Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias
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Percorrer Mestrado em Comunicação, Redes e Tecnologias por autor "Lamas, Marco, orient."
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Item Aproximação ao Pinterest e ao Instagram como fatores de influência de consumo para os jovens adultos(2023) Araújo, Inês Rafaela Lopes; Lamas, Marco, orient.As redes sociais ocupam hoje uma centralidade sem precedentes nas sociedades desenvolvidas. A par disso, são um dos maiores elos de ligação, de inspiração e de comunicação entre os seus utilizadores, especialmente no mundo da moda. Tendo isto em conta, este estudo visa investigar as redes sociais, Instagram e Pinterest, como fatores de influência de consumo para os jovens adultos. O objetivo deste estudo é, portanto, entender se estas redes sociais, através dos seus formatos e conteúdos, conseguemlevar os utilizadores a definir os seus conceitos de moda e a comprar determinados produtos. A investigação foi realizada com base em duas sessões de focus group e na análise de conteúdo das redes sociais, Instagram e Pinterest, de duas marcas de moda. Os resultados obtidos sugerem que os utilizadores destas redes sociais são inevitavelmente influenciados pelos amigos, família, influencers e celebridades e que por isso acabam por ser aliciados a comprar aquilo que lhes é sugerido por estes. Ainda assim concluem que a decisão final de compra pode estar dependente de outras variáveis e que por isso esta acaba por ser pessoal. Em suma, podemos afirmar que o Instagram e o Pinterest são uma fonte de inspiração e influência no mundo da moda e que inevitavelmente levam as pessoas a comprar. Palavras chave: Marketing digital, Instagram, Pinterest, moda e consumoItem Compra de vestuário online e/ou físico: Qual o papel da identidade e estilo de vida dos jovens? : O caso da marca Zara(2022) Abelha, Mara Almeida; Lamas, Marco, orient.O presente trabalho tem como objetivo compreender se a entidade e/ou estilo de vida que é refletido através do vestuário pode influenciar no método de compra online e/ou físico. A abordagem deste tema deve-se ao facto de, cada vez mais, os consumidores serem seletivos na tomada de decisão e serem influenciados por diferentes fatores. Neste sentido, é importante perceber quais são os fatores que têm peso na tomada de decisão do consumidor. O surgimento da internet e das novas tecnologias levou os consumidores a ter à sua disposição um fluxo de informação que influencia os seus interesses, comportamentos e valores. Atualmente, os consumidores dão prioridade à sua imagem visual porque é através dela que se representam e assumem o seu papel na sociedade. Para se representarem, recorrem ao vestuário e às diferentes tendências da moda. Esta representação do ‘eu’ leva ao aumento do consumo e à escolha do método de compra online e/ou físico. A escolha pelo método de compra é influenciada por fatores diversificados e determinantes na tomada de decisão. Deste modo, para concretizar a investigação foi elaborado um estudo de caso sobre a marca Zara, uma vez que, é das maiores marcas de fast-fashion e a marca de eleição para a maior parte da população jovem. O estudo de caso recorre a uma metodologia mista, fazendo uma triangulação de dados entre questionário, entrevista e análise de conteúdo da informação disponível sobre a marca. Os resultados da investigação revelaram que fatores como a comodidade, o preço, o tempo e a interação humana, determinam a escolha do método de compra online e/ou físico dos consumidores jovens e a sua preferência pelo e-commerce.Item Comunicação persuasiva online: estudo de caso da marca 8000Kicks(2023) Coelho, Alexandra Filipa Silva; Lamas, Marco, orient.Os fluxos de informações disponíveis no mundo online geram alterações no comportamento dos consumidores. Assim sendo, é importante investigar a forma como as marcas se adaptaram, criando uma estratégia de comunicação que as fizesse chegar de forma mais assertiva ao seu público. Propõe-se nesta investigação uma análise à comunicação da marca 8000Kicks, pioneira na produção de calçado à prova de água feito a partir do cânhamo, uma variante da planta canábis, com o objetivo de se apurar se a marca persuade o público face aos materiais que são utilizados nos seus produtos. Seguindo o método qualitativo, foi feita uma análise de conteúdo às redes sociais da marca, Instagram e Facebook, e através da amostra analisada foi possível concluir que a marca 8000Kicks utiliza nas suas publicações estratégias de persuasão online o que culmina com a afirmação de que a comunicação persuasiva é utilizada pela 8000Kicks. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Consumidor; Estratégia; Online; PersuasãoItem Influenciadores digitais no Instagram: o estudo de caso de @eusougabriela, @camilacoelho e @camilladelucas(2023) Carvalho, Carolline Louzada de; Lamas, Marco, orient.Esse estudo tem como principal objetivo entender as razões que levaram os influenciadores digitais a ter uma popularidade elevada no Instagram. Para isso, o enquadramento teórico abrange a evolução dos meios de comunicação e a relevância da internet chegando à era das mídias sociais onde o conteúdo relevante é soberano, e os influenciadores digitais são uma potência no Instagram. A metodologia utilizada nesse estudo é qualitativa recorrendo à análise de conteúdo, a partir de uma grelha detalhada para analisar postagens de três influenciadoras digitais. A plataforma Instagram foi utilizada como fonte de dados por ser a principal mídia utilizada pelos influenciadores atualmente. No que tange os principais resultados, foi identificado que uma lógica de conteúdo é seguida. As influenciadoras analisadas contam histórias e têm uma noção de narrativa que ajudam a transfigurar um produto ou serviço em informação e entretenimento. Além disso, foi observado que tratam sua audiência como se fossem conhecidos, causando uma impressão de proximidade o que ajuda a trazer confiança. Também foi verificado que o número de interações não é impactado quando as influenciadoras mencionam uma marca, contanto que aquele conteúdo agregue valor e faça sentido com os valores da influenciadora. PALAVRA CHAVE: comunicação, marketing de influência, marketing de conteúdo, Instagram, influenciadores digitais