Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por autor "BARATA, HUGO MIGUEL MARQUES DAS NEVES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Pintura de mural na escola : reflexão sobre a inclusão da arte urbana no ensino das artes visuais(2024) Vieira, Daniela Patrícia Moreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; BARATA, HUGO MIGUEL MARQUES DAS NEVESA presente dissertação é o resultado do estudo empírico, de natureza qualitativa e exploratória, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Desenho A, e apresenta como pergunta de investigação: Quais são os desafios e benefícios da colaboração entre artistas urbanos e estudantes no contexto do ensino das artes visuais? E como é que essa prática pode contribuir para o entendimento da cultura urbana pelos estudantes? Durante o ano letivo de 2022/2023, foram aplicadas várias unidades temáticas de trabalho relacionadas com o tema da arte urbana, pintura de mural e ilustração com uma turma de 11ºano, que culminaram num projeto final de pintura de mural na escola desenvolvido em parceria com uma artista e ilustradora Amarantina. Para este estudo foi adotada a metodologia de investigação ação que incorporou a metodologia de trabalho de projeto, e constatou-se que o processo de ensino e aprendizagem do desenho é favorecido quando os alunos estão motivados com as temáticas de trabalho. O estudo surge com o objetivo de promover técnicas contemporâneas nas artes visuais visando ampliar os horizontes criativos dos alunos. Foram abordadas dimensões interdisciplinares, e manifestações artísticas atuais, com o objetivo de enriquecer as competências dos alunos no domínio da técnica, expressão, criatividade, autonomia, cooperação, criação e reflexão. Este estudo explora a importância da arte urbana no ensino das artes visuais e procura entender os desafios e benefícios da colaboração entre artistas urbanos e estudantes através do projeto prático da pintura de mural realizada na escola. A abordagem visa enriquecer o repertório dos alunos, motivá-los a apreciar a diversidade de estilos artísticos e cultivar o pensamento crítico e consciente. Palavras-chave: arte urbana, pintura mural, ilustração, interdisciplinaridade, metodologia de trabalho de projeto.