Mestrado em Exercício e Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Exercício e Bem-Estar por autor "Barbosa, Tiago Esgaio"
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Item Associação entre a atividade física e o rendimento académico em estudantes do ensino superior(2019) Barbosa, Tiago Esgaio; Santos, Rute Marina Roberto, orient.Objetivo: A presente dissertação teve como objetivo principal analisar a associação entre a atividade física e o rendimento académico, em estudantes do ensino superior. Método: Este documento apresenta dois estudos: No primeiro fez-se uma revisão sistemática da literatura com o intuito de rever o conhecimento científico acerca da associação entre a atividade física e o rendimento académico em estudantes do ensino superior. O segundo estudo é um estudo observacional transversal, que contou com uma amostra de 521 estudantes portugueses do ensino superior que preencheram um questionário online sobre o estado sociodemográfico, o nível de atividade física (‘International Physical Activity Questionnaire’) e o seu rendimento académico. Resultados: Na revisão sistemática da literatura, sete estudos foram considerados elegíveis e selecionados para integrar a revisão, sendo que dois estudos (28,6 %) reportaram associações positivas diretas entre a atividade física e o rendimento académico, dois estudos (28,6 %) apresentam uma análise inversa entre as variáveis reportando associações positivas entre o rendimento académico e a atividade física, e por último, três estudos (42,8 %) não reportaram associações entre a atividade física e o rendimento académico. No estudo observacional transversal, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre grupos de atividade física para o rendimento académico (homens p=0,525; mulheres p=0,817), nem a atividade física foi um preditor significativo do rendimento académico elevado (p>0,05). Conclusões: Analisando os estudos que integraram a revisão sistemática da literatura, verifica-se que os resultados são inconsistentes e inconclusivos, ou seja, não existe evidência apontando numa só direção. Quanto ao estudo observacional, os resultados do presente estudo vêm corroborar outros três estudos analisados na revisão sistemática da literatura que verificaram que não existe uma associação entre a atividade física e o rendimento académico. Com isto, conclui-se que são necessárias mais investigações científicas capazes de clarificar estas associações, considerando as limitações encontradas na presente dissertação, conforme descritas nos manuscritos um e dois. Só assim conseguiremos evoluir o conhecimento nesta área.