Mestrado em Gestão de Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Turismo por autor "Pereira, Alexandra Matos, orient."
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação da satisfação com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos da cidade do Porto(2020) Domingos, Julie; Pereira, Alexandra Matos, orient.O turismo implica a noção de movimento e os turistas deslocam-se até um destino para conhecer e visitar pontos turísticos que correspondam aos seus interesses pessoais. Transportar os turistas até ao destino, proporcionar uma viagem rápida, confortável e a um preço adequado são caraterísticas da moderna mobilidade turística. Para que os visitantes possam deslocar-se durante a sua estadia, é essencial a existência de uma boa rede de transportes que se torne num fator distintivo da competitividade do destino turístico. Dessa necessidade, surgem empresas dedicadas aos transportes de turistas, como é o caso dos autocarros turísticos panorâmicos presentes nos destinos turísticos urbanos, caraterizados pelos seus dois pisos, pela sua vista panorâmica e pela técnica de visita hop-on hop-off, permitindo aos visitantes entrar e sair do veículo durante o circuito que passa pelas principais atrações turísticas de uma cidade. Nesse âmbito, o objetivo da dissertação é avaliar o grau de satisfação dos turistas da cidade do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos das empresas turísticas City Sightseeing, Yellow Bus e Cityrama Gray Line. Visto não existir uma pesquisa que determine a satisfação dos visitantes da cidade do Porto com este serviço turístico, este estudo é pertinente. A recolha de dados foi realizada através de questionários e a resultante análise quantitativa procura determinar se o tour de que o turista usufruiu para descobrir o Porto gerou um sentimento de satisfação. Os resultados obtidos indicam que o grau de satisfação dos turistas do Porto com o serviço de autocarros turísticos panorâmicos é satisfatório, porém, determinados aspetos poderiam ser melhorados para aumentar o sucesso das empresas turísticas responsáveis pelo serviço na Cidade Invicta. Este estudo contribui para um melhor conhecimento do serviço de autocarros turísticos panorâmicos e para perceber que aspetos mais satisfazem os turistas, podendo levá-los a ser leais a um destino de turismo urbano.Item Estratégias de Marketing Digital do Concelho de Cabeceiras de Basto(2022) Fonseca, Ana Catarina Castro; Pereira, Alexandra Matos, orient.O Turismo é um dos setores que mais se desenvolveu ao longo das décadas quer a nível nacional, quer internacional, mas que pode ter tendência a estagnar devido ao elevado número de diferentes destinos turísticos. Por isso é necessário que os agentes do turismo apostem em áreas como o marketing, mais concretamente o marketing digital. Os destinos turísticos são caraterizados pelos seus recursos e produtos turísticos, que determinam a sua oferta. A oferta de um destino turístico é o que permite distingui-lo de outros destinos e é o que o torna mais atrativo, por isso é necessário garantir o seu bom funcionamento para que seja possível satisfazer as necessidades de modo a aumentar a procura. A procura turística está relacionada com a quantidade de serviços e bens que um destino tem para oferecer e ainda com fatores económicos e sociopsicológicos relacionados com o turista. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar as medidas adotadas para a promoção do destino turístico de Cabeceiras de Basto e comprovar através de um estudo detalhado que atualmente é fundamental apostar numa boa estratégia de marketing digital para promover um destino turístico. Para tal, foi realizada a revisão da literatura e uma avaliação das estratégias de marketing digital do destino. Foi, ainda, elaborada uma entrevista ao diretor do departamento de turismo do destino Cabeceiras de Basto. Através da pesquisa bibliográfica foi possível recomendar e propor melhorias para o destino turístico.Item Tourism destination appraisal : an importance performance analysis to Porto, Portugal(2021) Sataphan, Thanyatip; Pereira, Alexandra Matos, orient.À medida que as viagens e o turismo se tornaram uma indústria internacional de vários bilhões de dólares, os fatores que afetam o sucesso dessa indústria passaram a interessar aos profissionais do setor. A necessidade de informações sobre os fatores que desempenham um papel importante no sucesso dos destinos turísticos tem levado a um número crescente de estudos sobre as múltiplas facetas dos casos de sucesso de marketing de destinos. Neste estudo, o investigador tem como objetivo obter a opinião dos turistas sobre o Porto, utilizando a Análise de Importância-Desempenho (IPA) como ferramenta para os turistas avaliarem os atributos do destino no Porto. Os resultados do estudo revelam que o Porto teve um bom desempenho em 7 dos 19 atributos que são “Boa qualidade e variedade de alimentos”, “Gente local simpática e prestativa”, “A cidade tem uma natureza e uma paisagem lindas”, “Variedade de locais culturais / patrimoniais”, “Limpeza da cidade”, “Segurança e proteção” e “Custo-benefício”, que foi alocado no quadrante “Mantenha o bom trabalho”, enquanto “Transporte local confiável” estava no quadrante “Concentre-se aqui” A DMO (Destination Management Organization) do Porto pode utilizar os resultados do IPA para promover eficazmente políticas, estratégias e planos de ação para que a gestão do destino turístico do Porto seja mais eficiente, consistente com o desenvolvimento sustentável e atenda às necessidades dos turistas, levando a uma maior competitividade no mercado de turismo global.