Percorrer por autor "Ferreira, Aida, orient."
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Item O contributo do serviço de apoio domiciliário para a qualidade de vida em meio rural e em meio urbano(2015) Toscano, Anabela Lopes; Ferreira, Aida, orient.O presente trabalho foi desenvolvido no Centro Comunitário Paroquial de Famões e na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Ferrinhos”. A parte teórica do presente trabalho incidiu sobre o envelhecimento. A parte da investigação contemplou a caracterização de cada uma das instituições bem como do meio urbano e rural, tendo sido feitas entrevistas tanto aos idosos como às coordenadoras técnicas (Assistente Social e Educadora Social) do Serviço de Apoio Domiciliário. Devido às alterações demográficas ocorridas nas últimas décadas, Portugal debate-se com uma subida no seu número de idosos, o que se tem vindo a traduzir numa necessidade de respostas sociais adequadas. O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social considerada por muitas pessoas em situação de dependência como uma forma de continuarem inseridas no seu meio habitual de vida, rodeadas dos seus afetos e pertences, dando-lhes a possibilidade de conviverem com os colaboradores e voluntários que se deslocam ao seu domicílio, constituindo para muitas dessas pessoas a sua única ligação com o exterior. O objetivo deste estudo foi o de avaliar o contributo do Serviço de Apoio Domiciliário para a melhoria da sua qualidade de vida, na perspetiva dos utentes de dois Serviços de Apoio Domiciliário (localizados em zonas distintas, sendo um considerado em zona urbana e o outro em zona rural), tentando, ao mesmo tempo perceber se os mesmos se sentem satisfeitos com o tipo de serviços que lhes é prestado. Foi utilizada uma metodologia qualitativa que contemplou entrevistas tanto aos idosos da amostra como às coordenadoras (assistente social e educadora social) dos dois SAD selecionados, bem como observação participante e recolha de dados documentais. Do estudo feito, verificou-se a existência de um bom nível de satisfação no grupo de idosos no que se refere à sua satisfação com os serviços prestados em apoio domiciliário por ambas as instituições. O grau de satisfação manifestado é bom, sendo de salientar que o tipo de serviço prestado nas instituições vai ao encontro das necessidades dos utentes promovendo a sua qualidade de vida, quer seja localizado em zona urbana, quer seja em zona considerada rural.Item Ensino Superior em S.Tomé e Príncipe (STP) Gestão Interna /Externa. Que Retorno?(2014) Espírito Santo, Wller Neto do; Ferreira, Aida, orient.Item Gestão da qualidade de vida em estruturas residenciais para idosos(2020) Lourenço, Cátia Sofia Correia; Ferreira, Aida, orient.O envelhecimento, os aspetos que envolve, assim como os novos desafios e oportunidades que se deparam a uma sociedade cada vez mais constituída por pessoas mais velhas, tornam este tema sempre atual, exigindo uma análise multidimensional. Do aumento generalizado do número de idosos institucionalizados emerge a necessidade de conhecer e compreender melhor o processo de gestão, nomeadamente as práticas de gestão de pessoas e a qualidade de vida. Quando o idoso é confrontado com a sua institucionalização depara-se com a transição de um modo de vida independente, dentro da comunidade, para um modo de vida numa instituição com normas e regras próprias. Assim, surgiu a pergunta que deu o ponto de partida da investigação: “De que forma a Gestão da Organização promove a qualidade de vida dos idosos institucionalizados?”. Ora, por forma a responder à questão referida, procedeu-se à pesquisa teórica sobre o estado de arte referente à questão de partida e a um estudo empírico, que teve lugar na Estrutura Residencial para idosos denominada “Amores Perfeitos”. No estudo referido, utilizando uma metodologia qualitativa, foram elaborados três guiões de entrevista aplicados a quatro idosos, três colaboradoras, bem como, à Diretora Técnica. Foi realizada uma análise de resultados. Constatou-se que, na organização em análise, os colaboradores são o capital primordial e a qualidade de vida é garantida pela Organização através da gestão e de “um ambiente muito familiar” que assenta na humanização da organização, ou seja, as necessidades dos idosos institucionalizados e os interesses dos colaboradores são considerados no desenvolvimento da organização bem como no seu plano estratégico.Item Gestão da qualidade nas organizações sociais - impactos da implementação da norma ISO 9001(2016) Perdigão, Maria Luísa Banco Vilaça; Ferreira, Aida, orient.As organizações sociais, dependem dos seus clientes e, consequentemente, deverão compreender as suas necessidades atuais e futuras, satisfazer os seus requisitos e esforçar-se por exceder as suas expectativas. Existe uma preocupação a nível global com a qualidade dos serviços prestados o que “obriga” as organizações sociais a pensar o conceito da gestão da qualidade à luz de um referencial normativo. É esta consciencialização que temos vindo a assistir com o aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias em vários países e também em Portugal. Este estudo incidiu em cinco Instituições Sociais com finalidades não lucrativas, com recurso à metodologia qualitativa, através de entrevista semiestruturada como técnica de recolha de dados, da análise documental das Normas ISO 9001 e ainda da análise estatística. Através destas foi possível concluir que a norma ISO 9001 confere impactos positivos, a nível organizacional, no sentido, em que é a gestão da qualidade é que vai trazendo consciência de que o trabalho de uma pessoa está em cadeia com os demais e isso, reflete-se no bom funcionamento da Instituição. Contribui também para a inovação e desenvolvimento sustentável porque as boas práticas resultantes do Sistema de Gestão da Qualidade acabam por levar a Instituição a ter que refletir de forma continuada sobre o seu posicionamento no setor social. A nível da satisfação de clientes as Instituições Sociais têm instrumentos de aferição para aplicar, entrevistas e/ou questionários aos clientes, e neste contexto, alguns deles, já começaram a perceber de que podem exigir mais e que isso é valorizado. Também é favorável a nível de relações humanas porque estreita laços afetivos entre todas as pessoas. A nível de constrangimentos considerou-se a burocracia com o aumento do número de registos; dificuldades na interpretação da norma e na terminologia utilizada; e os custos financeiros com a certificação e manutenção da norma que são significativos.Item Grau de satisfação dos idosos institucionalizados em Lar: a importância da Gestão para o Bem-Estar psicossocial do idoso(2018) Silva, Maria Manuela Rodrigues Soares; Ferreira, Aida, orient.Este estudo tem como objetivo conhecer as práticas de gestão potenciadoras do bem-estar psicossocial do idoso institucionalizado em Lar. Optou-se por métodos qualitativos e quantitativos. Assim, a recolha de dados foi realizada em dois Lares, através da aplicação de uma entrevista semi diretiva dirigida à Direção Técnica dos Lares sobre as várias dimensões da gestão e ainda de três instrumentos já testados: índice Katz., Escala para Medida da satisfação com a Vida., Inquérito de Avaliação do Grau de Satisfação dos Clientes de Lar A partir da análise dos dados coletados, pode-se concluir que as dimensões mais valorizadas pela gestão são os Recursos Humanos e as instalações. Os utentes na sua maioria são independentes (aplicação da Escala de avaliação da Vida diária - Índice de Katz) e declararam estar pouco satisfeitos com a vida. Os aspetos indicados como motivos de grande satisfação com o Lar são as instalações e o pessoal do Lar, sendo a alimentação o aspeto que mereceu mais desagrado. Não foi possível provar a existência de qualquer relação entre a satisfação com o Lar e o nível de dependência dos idosos, e o grau de satisfação com a vida.Item Implementação da gestão da qualidade no serviço de apoio domiciliário: Centro de Dia São Simão(2014) Nunes, Joana Margarida Silva; Ferreira, Aida, orient.O presente relatório reporta-se ao estágio desenvolvido no Centro de Dia São Simão pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas. O estágio teve como principal objetivo contribuir para a implementação da gestão da qualidade na instituição, mais especificamente, no serviço de apoio domiciliário do Centro de Dia São Simão. A gestão da qualidade é de extrema importância e de carácter obrigatório para as instituições do terceiro setor. O objetivo é que as instituições adotem os Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais dado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e que alcancem os níveis obrigatórios de qualidade. Os novos acordos de cooperação vão ser mais exigentes e só serão atribuídos se existir certificação de qualidade. A parte teórica do presente relatório incidiu sobre o envelhecimento e também sobre a qualidade, gestão e liderança nas instituições. Procedeu-se ainda a um melhor conhecimento do local através da caraterização do concelho de Torres Novas, sua demografia, caracterização da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e do Centro de Dia São Simão. Com vista especificamente à implementação do sistema de qualidade foi elaborado o plano individual para cada um dos utentes do serviço de apoio domiciliário, e, para que fosse possível alcançar esse objetivo foi necessário elaborar uma caracterização pormenorizada de cada utente. Procedeu-se também à descrição da metodologia, das atividades de intervenção e interpretação dos resultados. Numa primeira fase do estágio fez-se o acompanhamento e observação da situação dos idosos, atendimentos no serviço de apoio domiciliário e acompanhamento da diretora técnica com o propósito de conhecer os utentes e criar as relações necessárias para desenvolver o projeto de estágio. Da intervenção na instituição resultou a elaboração dos processo-chave que serão utilizados pela instituição e aplicados aos utentes do Centro de Dia São Simão, no sentido de cumprir as normas de qualidade referentes ao apoio domiciliário. Foi também realizado o plano individual de cada um dos vinte e seis utentes do serviço de apoio domiciliário.Item A importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade das instituições particulares de solidariedade social : o caso do Centro Solidariedade e Cultura de Peniche(2017) Figueira, Angélica Margarida Matos Martins; Ferreira, Aida, orient.Nas organizações do Terceiro Setor os colaboradores são um alicerce estratégico para a sua sustentabilidade. Esta investigação, no âmbito do mestrado Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e Bem-estar, centra-se na gestão de pessoas e na sustentabilidade organizacional visando compreender a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade de uma Instituição Particular de Solidariedade Social e conhecer as perceções das chefias intermédias, colaboradores e clientes relativamente às práticas de gestão de pessoas. Partimos da seguinte pergunta de investigação: Qual a importância da gestão de pessoas para a sustentabilidade de uma IPSS? Assente num estudo de caso, realizado no Centro Solidariedade e Cultura de Peniche, foi utilizada uma metodologia mista através de múltiplas fontes. Primeiro foi feito um estudo exploratório, que utiliza uma metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semidiretiva realizada às chefias, seguido por uma metodologia quantitativa com recurso a dois questionários, um aplicado aos colaboradores e outro aos clientes. Paralelamente, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e documental que nos permitiu realizar a aproximação ao objeto de estudo. Os resultados obtidos demonstram que, na organização em análise, os colaboradores são o capital primordial e a sustentabilidade assenta na humanização da organização, ou seja, as necessidades e os interesses dos colaboradores são considerados no desenvolvimento da atividade diária da organização bem como no seu plano estratégico, assim a sustentabilidade passa pela forte valorização dos colaboradores.Item Perfil e expectativas dos alunos das academias séniores : a dimensão da gestão : o caso do concelho de Loures(2017) Pires, Maria Teresa Esteves Nunes; Ferreira, Aida, orient.A presente dissertação intitulada Perfil e Expectativas dos Alunos das Academias Séniores, A Dimensão da Gestão. O Caso do Concelho de Loures, surge no âmbito do Mestrado de Serviço Social: Gestão de Unidades Sociais e de Bem-estar, tem como temática o envelhecimento da população idosa, e como objecto de estudo as três estruturas não formais de apoio socioeducativo, todas elas sediadas no concelho de Loures, como é o caso da Academia Sénior de São João da Talha, Academia dos Saberes de Sacavém e de Loures. O envelhecimento inscreve-se, em termos teóricos, na problemática da articulação entre intervenção social com pessoas idosas e a gerontologia social. Em termos mais específicos, o presente trabalho de investigação pretende aferir o perfil e expectativas dos alunos das Academias Séniores do concelho de Loures, relativamente às suas experiências nas Academias, assim como perceber as formas de organização e gestão existentes, ao nível dos recursos humanos, financeiros e de espaços físicos. Relativamente aos alunos, situamo-nos numa abordagem quantitativa dos factos, privilegiando a importância de um conhecimento objectivo desses fenómenos sociais, produzido em relação com os actores concretos nos contextos onde desenvolvem a sua acção. Num universo de 1366 foram aplicados 277 inquéritos auto administrados aos alunos. Foi também desenvolvida uma abordagem qualitativa através das técnicas de entrevistas semi-directivas exploratórias, duas, (Presidente e aluno das Academias Seniores), acrescido de outras duas entrevistas exploratórias (Coordenador da AS de Sacavém e Loures) e ainda pesquisa documental. Toda a informação recolhida foi alvo de tratamento qualitativo e quantitativo, através da análise de conteúdo e tratamento de dados pelo programa software informático Excel. No que diz respeito aos resultados da investigação, confirma-se uma maior propensão da população feminina nas Academias Seniores (64%), a média de idades é de 67 anos e os alunos são maioritariamente casados (61,3%). Da amostra, 43% possuem curso superior e 25% frequentaram o ensino secundário. A média de filhos é de 1,7 e as preocupações dos alunos subdividem-se entre a área da saúde e a segurança no meio envolvente. As maiores preocupações dos alunos das AS situam-se ao nível da saúde e da segurança e a sua satisfação pelo projecto é significativamente positiva.Item A pobreza dos idosos em Portugal : a perceção da pobreza dos idosos na união das freguesias do Laranjeiro e Feijó(2016) Miguel, Nengudi Gomes Campos; Ferreira, Aida, orient.Este trabalho intitulado A pobreza dos Idosos em Portugal. A perceção da Pobreza dos Idosos na União das Freguesias do Laranjeiro e Feijó visa compreender a perceção que os idosos têm da sua situação de pobreza, como gerem a sua situação, bem como a perceção dos profissionais que prestam os apoios sociais a nível local para o debate a esse fenómeno. Segue-se o método indutivo, discritivo e interpretativo consistindo a metodologia numa abordagem essencialmente qualitativa socorrendo-se fundamentalmente em termos de técnicas de recolha de dados, da pesquisa bibliográfica e entrevista semi-estruturada e semi- diretiva tendo como sujeitos participantes do estudo, idosos em situação de pobreza e profissionais que intervêm com os idosos a nível local. A recolha de dados realizou-se em três instituições da União das freguesias do Laranjeiro e Feijó nos dias 10, 12 e 16 de Maio de 2016 e 1 de Junho do ano referido. Sendo que os idosos foram entrevistados apenas numa das instituições pela facilidade de acesso aos mesmos. Deste modo, parece-nos legítimo afirmar que a pobreza implica sempre a ideia de precariedade das condições de vida na medida em que tal como eles próprios sublinharam vivem com muito poucos recursos. Deixam em evidência que a maioria dos utentes do centro de dia da instituição em estudo, vivem com os rendimentos, das pensões de velhice muito baixas. Dos cinco utentes entrevistados apenas uma demostrou ter rendimento suficiente para viver com o filho. Os restantes utentes sentem-se remediados, referindo que vivem com poucos rendimentos. Quanto à satisfação demostrada pelos serviços prestados pela instituição que os apoia, na sua generalidade os utentes entrevistados classificaram como positivo, evidenciando as medidas de combate a pobreza dos idosos nas freguesias do Laranjeiro e Feijó, enunciadas pelos profissionais entrevistados as mesmas consubstanciam-se fundamentalmente em trabalho em rede, parcerias, articulação, coordenação em ordem à obtenção de respostas complementares. Algumas dessas respostas incluem a prestação de bens alimentares, prestações pecuniárias eventuais para vários fins. Também o centro de dia, apoio domiciliário, a ação social, e intervenção comunitária direta, assim como a cantina social, constituem-se como respostas a população idosa em situação de pobreza a nível local.Item Processo de autonomização dos jovens através do apartamento de autonomização-programa de residência e apoio à integração de adolescentes(2015) Martins, Sara Cristina Alberto da Silva; Ferreira, Aida, orient.Pretendemos nesta investigação perceber como se desenvolve o processo de autonomização dos jovens institucionalizados através dos apartamentos de autonomia. Assim, partimos da seguinte questão: como se processa a gestão do processo de autonomização dos jovens através dos apartamentos de autonomia. Os apartamentos de autonomia na Casa Pia de Lisboa (CPL), local onde se realizou a pesquisa, constituem-se como uma resposta focalizada no desenvolvimento e treino de competências dos jovens, proporcionando-lhes experiências práticas para a inserção posterior na vida sociedade. A permanência dos jovens nos apartamentos caracteriza-se pela existência de uma proximidade à realidade quotidiana semelhante à vida fora da instituição. Para perceber como se desenvolvem as competências para a autonomia dos jovens seguiu-se o paradigma da sociologia compreensiva numa lógica de descoberta progressiva e inteligibilidade do problema em questão. A metodologia seguida incorporou métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. A população estudada foram aos jovens de 18-21 anos, sexo masculino e feminino, em processo de escolarização, residentes nos apartamentos de autonomia da CPL. Os resultados da investigação permitiram concluir que o processo de autonomização na CPL através das residências de autonomia, proporcionam a aquisição de competências para a autonomia após a saída da instituição. Contribuem, neste processo, os educadores e psicólogos através do acompanhamento e avaliação sistemáticos. Assim, o educador responsável pelo apartamento onde se encontram o jovem e a psicóloga acompanhante, ensina o jovem a gerir a mesada, estimula os jovens a pensar por eles próprios, nomeadamente, a escolher o tema da sessão temática e aprender a acordar sozinhos. Os jovens fazem a gestão do apartamento de autonomia. Todos estes aspectos concretizam-se através de uma relação de qualidade que os jovens e os técnicos estabelecem no apartamento de autonomia. Por fim, apresentamos alguns casos de sucesso de jovens que já saíram dos apartamentos de autonomia, de acordo com a educadora e a psicóloga da equipa do programa RAIA da CPL.