Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por autor "Fernández Tilve, M. Dolores"
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Item El papel de la escuela en la migración: buscando buenas prácticas desde las competencias saber ser y saber estar(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Malvar Méndez, M. Laura; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este trabalho pretendemos contribuir para a análise e estudo das concorrências actitudinales (saber ser e estar) implicadas no desenvolvimento de umas boas práticas para enfrentar a diversidade cultural no âmbito da orientação escolar. Tendo em conta que a diversidade supõe um grande valor que a escola tem de saber aproveitar e fazer redundar em seus pilares democráticos, consideramos que é necessário pôr especial ênfase naquelas concorrências emocionais que possam ajudar o orientador escolar no desenvolvimento de uma praxis orientada a fortalecer os valores que impregnan e potencian a coesão social desde uma perspectiva intercultural. Aqui situamos num lugar privilegiado competências como: diálogo, respeito, empatía, responsabilidade, tolerância, gestão de estrés, tolerância à frustración, comunicação, negociação, colaboração, etc. que podem confgurar um modelo competencial que gere práticas interculturales para a construção de pilares que sustentem a convivência e a rejeição à violência. Construir um modelo competencial intercultural, baseado nas competências saber ser e saber estar, supõe um grande desafo mas também uma necessidade imperiosa hoje por hoje. Sería, portanto, estabelecer propostas dirigidas a todos os alunos desde uma aproximaçao cooperativa e participativa, que implique uma atitude de abertura às culturas em áreas de uma sociedade mais dialogante, igualitaria e cooperante.Item Proyectos de inserción laboral en tierra de nadie: el caso de las mujeres refugiadas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Mariño Fernández, Raquel; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA crise social em que se encontra a Europa obriga-nos a repensar a realidade de hoje a partir da vertente socioeducativa. O processo de inserção laboral torna-se cada vez mais rigoroso, mutável e complexo para responder as exigências de hoje. Estes factores agudizam-se em sectores vulneráveis como é o caso dos refugiados que chegam aos nossos países com uma imperante necessidade de se inserirem no mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo oferecer novas vias e recursos tecnológicos que permitam a construção de projectos sociais e profssionais mais efcazes e operacionalizáveis; neste caso, dirigidos às mulheres refugiadas já que estamos ante um colectivo especialmente vulnerável e desfavorecido neste campo. Afgura-se-nos fundamental que iniciemos aqui os processos de análises e exploração da realidade laboriosa e cultural do país de acolhimento, com a fnalidade de adquirir um conhecimento mais realista do que lhes oferece e lhes solicita o mercado a que desejam aceder. Em suma, apresentamos ferramentas para que as mulheres refugiadas planifquem adequadamente o seu processo de integração e inserção sócio-laboral, uma vez superadas as difculdades iniciais aquando da sua chegada.