Doutoramento em Artes dos Media
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Percorrer Doutoramento em Artes dos Media por autor "Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient."
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Item Da Anunciada : uma viagem do texto literário ao filme(2020) Cabral, Manuel José de Morais Bernardo; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Pretende este trabalho explorar a adaptação da obra literária para cinema e audiovisual, através de um projeto de adaptação para argumento cinematográfico/série televisiva do romance Da Anunciada, da escritora açoriana Madalena San-Bento, sobre a vida e obra da Madre Teresa Da Anunciada, fundadora do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a segunda mais antiga devoção religiosa dos Açores e a maior no arquipélago. Este projeto de adaptação surge aqui como instrumento para a análise e fundamentação teórica dos aspetos envolventes da escrita do argumento cinematográfico e televisivo, original ou adaptado, assim como, mais especificamente, das problemáticas inerentes à adaptação cinematográfica/audiovisual de obras literárias. A abordagem ao tema parte da premissa de que o guião, original ou adaptado, é um intermedium, um elo de ligação entre o domínio da escrita e o do cinema e audiovisual. Essa qualidade de intermedium, embora presente tanto no guião original como no adaptado, enquanto instrumentos que utilizam o medium da escrita para transportar uma narrativa para o medium do cinema/audiovisual, adquire uma outra dimensão no guião adaptado, na medida em que este transubstancia uma narrativa que já conheceu um público no medium da escrita, para o medium do cinema/audiovisual. Com esta premissa em mente, o trabalho empreende uma viagem do domínio da escrita ao domínio da imagem em movimento e do som, explorando os mecanismos da construção do guião, analisando a fundamentação teórica subjacente a esta área, e acompanhando a narrativa da vida da Madre Teresa enquanto leitmotiv para a reflexão crítica sobre esta questão da transubstanciação da obra literária para o cinema/audiovisual.Item Museografias de acontecimentos(2021) Cardoso, Maria da Luz Nolasco; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Nesta tese abordamos os mecanismos de produção e também de reprodução que são inerentes à arte, refletindo num conjunto de objetos da coleção de arte moderna e contemporânea da SEC/MC - Secretaria de Estado da Cultura, obras recorrentes ao arquivo de arte dos últimos 25 anos do século XX. A fronteira temporal que esta coleção implantou entre os vários arquivos de arte portuguesa, deu lugar a uma lacuna que é também um intervalo, uma descontinuidade específica, na regularidade da história da arte. Este intervalo revelou-nos um universo de imagens que denunciam a diferença dos tempos e a mudança de épocas, dando origem à inevitabilidade da sua dispersão. Em contraponto, abriu novas perspetivas para pensarmos a arte moderna e contemporânea portuguesa. Permitiu também abrir caminho ao inesperado, ao acaso na medida em que este afeta causas, motivos e agentes capazes de ação crítica e de ética. O questionamento da origem da coleção motivou o seu “aparecer” no campo da arte e ocasionou o “lembrar” de um arquivo apagado/esquecido. O reativar do potencial artístico dos acontecimentos relacionados com as obras em questão afetou, no nosso tempo, o cruzamento deste arquivo de imagens com os novos media. Sendo também a questão da cultura digital um desafio ao longo da nossa investigação (a dos media), esta possibilitou uma nova visibilidade das obras de arte mostrando o que de inesperado estas podem revelar no nosso tempo; daí parte a pesquisa para a viabilidade das imagens, e para a transitabilidade das obras em outros dispositivos de comunicação, diferentes dos tradicionais media não tecnológicos, abrindo-se um desafio inesperado, e em prosseguimento.Item A relação entre o eu e o outro mediado pela câmara(2022) Sequeira, Rosa Luísa Pinto de Sousa; Fernandes, Manuel Luís Bogalheiro da Rocha, orient.Esta tese-criação parte de uma análise constelar para refletir de uma forma artística e teórica, os cinemas e as suas relações com o contemporâneo. Fazendo uma abordagem materialista histórica, faz-se uso dos conceitos de Constelação Benjaminiana e do Atlas de Aby Warburg, para pensar as imagens em movimento estabelecendo correlações que estabelecemos com o outro e com o mundo, num processo em continuum. Explora-se a ideia de cinema Frankenstein, corpo cine-palimpsesto, cinegrafema e ecrã mise en abyme. Conceitos rizomáticos que se contaminam e se interconectam numa estrutura constelar, entre a teoria do trabalho escrito e a poiética do fazer artístico. Paralelamente ao trabalho teórico, é apresentada a Cine Constelação, uma exposição composta por diferentes trabalhos áudio visuais, que desvendam várias questões relacionadas com a imagem, cinema, dispositivo, memória e arquivo. Os vídeos exibidos estão imersos na sua condição fluida, são fragmentos que evocam e articulam de uma forma imagética, vários conceitos abordados ao longo deste processo. Em Cine Constelação, os vídeos funcionam como poemas visuais, trabalhos in media res, impregnados de impureza e de destempo, que permanecem em devir como objetos metaartísticos, numa constelação em expansão, que também podem ser exibidos e ativados em diferentes dispositivos e contextos, com várias possibilidades de exibição e leituras polissémicas. Palavras-chave: Cinema, Constelação, Cine-palimpsesto, Cinegrafema, Cinema Frankenstein, Arquivo, Memória, Câmara