Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A autoimagem digital o espetáculo imagético e as redes sociais(2024) Santos Junior, Lusival Pereira dos; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro RochaNos séculos XIX e XX, a sociedade passou por profundas transformações, com a Revolução Industrial, o surgimento dos meios de comunicação e a consolidação da internet. Essas mudanças impactaram o modo de vida das pessoas, incluindo o consumo, a exposição pessoal e a relação entre público e privado. A disseminação através da publicidade revelou-se como a primeira manifestação do avanço na prática de consumo, indicando que a sociedade contemporânea estava se entregando ao encanto de uma dimensão inovadora, ou seja, a imagem. A internet, em particular, contribuiu para a disseminação da imagem como uma forma de representação da realidade. A exposição pessoal nas redes sociais, por exemplo, tornou-se uma forma de buscar reconhecimento e atenção dos outros. Diante desse contexto inovador, que se desenvolve através da influência da técnica na era moderna, principalmente pela utilização dos dispositivos tecnológicos de comunicação, e à alteração na dinâmica entre a esfera pública e privada, emerge um conceito importante para a compreensão da interação do homem com a imagem, o conceito de espetáculo, desenvolvido por Guy Debord, espetáculo que, consequentemente, gera sensações diversas no usuário, conhecido como o conceito de sensação, desenvolvido por Christoph Türcke. Observamos que as novas técnicas produção, acionadas ao convívio social, se converteram em uma acumulação de espetáculos. Resumidamente, tudo o que o sujeito experimentava passou a ser uma representação. A acumulação de espetáculos é o resultado da relação ou associação das técnicas contemporâneas de produção e do desenvolvimento econômico incorporadas à vida da sociedade, transformando tudo que o indivíduo vivi e experimenta em uma representação da vida real. Essa representação altera a personalidade do individuo, principalmente sua imagem digital, pois, para pertencer ao um grupo social cria-se o desejo e a necessidade de sentir determinadas sensações para ser aceito. Vamos abordar o conceito de sensação e suas consequências que mais profundamente nesse trabalho. De fato, é algo recente a utilização das redes sociais, e ainda mais recente os estudos sobre seus efeitos ou a métrica do poder de influência desse dispositivo na sociedade, estudo que deverá se estender as diversas áreas do saber, buscando entender os impactos dessa exposição em diferentes grupos sociais. Essa exposição do sujeito nas redes eleva a busca poratenção e notoriedade, padroniza o conceito de beleza irreal e quase inalcançável vigente, valoriza o narcisismo, e incentiva o indivíduo a criar um personagem virtual dele mesmo que difere do real sujeito. Esse “caos” social impacta a autoimagem ou imagem virtual na vida do indivíduo, e requer estudos e pesquisas sociais que avaliam esse impacto. Para um jovem ou na fase da adolescência existe uma busca interna por aprovação, por ser aceito ou até mesmo percebido por seu vínculo social, nesse período ocorre a desvinculação de sua imagem infantil para construir uma identidade adulta. Por se tratar de uma fase crítica desse jovem ou adolescente, notamos uma super preocupação com sua autoimagem, que está vinculada com percepção que o mesmo possui de seu corpo e a forma de como sua imagem é vista por outras pessoas, causando efeitos como a baixa autoestima. No entanto, nem todos os usuários das redes sociais estão satisfeitos com essa situação. Alguns deles optam por abandonar as redes sociais, motivados por diversos fatores, como a preocupação com a privacidade, a insatisfação com o culto à imagem ou o desejo de viver uma vida mais autêntica, e outros simplesmente são excluídos por fatores econômicos, definidos como exclusão digital. O presente estudo faz a análise de textos bibliográficos (metodologia da revisão bibliográfica) através dos ensinamentos de teóricos com conhecimentos significativos sobre o tema, que discorrem sobre conceitos e consequências das redes sociais na autoimagem do indivíduo, com destaque à influência das redes sociais na autoimagem de jovens e adolescentes, e apresenta as consequências dos efeitos causados pela superexposição da imagem virtual. Como exposto, o objetivo principal é analisar as formas de relacionamento da sociedade nesta era digital que estamos vivendo, o seu contexto histórico, os efeitos da novas tecnologias, principalmente da imagem, e as consequências implicadas no convívio social. O objetivo secundário desta pesquisa é também compreender conceitos e razões pelas quais as pessoas abandonam as redes sociais. Estou interessado em compreender como ocorre essa atitude de deletar a sua conta em alguma rede social da atualidade (Facebook, Instagram, TikTok), mesmo não havendo nenhum custo para permanecer com o perfil ativo no espaço virtual. Palavras-chave: Redes Sociais; Autoimagem; Imagem Virtual;Item A importância do marketing digital nos clubes de futebol : estudo de caso Futebol Clube Paços de Ferreira(2024) Brandão, Joana de Jesus Costa; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lamas, Marco Aurélio RibeiroO marketing digital tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Inicialmente, era adotado por empresas, contudo, atualmente, existem vários outros tipos de organizações que começaram a utilizar as estratégias de marketing digital. Nesta dissertação, apresentamos um estudo sobre o marketing digital e desportivo no contexto dos clubes de futebol. Ao longo desta dissertação abordamos vários temas sobre marketing digital e desportivo, redes sociais, marketing 5.0 e também “love brands” mostrando conceitos e estratégias de como os clubes de futebol conseguiram aumentar vendas e fidelizar adeptos. Durante a investigação realizamos um estudo de caso detalhado ao Futebol Clube Paços de Ferreira, incluindo uma entrevista com o departamento de marketing do clube. Paralelamente, utilizamos uma metodologia qualitativa e quantitativa que por consequência utilizamos um inquérito por questionário a vários adeptos de vários clubes para percebermos as suas necessidades e desejos. Os resultados obtidos revelam que os clubes precisam do marketing para aumentar os seus lucros de forma rápida e eficiente. Este estudo contribui para o conhecimento nesta área e demonstra a importância do marketing digital e desportivo para os clubes de futebol, fornecendo “insights” sobre estratégias que podem ser utilizadas para impulsionar o crescimento e o sucesso financeiro dessas organizações e o ponto de partida para futuras investigações sobre o tema. PALAVRA CHAVE: Marketing digital, Marketing desportivo, Futebol, Redes Sociais, Instagram.Item A integração dos imigrantes da língua portuguesa em Portugal : um retrato digital(2024) Nuno, Stela Cláudia Cortêz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; COSTA, PEDRO DANIEL RODRIGUES DAEste estudo visa apresentar resultados sobre a integração dos imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal, tendo em consideração o uso de algumas redes digitais. Para isso, deu-se início a uma investigação em torno de evolução histórica da imigração desta comunidade no mundo, na União Europeia e posteriormente em Portugal, tendo em consideração os processos de integração através de redes digitais e dos respetivos sistemas tecnológicos. A integração dos imigrantes da CPLP na sociedade portuguesa é um processo desafiador e de grande importância, no sentido da promoção da diversidade cultural e da inclusão social. Os imigrantes enfrentam barreiras como a língua, a burocracia, o reconhecimento de qualificações e a discriminação. No entanto, o governo português tem implementado políticas e programas de apoio para facilitar a integração desses imigrantes, ainda que grande parte destas comunidades utilizem sistemas informais de integração através das novas tecnologias. Oriundos de países com hábitos e culturas diversas, os imigrantes têm, com frequência, dificuldades de inserção social, representando um problema para os governos dos países de acolhimento que procuram desenvolver medidas integradoras nas mais diversas esferas da vida em sociedade, com realce para a habitação, saúde e educação. Com recurso à caracterização da realidade migratória em Portugal e à execução de um inquérito por questionário com 120 respostas válidas, junto de vários imigrantes da CPLP, pretendemos analisar que estratégias digitais foram utilizadas pelos imigrantes na integração em Portugal e quais as dificuldades e constrangimentos maiores desse processo. Palavras-chave: Comunicação, Imigração; Redes Digitais; WhatsApp; Integração Social.Item A leitura que ultrapassa as redes : o BookTok no consumo de livros dos jovens portugueses(2025) Marques, Maria Rebeca Rodrigues; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; COSTA, PEDRO DANIEL RODRIGUES DAEste estudo visa compreender até onde o TikTok é uma ferramenta de real influência nos jovens leitores portugueses que assistem e criam diariamente vídeos sobre novas leituras e futuros lançamentos no mercado nacional livreiro. Partindo do ponto principal da aplicação como uma forma de comunicação atraente para os jovens e com base em estudos sobre o tema além da análise de um questionário, esta dissertação espera entender até onde vai essa influência. O território mais explorado dentro da aplicação será o BookTok, que é hoje um dos nichos mais comentados no TikTok e já tem seu impacto no mundo real e no mercado editorial. A ideia é entender até que ponto esse impacto realmente reflete em novos leitores ativos ou se é apenas uma comunicação que incentiva o consumismo e o desejo por status. Palavras-chave: Leitura, TikTok, BookTok, Comunicação e Consumismo