FEFD - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FEFD - Teses de Doutoramento por autor "Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Dança no currículo da formação de professores de Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular(2023) Martins, Débora Beatriz; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.O currículo da formação inicial de professores de Educação Física - Licenciatura deve garantir os saberes pertencentes à cultura corporal com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso problema: qual a relação entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física no que diz respeito ao conteúdo Dança, e o que se preconiza a Base Nacional Comum Curricular para esse conteúdo? Nesse sentido o objetivo geral foi analisar as relações entre o que se ensina no processo de formação inicial de professores de Educação Física das IES do Paraná e o que preconiza a BNCC no que diz respeito ao conteúdo Dança. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. A coleta de dados foi por meio de entrevista e análise das ementas e dos programas das disciplinas de Dança das sete universidades. Podemos afirmar que, os professores entrevistados sabem da existência do documento, mas não o conhecem em profundidade, ficando restritos aos tipos de Danças que a BNCC apresenta. Na análise das ementas e programas, pode-se constatar a ausência dos princípios da BNCC em todas as ementas da disciplina de Dança. Palavras-chave: formação de professores, currículo, educação física, BNCC, dança.Item A formação de professores de educação física : perceções e práticas no final da formação inicial(2019) Guimarães, Mário Luís Castro; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A Educação Física deve proporcionar oportunidades e contribuir para que todos os alunos se tornem fisicamente ativos e adotarem um estilo de vida ativo e saudável. No entanto, estudos recentes mostraram que a Formação Inicial de professores de Educação Física parece não estar a permitir a preparação necessária para atingir tal objetivo. O objetivo do estudo foi o de analisar: (1) as perceções, as crenças e as expetativas dos estagiários da Formação Inicial no início e no final do estágio pedagógico, (2) as perceções dos orientadores de escola e dos orientadores universitários no início e no final do estágio acerca dos estagiários que supervisionaram e (3) as caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários. Participaram no estudo 46 estagiários, 21 orientadores de escola e 13 orientadores universitários que se encontravam no 2º ano de um curso de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário em 2012/2013. A informação foi recolhida através de (1) questionários aplicados a estagiários, orientadores de escola e a orientadores universitários no início e no final do estágio pedagógico sobre as conceções profissionais e através da (2) observação dos níveis de intensidade do esforço e das caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários através do sistema SOFIT e cardiofrequencímetros PolarTeam2. Os resultados mostraram que (1) os estagiários consideraram boas as suas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e tiveram bons professores, (2) estão envolvidos na prática desportiva e pretendem mantê-la, (3) no final do estágio as perceções dos estagiários ficaram alinhadas com as perceções dos orientadores de escola e (4) as aulas observadas revelaram-se em sintonia com as orientações curriculares, tendo sido observada uma média superior a 50% do tempo de aula em Atividade Física Moderada a Vigorosa, contrariando os resultados de outros estudos internacionais sobre o tema. Finalmente, as conceções adquiridas pelo estagiários durante a Formação Inicial revelaram-se inconsistentes e influenciáveis pelas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e pelos seus orientadores de escola.Item A perceção dos pais sobre a educação física escolar(2020) Cruz, João Paulo Ferreira de Sousa; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A afirmação e reconhecimento da Educação Física como área disciplinar ímpar e fundamental na formação dos seres humanos tem sido difícil ao longo dos tempos, o que se tem vindo a traduzir em percursos erráticos no que respeita à adoção de políticas públicas por parte dos agentes com responsabilidade de decisão. As perceções e convicções dos pais assumem, neste processo, um papel determinante, já que as suas opiniões, atitudes e tomadas de decisão acabam por legitimar, por via do voto, decisões políticas que podem inibir ou facilitar a afirmação da área disciplinar. O presente estudo, aplicando um modelo socioecológico, objetivou um melhor entendimento de como os progenitores encaram a Educação Física e como o seu posicionamento condiciona o estatuto da área disciplinar. Utilizando metodologias mistas, sobre uma amostra de 463 progenitores de alunos de dois agrupamentos de escolas da área metropolitana de Lisboa, com uma média de idades de 44,73 anos (DP=5,78), foi primeiro realizado um estudo extensivo, para recolha de dados quantitativos provenientes da aplicação de um questionário, para serem sujeitos a tratamento estatístico com caráter descritivo e inferencial e, assim, constituir a base do estudo intensivo, que se lhe seguiu. Este último foi concretizado através da análise de conteúdo de entrevistas a doze progenitores criteriosamente selecionados da amostra do estudo extensivo. Parecem constituir condições para a atribuição de um estatuto elevado à disciplina de Educação Física: uma boa experiência como alunos e uma boa perceção de competência daí decorrente; o reconhecimento de obtenção de aprendizagens com significado e relevantes em termos da formação do sujeito; a educação com caráter inclusivo, promotora de práticas colaborativas e de convívio. A melhoria do estatuto da área disciplinar estará dependente da implementação de medidas orgânicas de cariz socioecológico, com o compromisso de todos os agentes implicados no processo educativo.Item Perceções de professores das outras áreas disciplinares acerca da educação física : barreiras e oportunidades na promoção de estilos de vida ativos(2018) Gomes, Lúcia Cristina da Fonseca; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.O objetivo do estudo foi investigar, combinando metodologias quantitativas e qualitativas e, à luz do modelo socioecológico aplicado à escola, as perceções dos professores das outras disciplinas, e a sua influência na criação de um clima institucional promotor de estilos de vida ativos. Numa primeira fase ocorreu o estudo extensivo, de natureza quantitativa, com recurso a um questionário e recorrendo à estatística descritiva e inferencial, com a participação de 297 professores. Numa segunda fase realizou-se o estudo intensivo de carácter qualitativo. Foram realizados quatro grupos focais (N=32). A seleção de temas teve por base os resultados do estudo extensivo e análise de documentos oficiais dos agrupamentos, nomeadamente, Projeto Educativo, Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades e os horários escolares dos alunos. Os professores com melhores experiências na disciplina, tendencialmente, percecionam de forma mais favorável o valor desta, consideram que a atividade física pode beneficiar o rendimento escolar, e reconhecem o valor pedagógico na avaliação na disciplina, podendo influenciar e participar na promoção de climas favoráveis para a prática de atividade física. Os docentes referem que a escola deve criar oportunidades de prática e educar para estilos de vida ativos. A realidade, no entanto, parece contradizer as suas perspectivas.Item O processo de pensamento e ação em treinadores de tênis de campo(2023) Pacheco, Wanderlei; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A presente investigação teve o objetivo de analisar a relação entre o pensamento e o comportamento pedagógico do treinador de tênis, a partir de seus relatos e das observações de suas ações durante a sessão de treino, com o intuito de evidenciar o que ocorre entre o discurso e a prática. Trata-se de um estudo de caso baseado no modelo descritivo e na abordagem qualitativa, cuja mostra foi constituída por 14 treinadores de tênis expert em treinamento de atletas juvenis da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Para obtenção das informações, relativas ao pensamento do treinador, foi utilizada uma entrevista semiestruturada composta por seis objetos de investigação e, para o comportamento do treinador, foi aplicada a observação em diferido, que significa uma análise posterior das intervenções pedagógicas do treinador de tênis no contexto real, por meio de áudio e vídeo. Os resultados do estudo revelaram que grande parte das intervenções pedagógicas dos treinadores nas sessões de treino apresentou congruência entre o discurso. Todavia, em alguns temas fundamentais para o desenvolvimento da carreira dos atletas juvenis, foi observada a divergência entre o discurso e a ação pedagógica dos treinadores. Palavras-chave: Pensamento, Comportamento, Treinadores de Tênis, Intervenção Pedagógica