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Percorrer Entretextos por autor "Cavadas, Bento"
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Item O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Mimoso, Anabela; Cavadas, Bento; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs primeiros anos do novo regime, beneficiando de um clima de uma certa indefinição política, ao contrário do que seria de esperar, significaram para os professores do ensino liceal a tão ansiada possibilidade de realização de um congresso (almejado desde 1913) e também a sua união em torno de uma associação. Assim, em 1926, apareceu a Federação das Associações dos Professores dos Liceus Portugueses. Depois de aprovados os respectivos estatutos, votou o I Congresso do Ensino Secundário Oficial que se realizou em Aveiro no ano seguinte, seguido de mais quatro até 1931. O I Congresso, bem como os seguintes, não se dedicou exclusivamente a problemas pedagógicos e científicos, mas serviu também para a reivindicação de direitos dos professores. No caso específico do Congresso de 1927, foram discutidos vários assuntos relacionados com a organização curricular e o papel dos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise desse documento único que constitui as actas do I Congresso. Através do cruzamento com o estudo de outras fontes, como revistas pedagógicas e jornais da época, esse estudo permitiu aferir nesse período de transição social e política o status quo do ensino liceal e da profissão docente.Item A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de ciências naturais : o caso das teorias da origem das espécies(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Cavadas, Bento; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta investigação abordou a influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares de Ciências Naturais portugueses, no que diz respeito à apresentação das teorias da origem das espécies. Com esse objetivo foram estudados cinco manuais escolares representativos de Ciências Naturais dos séculos XIX e XX, a partir de uma grelha com as seguintes categorias de análise: naturalistas franceses; natureza da ciência; História da Ciência. Os resultados obtidos mostram que as conceções criacionistas ou evolucionistas de vários naturalistas franceses foram aludidas frequentemente pelos autores dos manuais escolares. Essa abordagem foi realizada de acordo com perspetivas da natureza da ciência caracterizadas atualmente como positivistas ou pós-positivistas e recorrendo a fontes da História da Ciência.Item The pedagogical Congresses of Portuguese Secondary Teaching : the participation of female teachers (1927-1928)(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Cavadas, Bento; Mimoso, Anabela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta comunicação enquadra-se no trabalho de investigação Percursos do associativismo e do sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em Portugal, entre 1927 e 1931, organizaram-se cinco importantes congressos sobre o ensino secundário. Esses congressos, para além de serem dedicados à discussão de problemas pedagógicos e científicos, serviram para a reivindicação de direitos dos professores, para a construção da sua identidade e para a consolidação da classe. Nesses congressos, a presença de docentes congressistas do sexo feminino foi residual (começou por representar 15% do número total dos congressistas). Contudo, as poucas professoras que neles participaram tiveram um contributo significativo para a definição da educação secundária durante as décadas seguintes. Entre outros assuntos, contribuíram para a discussão sobre o ensino feminino e para o estudo da importância da Biologia e da Educação Física nos liceus. Este trabalho apresenta os resultados da análise das actas dos Congressos de 1927 e 1928. Essa análise permitiu aferir o importante papel de um grupo de professoras para a definição, no culminar do primeiro terço do século XX, das linhas orientadoras futuras do ensino secundário português. Mostrou, ainda, que essas docentes foram as pioneiras que abriram o caminho para o aumento crescente do número de professoras do ensino secundário durante o século XX.Item Teoria da deriva dos continentes de Alfred Wegener nos manuais escolares de Ciências Naturais Portugueses(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, Bento; Franco, Dulce; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Teoria da Deriva dos Continentes, do alemão Alfred Wegener, revolucionou as Ciências da Terra no início do século XX. Este estudo, integrado num projecto de investigação mais vasto sobre manuais escolares, mostra como os autores de dois manuais de Ciências Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico apresentaram essa teoria. Para tal, analisou-se a exploração dos argumentos usados para a validar, assim como a iconografia, as fontes de História da Ciência e as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade utilizadas em seu suporte. A análise dos resultados mostrou que o percurso exploratório da Deriva dos Continentes foi semelhante, embora se tenham aferido algumas diferenças nas estratégias pedagógicas usadas para a explicar. Para suster a análise dos argumentos paleontológicos, paleoclimáticos, litológicos e morfológicos da Deriva dos Continentes, os autores utilizaram essencialmente ilustrações esquemáticas. O recurso à História da Ciência foi intensivo, tendo sido ainda apresentadas algumas relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade durante a exploração da teoria, num enquadramento pós-positivista da natureza da ciência.