Projecto de mediação escolar Escola Básica 2/3 Prof. Óscar Lopes

Miniatura indisponível

Data

2009

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A mediação de conflitos em contexto escolar pressupõe um programa estruturado, dinâmico e colectivo de promoção de competências, de comportamentos, de atitudes e valores. Este projecto de mediação surgiu para desenvolver novos recursos e procedimentos que possam contribuir para resolver os conflitos de convivência quotidianos de uma forma positiva. Uma cultura de convivência pacífica não é aquela em que não há conflitos ou se eliminam, mas aquela que se manifesta quando os conflitos se abordam: através do diálogo, da sua gestão positiva e criativa e pela actualização de valores (Torrego, 2006). Modificar as percepções negativas sobre o conflito e promover as habilidades de tratamento e transformação do conflito, tanto nos professores como nos alunos, é um dos desafios prioritários a enfrentar na construção de uma cultura de paz e de aprendizagem a (con)viver (Jares, 2002, 2006). Este projecto visa a criação duma equipa de professores e alunos mediadores, integrados num Gabinete de Mediação de Conflitos ao dispor da comunidade educativa. Está a ser implantado desde Outubro de 2007, e cumpriram-se as duas primeiras etapas.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO, ESCOLAS, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, ESTUDOS DE CASO, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC METDIATION, EDUCATION, SCHOOLS, SKILLS TRAINING, CASE STUDIES, PORTUGAL, PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO, INTERVENTION PROGRAMS

Citação

Costa, E. Pinto da (2009). Projecto de Mediação Escolar - EB 2/3 Prof. Óscar Lopes (Poster). Actas do II Congresso Internacional do CIDInE: Novos Contextos de formação, pesquisa e mediação. Vila Nova de Gaia: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional.

Coleções