Mestrado em Exercício e Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Exercício e Bem-Estar por autor "Braga, Bernardo Dionísio"
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Item Análise da associação entre o tipo de motivação dos profissionais de exercício físico, a percepção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais(2014) Braga, Bernardo Dionísio; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo O nosso estudo teve como primeiro objetivo analisar a literatura existente sobre a associação entre as estratégias motivacionais dos profissionais de exercício físico e os tipos de motivação dos praticantes. Numa segunda fase, o objetivo foi analisar a associação entre o tipo de motivação dos profissionais de exercício físico, a perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais utilizadas. Método Num primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática de literatura através de uma pesquisa eletrónica estruturada, em duas bases de dados distintas, de acordo com a abordagem do modelo PI[C]O referenciada e aconselhada pelas guidelines do PRISMA. Numa segunda fase, no estudo transversal, foram analisadas as respostas a questionários de 163 profissionais de exercício físico no que respeita a diversos aspetos que envolvem motivação com o seu trabalho. Resultados Na RSL, a pesquisa conduziu à análise de 6 artigos, em que verificámos que a satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) predizem positivamente uma motivação autodeterminada, que o suporte de autonomia irá resultar num envolvimento mais duradouro com o treino e que profissionais que obriguem os praticantes a alcançar um determinado objetivo, não irão atingir os mesmo resultados que os anteriores. No estudo observacional, é possível verificar uma relação positiva na maioria das variáveis relacionadas com o tipo de motivação dos profissionais, a perceção da motivação dos clientes e as estratégias motivacionais aplicadas. Discussão Na RSL, podemos afirmar que uma motivação autodeterminada é positivamente predita pela satisfação das NPB. No estudo observacional, os nossos resultados mostram ser concordantes com a literatura existente, em que as estratégias motivacionais são preditas pela perceção da motivação dos clientes e pelo tipo de motivação dos profissionais de exercício físico.