Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por autor "Duarte, Maria Inês Delgado"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Artes e o contributo para a construção da identidade: a protagonização do aluno como meio para a aprendizagem da Educação Visual(2021) Duarte, Maria Inês Delgado; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na freguesia de Águas Livres - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) com as turmas do 7º ano. As artes visuais, fomentam a descoberta e construção da identidade pessoal, fortalecendo a capacidade criativa e a expressão individual, a nível cognitivo, expressivo e afetivo. Esta investigação teve como objetivo aprofundar os benefícios do ensino das artes visuais no desenvolvimento da consciência dos alunos, da sua procura identitária, num meio multicultural específico. Foi motivado pelas observações feitas em sala de aula e aulas sincrónicas devido à pandemia do Covid-19, da desmotivação dos alunos pelas artes e onde fui confrontada com uma população escolar multicultural e com inúmeras dificuldades, tanto cognitivas como socioeconómicas, para além da desvalorização da comunidade educativa. Relativamente aos resultados obtidos neste estudo, utilizando uma metodologia de investigação-ação e decorrentes das atividades propostas, do acompanhamento das aulas e de inquéritos aos alunos, constatou-se uma grande evolução daquilo que inicialmente caracterizava as turmas. Os alunos revelaram-se ao longo do tempo mais motivados, participativos, com uma clara evolução da qualidade dos seus trabalhos e sobretudo, com uma visão diferente e positiva das artes visuais.