUCATION, SCHOOLS, SKILLS TRAINING, CASE STUDIES, PORTUGAL, PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO, INTERVENTION PROGRAMS
Citação
Costa, E. Pinto da (2009). Projecto de Mediação Escolar - EB 2/3 Prof. Óscar Lopes (Poster). Actas do II Congresso Internacional do CIDInE: Novos Contextos de formação, pesquisa e mediação. Vila Nova de Gaia: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.