Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade
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Percorrer Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade por autor "Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient."
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Item Divulgação da informação sobre responsabilidade social pelos municípios europeus através das páginas web(2019) Santos, Daniela Pereira; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente estudo tem como finalidade apurar os níveis de divulgação de informações relacionadas com a temática da responsabilidade social por parte dos principais municípios da UE, através das suas páginas web. Para tal, durante o período de Abril e Maio de 2019, procedeu-se à análise de conteúdo de todas as páginas web da amostra, analisando quantos dos noventa e seis itens são divulgados. Aplicando um sistema de pontuação dicotómico, sendo atribuído o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação estivesse divulgada, cada um dos sites foi analisado e no final foram apurados índices que fornecem informação sobre o nível de divulgação para cada um dos municípios, dimensões e itens. Da análise efetuada, foi possível perceber que o nível de divulgação global da amostra é de 25,30% mostrando que, em média, os vinte e um municípios da UE analisados divulgam apenas um quarto da informação relativa à responsabilidade social através das suas páginas web. Quanto ao tipo de informação divulgada, a dimensões social e ambiental são as mais divulgadas, enquanto que a dimensão da contratação de serviços e obras públicas é a que obteve piores índices. Em analogia com estes resultados, conclui-se que os níveis de divulgação são ainda muito reduzidos e deve trabalhar-se em prol da obtenção de valores mais elevados.Item Divulgação de informação aos empreendedores através das páginas web dos municípios : um estudo aplicado aos municípios de Cabo Verde(2021) Martins, Sandri de Brito; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, tem como objetivo analisar as páginas web dos municípios de Cabo Verde para averiguar o nível de divulgação de informação aos empreendedores. Para contextualização dos dados desta pesquisa que ocorreu durante os meses de maio, junho e julho de 2020, procedeu-se à análise de conteúdo de todas as páginas web dos onze municípios que constitui a amostra, para assim analisar quantos dos quarenta e nove itens, divididos em cinco blocos de análise são divulgados para cada um dos municípios. No decorrer de todo o estudo e mais concretamente na recolha e registo de dados foi adotado um sistema de pontuação dicotómica, sendo atribuído o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação estivesse divulgada, assinalando assim todos os itens e com ajuda de uma folha de Excel foram apurados os respetivos cálculos dos índices. Por fim, o estudo mostra que os municípios de Cabo Verde divulgam 9,56% das informações aos seus empreendedores através das páginas web, isto dos onze municípios analisados. Quanto ao tipo de informação divulgada o bloco, informação geral é a mais divulgado seguido de empreendedor ativo que é o segundo mais divulgado. O bloco menos divulgado corresponde aos recursos de apoio ao empreendedor. Olhando para o resultado, conclui-se que os níveis de divulgação são muito baixos, portanto os municípios devem trabalhar cada vez mais para tornar essa informação acessível e transparente aos seus empreendedores.Item Divulgação de informação sobre responsabilidade social na administração pública através das páginas web: um estudo aplicado aos governos provinciais de Angola(2020) Morais, Daniela Solange Costa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Durante os últimos anos as entidades que compõem o setor público preocupam-se cada vez mais com o nível de divulgação de informação sobre questões relacionadas com a sua atuação social, ambiental, económica, ou seja, com a responsabilidade social corporativa (RSC).Esta investigação tem um carácter exploratório pela sua aplicação às economias africanas, uma vez que não são comuns os estudos publicados sobre este assunto, em especial no caso de Angola. O objetivo deste estudo é averiguar os níveis de divulgação de informações referentes a responsabilidade social, no que tange ás 18 províncias de Angola, através das suas páginas web. Para esse fim, no decorrer do mês de Maio de 2020, efetuou-se uma análise de conteúdo de todas as páginas web da amostra, investigando quantos dos noventa e seis indicadores por eixo de análise são divulgados. Por meio da técnica da análise para atingir este objetivo, usou-se a metodologia já existente numa investigação desenvolvida por um conjunto de investigadores aplicada em Portugal e em Espanha por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Utilizando um sistema de pontuação dicotómico, sendo classificado o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação existisse, através de um exame exaustivo para cada um dos sites foram examinados e foram calculados os índices de divulgação de informação para cada uma das províncias. Deste modo destaca-se que o índice de divulgação global (IDG) da amostra é de 4,19%, exibindo que as 18 províncias de Angola analisadas divulgam um conhecimento mínimo revelando uma baixa informação em relação à responsabilidade social através das suas páginas web. De acordo, com o paradigma de informação divulgada, a dimensão da corporação provincial e a dimensão social são as mais divulgadas, sendo a dimensão económica a menos divulgada, apresenta valores inferiores quando comparados com as restantes. Em conformidade com estes resultados, os níveis de divulgação são muito reduzidos, ao se verificar estes dados praticamente inexistentes, de modo a obter melhores resultados é imprescindível a realização de boas práticas que valorizem a responsabilidade social e a divulgação de informação de modo a aperfeiçoar os seus níveis de divulgação.Item Divulgação de informação sobre responsabilidade social pelos municípios através das páginas web(2019) Embaló, Alassana; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente trabalho visa estudar a divulgação de informação sobre Responsabilidade Social pelos municípios através das páginas web. Este estudo foi aplicado aos 35 municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto (Portugal) sendo que a Área Metropolitana de Lisboa tem 18 municípios e a do Porto tem 17 municípios. Esta análise é motivada devido a nos últimos anos, ter-se vindo a verificar um crescimento significativo nas entidades que compõem o setor público, que informam sobre questões relacionadas com o seu comportamento económico, social, ambiental e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Existem formas diferentes de pensar sobre o que se entende por RSC, havendo uma tendência para a identificação de várias dimensões associadas a este conceito: Dimensão económica, Dimensão Social, e Dimensão Ambiental. Para este estudo escolheram-se os municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por serem regiões onde se concentra grande parte da população portuguesa e por não existirem estudos similares aplicados a este território. Para atingir este objetivo foi utilizada uma metodologia desenvolvida para os municípios do Alentejo-Portugal por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Através de uma análise exaustiva, das páginas Web dos municípios selecionados, a presença ou a ausência da informação para um conjunto de itens que constituem indicadores que medem a divulgação de informação pelos municípios. Os resultados revelam que em geral a AML apresenta uma maior taxa de divulgação do que a AMP na generalidade dos itens estudados.Item Divulgação de informações sobre responsabilidade social no desporto através das paginas web : um estudo aplicado aos lubes de futebol da Liga NOS(2020) Toste, Verónica Alexandra Amaro; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Sendo consensual a importância da Responsabilidade Social Corporativa para as organizações em geral, verificou-se existirem poucos estudos para as organizações desportivas, particularmente em Portugal. Esta investigação pretende estudar a divulgação de informação sobre Responsabilidade Social Corporativa através das websites dos clubes portugueses da Liga NOS na época desportiva de 2017/2018. O estudo é de carácter exploratório e baseado numa metodologia do tipo qualitativo, onde a recolha e análise bibliográfica e documental recaem sobre os estudos já existentes sobre a temática da responsabilidade social associada ao contexto desportivo e na recolha de informação através das páginas web. As conclusões obtidas na realização do estudo pretendem dar a conhecer qual a tipologia de informação mais divulgada pelos clubes assim como a quantidade que os clubes com realidades orçamentais e localizações distintas apresentaram ao longo da época.Item Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial(2019) Maquemba, Rivolty; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente trabalho aborda a questão da Inovação, Desempenho e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em Benguela-Angola. Neste estudo foi aplicado um questionário semiestruturado a um conjunto de 51 empresas da província de Benguela para conhecer qual o contexto de adoção do conceito de RSE pelas empresas. A investigação é de carácter exploratório com a aplicação de metodologias do tipo qualitativo e quantitativo, assente na recolha e análise bibliográfica e documental, em associação com um estudo de campo com empresas da província de Benguela-Angola. Através da pesquisa realizada, é possível sugerir que é cada vez maior o impacto da inovação para as empresas, independentemente da dimensão do negócio. É um processo que agrega vantagem competitiva, uma vez que apenas a inovação torna possível concorrer com outras empresas. A inovação pode ser social ou tecnológica, as quais, do ponto de vista de vários autores, diferem quanto ao valor, estratégia, locus, processo e difusão. A incorporação de boas práticas de responsabilidade social nas organizações cria oportunidades e previne riscos, o que assume um impacto positivo no vasto número de indicadores que avaliam o sucesso organizacional. As preocupações de natureza social remontam a algumas décadas, sendo que as empresas optam por este tipo de ações porque a existência de um relacionamento de confiança e de respeito entre os stakeholders traz benefícios que podem ser de médio ou longo prazo. A importância da responsabilidade social empresarial ultrapassa o âmbito da geração de lucros e da lei, melhorando a reputação e promovendo uma imagem positiva da empresa.Item Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial(2017) Mendes, Silvano; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O objetivo do presente trabalho é a análise do conceito de RSE, nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Para tal, utilizou uma metodologia quantitativa com natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado a um conjunto de 122 empresas da Guiné-Bissau e Costa do Marfim. Colocou-se como objetivos específicos, compreender como é implementada a RSE nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim; identificar fatores que contribuem para a melhoria social, económica e ambiental das empresas na Guiné – Bissau e Costa do Marfim. O conceito de RSE advém das preocupações éticas dos nossos atos. Em (1975) surgem as primeiras definições de RSE. Para este autor, as dimensões “Corporate Social Performance”, explicam a diferença dos comportamentos sociais que são por ele denominados de “obrigação social”, definindo RSE como consideração e resposta das empresas a questões que ultrapassam os seus aspetos económicos, técnicos e legais. Esta investigação terá por base uma metodologia do tipo qualitativo e quantitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo, por isso, um estudo interpretativo fruto de uma revisão bibliográfica narrativa, em associação com um estudo de campo com empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Num primeiro momento da investigação procedeu-se a um levantamento bibliográfico de aspetos históricos, socioeconómicos, culturais e demográficos sobre a aplicação da RSE, que servissem de base à contextualização e enquadramento deste conceito num país em desenvolvimento, assim como ao conjunto de componentes subjacentes ao mesmo.Item O microcrédito como ferramenta de geração de rendimento para os microempreendedores: uma análise aplicada ao caso português(2016) Firmino, Teresa Nachau Fernandes; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa aplicada ao microcrédito, onde o estudo de caso analisa a ANDC (Associação Nacional de Direito ao Crédito). Esta investigação teve como objetivo principal compreender como é que a disponibilização do microcrédito contribui para alavancagem dos negócios dos microempreendedores portugueses. Este estudo divide-se em duas partes fundamentais, a primeira parte inclui uma revisão de literatura que pretende fazer o estado de arte sobre este tópico. A segunda parte, apresenta a metodologia de estudo e a parte empírica que se debruçou sobre o caso da ANDC. Os resultados desta investigação sugerem que o microcrédito pode promover melhorias reais na vida das pessoas, ao fornecer recursos para iniciarem pequenos negócios, porém este processo não é fácil, pois a ANDC atua como intermediário entre os empreendedores e os bancos e nem sempre a filosofia inicial deste tipo de crédito é totalmente respeitada o que gera problemas e insucesso em termos de sustentabilidade deste micronegócios no longo prazo.Item Práticas de gestão em organizações do terceiro setor : um estudo aplicado a Angola(2016) Berner, Cecília Chilimbo André; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.As Organizações do Terceiro Setor (OTS) têm assumido um papel cada vez mais relevante nas sociedades e nas economias dos países em todo o mundo não sendo Angola uma exceção. O percurso e desenvolvimento das OTS em angola foi claramente influenciado pelos longos anos de conflito armado em que o país esteve mergulhado e pelas várias culturas características deste país, por este motivo para perceber o Terceiro Setor angolano é preciso olhar para história e para a cultura do país. Muito se tem escrito sobre o percurso, as liberdades e as áreas de atuação das OTS em Angola, mas existem poucos estudos que se dediquem ao estudo deste tópico neste país. Este trabalho pretende fazer uma análise aplicada às práticas de gestão das OTS em Angola. Para esse efeito foram selecionadas 63 OTS angolanas situadas nas províncias da Huíla, Benguela, Huambo e Namibe. Em termos metodológicos aplicaram-se questionários no 2º semestre de 2015 a um conjunto selecionado de OTS. Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente através de técnicas de análise de dados de estatística descritiva e inferencial. Os resultados parecem indicar quede uma forma geral os inquiridos percebem a importância de uma gestão eficaz nas OTS.Item Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade : um estudo aplicado a organizações angolanas(2019) Clemente, Délcio Evandro Guilherme; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Cada vez mais as organizações se preocupam com a Responsabilidade Social e articulam a sua atuação para se comprometerem com os seus stakeholders (partes interessadas) nas dimensões económica, social e ambiental. Este tipo de estudo está ainda pouco explorado em países menos desenvolvidos, sendo escassos ou inexistentes os estudos aplicados a economias africanas, em particular ao caso de Angola. Colocou-se como objetivos principais, compreender como é implementada a RSE nas empresas de Luanda – Angola; identificar fatores que contribuem para a melhoria económica, social e ambiental das empresas de Luanda – Angola. De um modo geral, a Responsabilidade Social Empresarial é um relacionamento ético entre a empresa e todos os seus grupos de interesse que acabam, deste modo, por serem interdependentes, integrando nas suas práticas o respeito pelo meio ambiente e o investimento em ações sociais. Como sabemos, a empresa está inserida na sociedade, logo, é importante que as suas ações, além de garantirem o cumprimento dos seus objetivos internos, devem fomentar benefícios para a sociedade em geral. Atualmente a imagem que uma organização transmite ao mercado está intimamente ligada ao seu sucesso junto de todos os stakeholders. Esta investigação utilizará predominantemente uma metodologia do tipo quantitativa assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo, portanto, um estudo interpretativo fruto de uma revisão bibliográfica narrativa, em conjunto com um estudo de campo com empresas de Luanda – Angola. Este estudo aplica um modelo já testado para compreender a RSE das empresas e que impacto e consequências tem nas questões sociais, económicas e ambientais das mesmas. Os resultados mostram que em Angola as empresas atuam positivamente em termos de RSE, sendo que, através do nosso estudo, foi demonstrado que indicadores como por exemplo a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e o comprometimento em reduzir a emissão de gases e resíduos e da reciclagem de materiais estão presentes nas suas estratégias para, assim, melhorar a sua relação e comprometimento com a comunidade envolvente.Item Responsabilidade social na contratação pública um estudo aplicado à administração pública local(2019) Silva, Ana Filipa Dias da; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Ética e Responsabilidade Social são dois princípios que se aliam na melhoria da qualidade de vida das populações. Particularmente ao nível da plataforma administrativa pública municipal. Estes dois fatores são completamente inúteis se não existirem políticos locais de forte seriedade e carater solidário com os valores íntegros da República principalmente na contratação pública e adjudicação de contratos, serviços e obras públicas. Todos os processos relacionados com a contratação pública são fundamentais não só para os interesses locais mas sobretudo para o evoluir da economia nacional. Esta área ocupa um tal nível de relevância na vida pública europeia que podemos constatar que a própria União Europeia (UE) dedica grande interesse e pendor legislativo na resolução dos seus problemas inerentes. A Europa exige especialmente que os critérios ambientais e a gestão dos recursos naturais representem uma componente essencial da solução, por forma a garantir o futuro das gerações vindouras. É nesta perspetiva que a responsabilidade se afirma como um forte contributo para o bem-estar e melhoria das condições de vida das populações, ao garantir a estas o usufruir de equipamentos, serviços e circunstâncias que noutra conjuntura não lhes seria certamente possível pelo que o ser socialmente responsável representa o compromisso estratégico da mudança nos nossos dias. A presente dissertação é um estudo exploratório de investigação que revela toda a extensão e esforço despendido pela Administração Pública, e sobretudo Local, no seu papel de agentes de Responsabilidade Social. Pretensão que cumpre o seu objetivo de progresso coletivo ao garantir a promoção de critérios de desenvolvimento sustentável, transparência municipal e contratação pública. Referindo-se ainda a legislação nacional aplicável e também a legislação comunitária. A tese está dividida em duas partes. A primeira apresenta os conceitos e as perspetivas que modelam toda a ação de índole ética e responsabilidade social desenvolvida em particular pelo enfase do Estado e dos Municípios no apoio que prestam aos cidadãos e aos munícipes neste domínio. Na segunda parte exibe-se o estudo e caraterização dos Municípios selecionados tendo por base diversos indicadores, nomeadamente a População, o Indicador do Poder de Compra per capita (IpC), Ambiente, Energia e Território, Finanças Autárquicas, Proteção Social e Turismo.