Percorrer por autor "Lino, Brissos, orient."
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Item O Caminho de Abraão como contributo para a paz entre judeus, cristãos e muçulmanos(2019) Moura, Francisco Nunes de; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um Relatório do Projeto “O Caminho de Abraão” como Contributo para a Paz entre Judeus, Cristãos e Muçulmanos, desenvolvido pelo autor, a partir de um trabalho prévio no terreno, de organização de duas peregrinações ecuménicas à Terra Santa, em 1995 e em 2005. Procurando sistematizar e tornar acessível ao público, sem perder o rigor e a profundidade histórica e antropológica, o projeto visa criar no futuro uma trilha de peregrinação ao Médio Oriente e ao Egito, seguindo os passos do profeta Abraão e do seu clã, pai na Fé para judeus, cristãos e muçulmanos, portanto, enquanto figura que une os três monoteísmos. Além do objetivo comercial, esta rota tem como principal finalidade dar um pequeno contributo, para o caminho da conciliação e pacificação do Médio Oriente, ao fortalecer pontes entre as culturas e as religiões abraâmicas, e fomentando o próprio desenvolvimento económico dessas regiões. Entre outros aspetos, o projeto materializa-se num roteiro descritivo dos locais que a tradição judaica acredita ter sido o itinerário percorrido há cerca de 3 800 anos pelo clã do Patriarca Abraão. Procurando fazer jus à classificação do Turismo como a “Indústria da Paz” este trabalho apresenta uma valiosa auscultação aos líderes religiosos sobre a pertinência da peregrinação, através de um questionário. O interesse demonstrado pelos representantes constitui uma garantia de viabilidade do projeto, a partir do momento em que esteja estabelecida a paz no Médio Oriente.Item Os conflitos da liberdade religiosa em Angola na perspetiva dos direitos humanos : estudo de caso paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola(2023) Jorge, Edson Maria Sebastião; Lino, Brissos, orient.Procurámos debruçar-nos sobre os conflitos de liberdade religiosa em Angola na perspectiva dos direitos humanos. Para isso elaborámos um estudo de caso na Paróquia Jesus e Fé da Igreja Evangélica de Angola.Em termos comparativos comprovou-se ao longo do trabalho que apenas 84 confissões religiosas estão reconhecidas pelo Estado, privilegiando as relações bilaterais apenas com as confissões religiosas reconhecidas juridicamente.Deste modo foram deixadas de fora cerca de 2.000 confissões religiosas, que permanecem ilegais mas existemsem reconhecimento oficial. Terão que aguardar pela obtenção do reconhecimento jurídico, caso cada uma delas consiga recolher as 60 mil assinaturas dos fiéis exigidas, sendo essa a principal razão dos conflitos de liberdade religiosa em Angola, mas como se compreende é muito difícil uma nova confissão religiosa alcançar este número. Palavras-chave: Conflito, Culto, Liberdade, Religião.Item A deterioração da liberdade religiosa em Angola entre 2002 e 2019(2023) Barros, Pedro Songo; Lino, Brissos, orient.Este estudo sobre a deterioração da liberdade religiosa em Angola, aborda a pro-blemática que ocorre em torno do tema referente aos acontecimentos que se estendem desde ano 2002 até ao primeiro semestre de 2019, por serem períodos marcantes. Em 2002, foi assinalado o memorando de paz possibilitando cada cidadão ser possuidor da liberdade de expressão em diferentes campos de actuação no contexto social. Após a in-dependência, em 1975 até à data existem 84 igrejas legalizadas, ao passo que ainda veri-fica-se mais de 2.000 confissões ilegais, fruto de inúmeras políticas burocráticas existen-tes no processo de legalização das congregações. O Estado, um número elevado de fiéis e outras recomendações viabilizando deste modo com que haja aumento gradual do in-cumprimento legal por parte das igrejas. No ano 2004, havia sido criada Lei que permitia o reconhecimento oficial de novas igrejas, aumentando consequentemente a multiplica-ção de seitas religiosas. A dissertação em estudo serve de instrumento-base, para que o Governo se preocupe atentamente sob a importância da proliferação das igrejas no quoti-diano angolano. Nomeadamente a convivência pacífica entre práticas, crenças espirituais e denominações religiosas independentemente da origem social e étnica, condena práticas erradas recorrentes dentro das novas e antigas confissões religiosas, casos como acusar crianças as práticas de feitiçaria e outra acção reprovável assenta no uso da fé como ne-gócio para o enriquecimento pessoal. Palavras-chave: Religião, Deterioração, Proliferação, Liberdade, Seitas.Item A história do Mormonismo em Portugal(2022) Moreira, Joaquim Jorge Oliveira; Lino, Brissos, orient.Este trabalho académico tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre a jornada d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, seus princípios e doutrinas. Além de uma introdução em relação à sua posição religiosa a nível mundial, a dissertação instruirá sobre o seu início em Portugal, o seu crescimento e a sua influência religiosa no país que tem surpreendido académicos, religiosos, políticos, jornalistas, sociólogos e investigadores na área das ciências das religiões. A transição política ocorrida após o 25 de Abril de 1974 abriu as portas para o progresso da liberdade religiosa em Portugal. Durante o processo, alguns membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dos Estados Unidos da América, que residiam em Portugal, exerceram alguma influência junto do governo português nesse processo legislativo, para auxiliar a aprovação da liberdade religiosa, de forma a criar um país aberto, um país livre. Todos os processos para fazer crescer a religião da Igreja de Jesus Cristo e a liberdade para todas as outras religiões foram seguidos, e com o auxílio do Ministro da Justiça, foi incentivada a abertura de Portugal a uma nova religião e fé. No decorrer da investigação, é surpreendente constatar como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se tornou a segunda igreja cristã mais proeminente em Portugal, sendo que além de ser uma igreja recente em comparação a outras mais entranhadas na história de Portugal, existia uma aversão à restrição do sacerdócio aos negros, à polémica doutrina da poligamia e à origem da sua base como igreja, que seria os Estados Unidos da América. Sendo a Igreja Católica Apostólica Romana a religião cristã mais representativa em Portugal, sempre se cogitou que as igrejas Evangélicas tinham mais preponderância para crescer e vincar no país devido à totalidade dos seus fiéis. Constato que no conjunto das igrejas que compõem a Aliança Evangélica, é uma realidade que o seu peso social no país é substancial, mas na separação individual de cada confissão religiosa, é uma realidade factual que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é a segunda igreja cristã com maior número de fiéis, sendo um total de 40.941 membros. Como resultado do que foi mencionado acima, este trabalho reflete uma investigação profunda de como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu, se estabeleceu, organizou, cresceu, e solidificou como instituição religiosa no mundo, mas especialmente em Portugal, apesar das suas doutrinas e tradições religiosas cujas crenças opunham a visão tradicional de certos conceitos em relação à Trindade e às escrituras, ainda mais sendo algumas delas antagónicas à cultura e credos existentes no país. Este trabalho académico vai refletir também sobre as tradições religiosas, culturais e socias que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias importou para o país e para os seus membros; privilegiando a diversidade dos membros, a sua integração social, uma instrução para suplementar uma mudança comportamental dos seus membros no que diz respeito à moralidade, ética e fé. E que, desse modo, ambicionavam amparar os membros da Igreja. Uma das novidades que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias introduziu no país foi uma teologia singular, comparada com as outras crenças cristãs existentes em Portugal. Entre outras diferenças, a igreja incorporou outras formas de pensar sobre a Fé em Jesus Cristo, a doutrina da Criação, a expiação de Cristo, a ressurreição, um conceito sobre a doutrina da Graça, bem como uma compreensão mais ampla do plano de salvação, onde podemos perceber de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos depois de morrermos. Além da explicação da doutrina e procedimentos, analisarei como as doutrinas se diferenciam de outras religiões cristãs no país. Sendo elas o cristianismo católico, ortodoxo oriental, protestante e evangélico. Sem dúvida que todas as religiões abraâmicas têm verdades, práticas, rituais e ordenações comuns em relação às suas crenças, mas é notório que este estudo vai também incidir no conhecimento, nas diferenças da exegese do texto sagrado e dar a conhecer a estrutura organizacional da própria igreja, que a leva a ser uma das instituições no mundo mais respeitáveis no que concerne ao trabalho humanitário e serviço ao próximo. Concluirei o trabalho ao elaborar como a reflexão da sua ideologia está presente num crescimento sustentado e constante através de um esforço missionário e um desejo de fazer uma diferença positiva no país.Item A Igreja Evangélica Judaizante - Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus : – sob a ótica da doutrina dos apóstolos na igreja cristã primitiva do século I : estudo de caso(2021) Borges, Walter Souza; Lino, Brissos, orient.Com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus aos céus, narrado pelos evangelistas do Novo Testamento, após uma breve ausência de liderança, os apóstolos e discípulos escolheram Tiago (irmão de Jesus), Pedro e João para liderarem o movimento messiânico que nascera com Jesus. Os seguidores desse ministério de Jesus eram todos judeus e ficaram conhecidos como nazarenos ou o caminho. A princípio eles não tinham a pretensão de formarem uma nova religião, eram na verdade, um movimento judaico de renovação teológica do judaísmo, para tanto, seus primeiros seguidores observavam as leis mosaicas, a torá e as festas judaicas. Com a conversão de Paulo de Tarso e sua autodenominação de ser o apóstolo dos gentios, houve uma ruptura nos ensinamentos dessa ordem, expandindo-se e adaptando aos não judeus. A doutrina pregada por Paulo de Tarso em seu trabalho de evangelização pelo império romano levou com que esses novos adeptos de Jesus ficassem conhecidos como cristãos e se afastassem definitivamente da sua essência teológica inicial. Com a transformação do cristianismo em religião do império, os nazarenos remanescentes foram considerados hereges, tanto pelos judeus quanto pelos cristãos e no decorrer dos anos, desaperecem da história do cristianismo. No século XX, surgem movimentos evangélicos de retorno às raízes judaicas do cristinismo, fazendo com que o Judaísmo e Israel retornem-se ao centro dos acontecimentos escatológicos bíblicos. Os membros desses movimentos evangélicos se dizem judeus por adoção, através de Jesus, outros ainda se declararam descendentes sanguíneos dos judeus conhecidos como cristão-novos ou criptojudeus. Desse modo o trabalho apresentado, utilizando-se da metodologia qualitativa com uma abordagem de estudo de caso e com o objetivo principal de analisar a igreja judaizante: Casa de Oração Igreja Primitiva de Jesus da cidade de São José do Ribamar no Maranhão, sob um olhar da doutrina dos Apóstolos na Igreja Primitiva do séc. I. Buscou as variantes e as igualdades simétricas da filosofia, cultura e teologia que estavam perdidas ou escondidas de forma não intencional em documentos, nos ideais dos seus líderes e no dia-a-dia dos seus associados e membros.Item A importância da escola bíblica dominical na Igreja Assembleia de Deus para o bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão(2021) Silva, Jorge Murilo Barbosa da; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho parte da preocupação acerca da necessidade de uma orientação educacional religiosa, a importância da Escola Bíblica Dominical. Os resultados são obtidos a partir de uma pesquisa realizada através da coleta de dados na Escola Bíblica Dominical na Igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro Vila Nova República em São Luís do Maranhão, Brasil, situada em uma comunidade rural. Na análise sistemática são apresentadas respostas à seguinte indagação: considerando a importância da fundamentação histórica para o entendimento dos objetivos atuais da Escola Bíblica Dominical e considerando a atuação no objeto de estudo, é possível afirmar que além de tudo que a EBD promove a função social de integração entre as pessoas da comunidade? Descreve-se a metodologia como sendo bibliográfica, descritiva, inferencial e qualitativa, visto que analisa, descreve e relata as características dos membros dessa igreja bem como de que forma essa influência e impacta a sociedade do bairro Nova República e adjacências. Em resultados, constata-se que a igreja atua com seus professores e isso gera um impacto direto na sociedade local. A problematização é respondida quando os dados mostram que é possível desempenhar o papel social através de todos os benefícios da EBD, além de promover a integração na área de estudo, com ênfase nos calendários festivos da comunidade.Item A importância da religião no processo de reinserção do detento à sociedade, contextualizando o município de Lagoa da Prata - MG. Brasil(2019) Oliveira, Valeria Rodrigues de Almeida; Lino, Brissos, orient.O sistema prisional do Brasil, que tem suas raízes em 1700, continua ao longo de mais de trezentos anos, devido a condições precárias, em muitos aspectos, incapaz de tratar o apenado com dignidade e respeito, vivendo o mesmo em condições desumanas no presídio. Embora a Lei de Execução Penal – LEP tenha instituído que a pena privativa de liberdade deva punir e recuperar o indivíduo percebe-se que diante dos elevados índices de violência e criminalidade presente no País, o sistema convencional não tem desempenhado bem sua função, no que diz respeito à humanização e recuperação do sujeito encarcerado, sua reinserção na sociedade é feita de forma inadequada. Em 1972 surge a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, um método alternativo, idealizado por Mário Ottoboni, através do qual o apenado tem seus direitos adquiridos, e sua reinserção ao convívio familiar, comunitário e fundamentado na Lei de Execução Penal e nos Direitos Humanos. Tem como um dos seus principais fundamentos a religião para recuperação do indivíduo. Procura tratar o detento como um ser humano portador de direitos e deveres, com o objetivo de reduzir a reincidência criminal, em busca da mobilização da população para minimizar a discriminação e o preconceito contra ex-presidiários.Item A importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra : o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria(2023) Santos, Conceição Domingos José dos; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho, tende de conhecer a importância da religião no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra – o caso da paróquia do Imaculado Coração de Maria. O objectivo geral deste estudo é conhecer a importância da religião e das igrejas no resgate de valores morais das famílias angolanas no período pós-guerra, que serviu de base à análise na reconciliação e a preservação da Paz. Depois da guerra em Angola tudo indicava que a independência – em 11 de Novembro de 1975 – viria a produzir efeitos positivos como estabilidade social, paz e desenvolvimento. Para a elaboração da parte teórica, usou-se a metodologia bibliográfica, com recurso a obras estritamente ligadas ao ramo da religião e não só, com utilização do método descritivo. Em seguida, aplicámos um questionário de perguntas fechadas aos fiéis da paróquia, o que permitiu desenvolver uma análise de dados tanto qualitativa como quantitativa. A apresentação, discussão e análise dos resultados da investigação permitiu então algumas conclusões no estudo de caso na Paróquia Imaculado Coração de Maria.Item Narrativas bíblicas na poética de Maria Teresa Horta(2020) Reis, Patrícia do Pilar Henriques; Lino, Brissos, orient.A partir da análise de três obras poéticas de Maria Teresa Horta procuramos apurar o legado das narrativas bíblicas no seu universo ficcional/poético e de como o divino está impregnado na imaginação da autora. A partir da desconstrução do cânone, Maria Teresa Horta humaniza a relação de Maria e do anjo Gabriel, denúncia a natureza sexual dos anjos e reivindica para as feiticeiras a liberdade que, ainda agora, considera indispensável às mulheres, reflexo da sua atividade enquanto feminista. Apesar de ter recusado a fé católica na adolescência, as narrativas bíblicas surgem na obra da autora e, na sua reinterpretação, há um gesto político, de denúncia, de ousadia.Item O preço da felicidade no neopentecostalismo português(2017) Rafael, Vitor Manuel Raposo; Lino, Brissos, orient.Esta dissertação pretende estudar o "preço da Felicidade no Neopentecostalismo Português". Quando se fala de felicidade no contexto das instituições religiosas neopentecostais, qual o preço que os seus fiéis têm de pagar? Sendo um grupo que tem como uma das suas principais doutrinas a chamada Teologia da Prosperidade ou Evangelho da Prosperidade, pretende-se estudar o custo pessoal dos que frequentam essas igrejas sejam eles sociais, emocionais ou económicos. Pretende-se igualmente verificar o que propõem estas instituições religiosas aos seus fiéis como fatores indispensáveis para o usufruto de um estado de felicidade plenamente satisfatório.Item Religião, sexualidade e pecado na história(2018) Pinho, Maria Helena Dias de Campos Correia de; Lino, Brissos, orient.Este trabalho tem por objetivo a análise da Religião, da Sexualidade e do Pecado, a sua interligação, o seu desenvolvimento ao longo dos tempos – desde a Pré-História até à Contemporaneidade - e os seus efeitos na nossa sociedade. Inclui vários aspetos da sexualidade e o seu enquadramento nos múltiplos tipos de religiosidade e analisa o poder do Capital e os pontos de vista da Igreja sobre o matrimónio e a repressão da sexualidade e bem assim o papel e a exposição histórica da mulher em temas fraturantes como a prostituição e a moral sexual. Conclui-se que há ainda muito trabalho a fazer acerca da elevação da mulher a um papel digno e condicente com o seu contributo para a família e para a nossa sociedade. Finalmente, questiona-se o papel e o futuro da Igreja perante a célere evolução da ciência e advogam-se sugestões para uma mudança de paradigma da Igreja face aos dogmas que impôs ao longo dos tempos.Item S. Paulo, as comunidades primitivas, a identidade feminina e a família(2022) Duarte, Maria Isabel Ferreira Gonçalves Colaço Cantiga; Lino, Brissos, orient.Paulo de Tarso é uma das figuras a quem mais se deve a implementação e difusão do cristianismo, tornando-o universal. Paulo pertence ao grupo de pessoas que gera invariavelmente controversa. Inicialmente foi um dos grandes perseguidores do cristianismo, tornou-se o maior defensor após a sua viagem a Damasco. A Teologia da Cruz foi a sua prioridade. Cristo morreu e ressuscitou para sermos salvos. Para passar a mensagem de Cristo, por vezes tinha comportamentos e escritos explosivos no afã de todos serem seus imitadores. Estes devem ser dos escritos que a igreja mais tem analisado e mais polémica têm levantado. O presente trabalho tem por finalidade tentar compreender porque nas últimas décadas, com o crescente poder de algumas correntes da sociedade nomeadamente as feministas tem sido conotado como misógino. Partimos do corpo epistolar de Paulo uma vez que aí se encontram as frases mais polémicas. Pela análise do conteúdo das cartas enquadrando-as na sociedade em que Paulo viveu argumentamos, baseado em vários estudos complementares que a sua escrita correspondeu ao seu desejo de passar a mensagem de Cristo mesmo que esse intuito o levasse a ultrapassar os limites do racional em relação às mulheres. Num mundo em que imperava uma sociedade patriarcal Paulo não foi mais hostil com as mulheres do que com os homens. Paulo foi um judeu convertido ao Cristianismo, mas mantendo ética judaica tendo defendido uma Igreja igual para todos. Foi com Paulo que o Cristianismo se tornou universalItem A segunda onda pentecostal no Brasil e a sua efetividade religiosa, social e política: o caso da ICPBB(2018) Cavalcanti, Solon Diniz; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho investiga o comportamento e desdobramentos do movimento designado 'Segunda onda pentecostal do Brasil' em sua efetividade social, religiosa e política, em que a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Pentecostal Deus é Amor, Igreja Evangélica O Brasil para Cristo, Casa da Bênção, Igreja Evangélica Pentecostal da Bíblia no Brasil são as principais formadoras desse período. A investigação se deu pela análise documental de bibliografia de referência na área e por um conjunto de entrevistas a indivíduos com expressiva participação no fenômeno em estudo. Tais entrevistas foram analisadas, organizadas e procedeu-se a descrição dos seus resultados, tendo concluído a existência de um impacto social e religioso efetivos no âmbito da chamada segunda onda do movimento pentecostal brasileiro. De acordo com as normas em vigor na Universidade Lusófona, este trabalho está organizado por capítulos, conclusão e bibliografia.Item Shinto, rituais e purificação: o indivíduo no ciclo de desordem e ordem(2018) Nunes, Mariana Bernardo; Lino, Brissos, orient.O presente trabalho procura analisar os rituais que no contexto de shinto, inviabilizam e favorecem a restauração da Ordem. Os rituais, por norma portadores de uma conotação ´positiva', podem alternativamente ser entendidos como uma sucessão de pensamentos, palavras e ações, justificando a classificação em positivo/negativo consoante os resultados obtidos. No Japão, a gradual institucionalização da Via dos kami (shinto) por parte da corte imperial favoreceu a evolução de práticas 'rituais' executadas por indivíduos que celebravam a sua relação com os kami, formas de existência e consciência associadas à Ordem (na sua grande maioria) e veneradas até aos dias de hoje. Criado para o bem de quem o segue, o shint? reconhece a purificação como a preocupação transversal de todas as suas vertentes. Com efeito, a purificação é um complexo processo cujos efeitos não são apenas positivos para o indivíduo mas também para o coletivo, isto é, a sociedade com a qual interage diariamente, conduzindo-o à Ordem. Contudo, não há Ordem sem o seu oposto; a Ordem e a Desordem são as duas partes de um ciclo no qual o indivíduo se encontra, assumindo um papel fundamental dado que tem a capacidade de executar rituais: se a Ordem é a meta dos rituais positivos, a Desordem é a consequência dos rituais negativos.