Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por autor "Alves, Sílvio Manuel Gomes"
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Item Arbitrariedade e mitologia/oxímoro congruente/ no ensino das Artes Visuais(2024) Alves, Sílvio Manuel Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CUNHA, JOÃO FILIPE RIBEIRO BORGES DAA presente investigação procura compreender como o Princípio da Arbitrariedade do Signo desenvolve e determina um processo fundamental no ensino-aprendizagem das Artes Visuais. Tendo como fundamento a importância de uma comunicação transversal como elemento essencial para a Arte, o estudo desenvolveu-se através da metodologia de Investigação-Ação em torno do projeto transdisciplinar Razão e Emoção - Oxi?moro Congruente, que envolveu alunas adolescentes do décimo segundo ano da escolaridade obrigatória, na disciplina de Oficina de Artes. Entre os vários procedimentos e métodos adotados, foi decisivo identificar como se estabelece na investigação da aluna uma relação entre a Cultura Visual, referência expressiva e conceito - Apropriação e Reflexão, a conceptualização e edificação de processos de criação - Interpretação e Comunicação, e a finalização da obra - Experimentação e Criação. Ao longo de todo o trabalho procurou-se constantemente desenvolver na aluna um pensamento informado e criativo que se questiona. Para tal, procedeu-se à utilização constante da 'Questão/Referência', incidindo principalmente na desmontagem de preconceitos adquiridos e na determinação de valor simbólico nos/sobre os objetos utilizados e modificados. Através de uma linguagem plural, aspira-se a que a sua obra se encontre enquadrada num sistema global, motivada pelo Mito. Com Arbitrariedade e Mitologia / Oxi?moro Congruente / no Ensino das Artes Visuais, reafirma-se o papel essencial que disciplinas como Oficina de Artes possuem na edificação da individualidade da aluna, inserido numa comunidade democrática, permitindo também uma pluralidade de identidades que visam enaltecer a importância da reflexão e do conhecimento sobre a experimentação e a edificação do objeto artístico. Para além disso, a conceptualização do entendimento da Arbitrariedade e Mitologia do Signo, como linguagem e processo de elaboração da transmissão das ideias, determina uma inquietação da aluna que procura a sua singularidade - compreendida na pluralidade de indivíduos onde se insere a turma, a escola e a comunidade - e um desassossego sobre a professora - entendida sobre a possibilidade de ensinar e capacitar através de 'poderes velados': Mitos. Palavras-chave: Signo; Arbitrariedade; Mitologia; Ensino de Artes Visuais; Política.