Mestrado em Produção e Tecnologias do Som
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Percorrer Mestrado em Produção e Tecnologias do Som por autor "Carrilho, João Manuel Marques, orient."
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Item Algoritmos de deteção de altura: enquadramento científico e comparação experimental de métodos(2023) Neves, Francisco Maia Aleixo Bettencourt; Carrilho, João Manuel Marques, orient.A altura é um fenómeno psicoacústico fundamental na música, no discurso e na análise de cena auditiva e depende de vários fatores, não apenas da frequência do som percecionado. A deteção de altura é uma vertente do processamento áudio que procura identificar a altura de tons musicais de acordo com a maneira como os humanos a percecionam, através de algoritmos otimizados para tal, que podem operar no domínio temporal, espetral ou noutros domínios. Na área da música, este tipo de processamento traz vantagens em diversas práticas, tais como na performance, na produção musical e no ensino. Quatro algoritmos de deteção de altura são testados e comparados entre si no SuperCollider, de modo a averiguar as suas precisões de deteção e consequentemente as suas viabilidades de aplicação. Palavras-chave: altura, deteção, algoritmo, música, psicoacústicaItem Análise de captação com simuladores de amplificadores de guitarra(2023) Vieira, Ticiano Aramis; Carrilho, João Manuel Marques, orient.Esta tese de mestrado tem como objetivo explorar as diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores de amplificação, bem como os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. Os estudos começam pela examinação das características, circuitos e componentes dos amplificadores valvulados, incluindo a pré-amplificação, estágio de saída de potência e fonte de alimentação. Também se investiga o papel das válvulas no processo de amplificação, especificamente as válvulas de pré-amplificação e de amplificação de potência. Os conceitos de ganho e saturação no contexto dos amplificadores valvulados também são discutidos. Após isso, a tese explora diferentes simuladores de amplificação, incluindo modelos atuais e a utilização de processamento digital de sinais (DSP). O impacto da taxa de amostragem e aliasing na precisão da simulação, bem como o uso de respostas de impulso para simulação de som, são analisados. Diferentes métodos de captação de som utilizados por músicos e produtores também são examinados. A literatura existente e análises anteriores sobre o tema são revisadas para fornecer uma compreensão abrangente do assunto. Além disso, a tese avalia o contexto atual, considerando aspectos como durabilidade e sustentabilidade tanto dos amplificadores valvulados quanto dos simuladores. A metodologia empregada inclui entrevistas, criação de amostras com os dois métodos de captação, análises aprofundadas com comparações, além de testes cegos de identificação dos modelos. Em conclusão, esta tese pretende contribuir para o entendimento das diferenças entre amplificadores valvulados e simuladores, e sobre os fatores que influenciam músicos e produtores em sua escolha de amplificação. A pesquisa pode fornecer informações tanto para músicos quanto para produtores e até fabricantes na tomada de decisões sobre opções de amplificação e diferenças existentes. Palavras-chave: amplificadores de guitarra, simulações digitais (modeling), impulsos de resposta, captação de guitarra, dsp (digital signal processing)Item Fase de preparação das sessões de produção musical em DAW : princípios e boas praticas(2021) Almeida, Paulo Sérgio Sousa; Carrilho, João Manuel Marques, orient.No contexto da produção de som, a fase de preparação para a mistura em DAW assume-se como uma prática crucial para a consolidação qualitativa de todo o processo de mistura de um projeto musical. Deste modo, defende-se a necessidade de sistematizar um conjunto de ‘princípios e boas práticas’ de modo a favorecer a fase consequente: a mistura. A partir da organização de ficheiros, nomenclaturas, cores, análise e tratamento do material sonoro não só se facilita a orientação e navegação dentro da sessão, como o todo o processo de edição, limpeza e correção. Perante a escassez de referências bibliográficas e artigos científicos que se referem à fase de preparação, defende-se a necessidade de partir para um estudo em torno da sistematização de abordagens teórico-práticas. Esta escassez de material académico e desinformação generalizada pode ser reflexo de alguma negligência, subestima ou falta de reconhecimento objetivo da importância destas práticas de preparação. A partir da pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas a variados profissionais foi possível reunir um conjunto de referências que permitiram comprovar os benefícios técnicos e artísticos transferidos para o processo de mistura, logo para a obra musical. O reconhecimento generalizado da integração das práticas de preparação no processo de mistura justifica a sua autonomização no processo de produção. Deste modo, este trabalho de investigação compreende a fase de preparação para a mistura como um conjunto de práticas que contribuem de forma decisiva para a consolidação artística da obra. Dado o elevado grau de especialização, admite-se a sua autonomia processual e a necessidade do seu reconhecimento profissional quer no contexto formativo, quer no contexto do domínio da produção.