Percorrer por autor "Pinto, Ricardo Figueiredo, orient."
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Item Absenteísmo no setor de nutrição em um hospital público de Belém - Pará, ano-2009(2011) Ozela, Ciléa Maria dos Santos; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O Setor de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, não se caracteriza como atrativo para a mão-de-obra, um dos indicadores para esse fato são os altos índices de absenteísmo. Desta forma, objetivou-se caracterizar o índice de absenteísmo em trabalhadores deste setor de uma instituição Hospitalar pública em Belém-PA no ano de 2009. A amostra foi composta por 63 funcionários. A coleta de dados foi realizada através pesquisa em documentos fornecidos pela instituição. Os dados foram analisados no Software Excel 2007 pertencente ao pacote Office 2007 da Microsoft. O estudo mostrou os elevados índices de absenteísmo no ano em questão principalmente nos meses de julho (9,7%) e setembro (8,9%), sendo que a maioria dos funcionários faltosos é do sexo feminino (81%) e o turno onde estas ausências são mais freqüentes corresponde ao turno da manhã (64,96%). Dentre os vários motivos de faltas, o maior percentual está relacionado à licença saúde. A taxa de absenteísmo mostrou-se como uma relação parcialmente completa, mas que permite uma referência para a intervenção tanto no aspecto preventivo de sua inserção quanto para reparar uma condição já instalada, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estudos qualitativos e quantitativos sensíveis às diversas possibilidades de explicação.Item A actuação do enfermeiro como gestor na unidade de terapia intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas-Santarém-Pará-Brasil : um estudo de caso(2013) Miranda, Mónica Karla Vojta; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Estudo descritivo que teve como objetivo avaliar a atuação do enfermeiro como gestor da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Pena – HRBA, o qual obteve o selo de Acreditado em Nível 1 em 2012. Para a obtenção dos dados utilizou-se um questionário elaborado com 10 perguntas subjetivas e aplicado aos enfermeiros gerentes que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e CTI do HRBA. Verificou-se nesse estudo que são indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos, com predominância do gênero feminino, com especialização em áreas diversas da enfermagem. Na atuação no setor de gerência, os enfermeiros estabelecem prioridades, direcionando sua equipe para os atendimentos assistenciais complexos aos pacientes, ficando o trabalho burocrático para ser realizado por último. Os entraves relatados são a insatisfação e o desgaste no exercício da função de gerente da unidade devido ao excesso de funcionários sem experiência em UTI, falta de autonomia, dupla jornada de trabalho, excesso de burocracia entre outras situações que se tornam motivos de estresse. Concluiu-se que a atuação do enfermeiro como gerente se respalda na função assistencial ao paciente através de cuidados diretos e indiretos e na organização dos trabalhos burocráticos na Unidade de Terapia Intensiva.Item Análise da gestão carcerária no Presídio Estadual Metropolitano de Marituba-Pará, a partir da Lei de Execução Penal e a realidade do carcére(2015) Barros, Liliane da Silva; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo aborda a Política Criminal, o Sistema Penal e sua realidade, fazendo uma análise da gestão carcerária a partir do objeto pesquisado Presídio Metropolitano Estadual I – PEM I, procurou-se falar de forma abrangente sobre a problemática do Sistema Penitenciário como “universidade do crime”. Os defensores da perspectiva da recuperação argumentam que é possível, pela negação dos pressupostos de que ela é uma escola do sofrimento, desmontar a “Universidade do Crime” e construir as bases de um modelo penitenciário voltado para a reconstrução moral dos seus internos. Estes, a seu modo, são também vítimas de processos sociais perversos que antes da condenação, os incapacitam ao convívio social. Procurou-se observar se o PEM I está de acordo com que preconiza a Lei de execuções Penais n 7. 210/84. Para tanto foram realizados visitas afim de, coletar dados de gestão. Ao final, é exposta a metodologia utilizada na construção do trabalho, bem como a minha vivência no Presídio Estadual Metropolitano I, durante o período de pesquisa, enfatizando a interatividade com os técnicos da instituição e as entrevistas realizadas com os internos. São expostos, também, as tabelas e suas respectivas análises, que retratam os dados coletados na pesquisa. Concluindo, é colocada a impressão pessoal do que foi vivenciado no local da pesquisa e o apontamento de possíveis melhorias para adequação da Lei de Execução na objeto pesquisado.Item Análise da qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente no Hospital Universitário João de Barros Barreto, na Cidade de Belém-Pa(2015) Sisnando, Andrêa Lisbôa; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo teve como objetivo geral analisar a qualidade da gestão do atendimento no Programa Brasil Sorridente, no Hospital Universitário João Barros Barreto (HJBB), na cidade de Belém-Pa. Adicionalmente, os objetivos específicos foram definir o perfil socioeconômico clientes dos atendidos; Estabelecer o grau de satisfação do atendimento; Analisar com gestor, colaboradores e usuários veem a gestão e verificar acessibilidade para o tratamento. A pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso, do tipo exploratório. A coletas dos dados se deu pela utilização de questionários auto-aplicativos. A amostra foi composta por usuários presentes na sala de espera e que tivessem sido atendidos a procedimentos clínicos ao menos uma vez, totalizando 100 usuários, 1 gestor e 12 dentistas que trabalham no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) - HJBB. As análises de dados foram tratadas estatisticamente através do Pacote Estatístico SPSS 19.0, e na analítica o teste do Qui-quadrado. Conclui-se que o estudo é de extrema importância para melhoria da gestão da qualidade de atendimento CEO – HJBB.Item Análise de clima organizacional : um estudo com os militares do comando de fronteira Amapá(2012) Miranda, Erica Viviane Nogueira; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.As organizações militares são sistemas constituídos com a finalidade de operacionalizar suas forças armadas para atuarem contra ameaças à integridade política do país. Dentro deste contexto é essencial que se tenha recursos humanos altamente qualificados, treinados, motivados e bem equipados para a preservação dos interesses vitais de uma nação. Desta forma analisar o clima organizacional do Comando de Fronteira Amapá é de fundamental importância para verificar aspectos que possam ocasionar deficiências no processo gerencial, bem como potencializar aspectos motivacionais inerentes à gestão de pessoas O trabalho realizado utilizou a pesquisa bibliográfica, de campo e documental na qual possibilitou o estudo de forma sistematizada, permitindo analisar o clima organizacional no Comando de Fronteira Amapá. A pesquisa foi realizada em caráter exploratório na qual empregou-se técnicas como o questionário e entrevistas com os militares da organização, na qual oportunizou-se a visualização de fatos através de observações na corporação.A análise da estrutura organizacional é primordial para a obtenção de fatores que possam prejudicar o clima organizacional e conseqüentemente a motivação dos militares, propondo estratégias a fim de melhorar o desempenho organizacional.Item Análise do ensino profissionalizante no Estado do Pará: um estudo socioeconômico da relação grau de ensino e empregabilidade(2015) Vasconcelos, Antonio Djalma Sousa; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este trabalho apresenta uma análise do ensino profissionalizante no Estado do Pará, especificamente a relação existente entre o grau de ensino do postulante ao cargo e a garantia de fixação no emprego. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica nos programas de governo especialmente os direcionado ao SENAI/Pa, órgão especializado e coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) sobre orientação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para qualificar e profissionalizar trabalhadores para inserção no mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e para as análises aplicou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo com o objetivo de interpretar e traçar o perfil deste profissional formado pelo programa. O resultado da pesquisa mostra a evolução do ensino profissionalizante ao longo dos anos à luz de reflexões da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do Ministério da Educação e Cultura e a participação efetiva do SENAI na formação de profissionais em todo o Estado do Pará.Item A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) do município de Macapá(2016) Araújo, Belmira Dias de; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.A atuação do professor como gestor nas instituições de ensino público e privado nas séries iniciais do Ensino Fundamental de Macapá (1º ao 5º ano) do Município de Macapá é discutida neste trabalho. Assim o gestor educacional, atua conforme o nome mesmo indica, nas organizações educacionais. O presente trabalho busca identificar as atividades de gestor desenvolvidas pelo professor que atua nas escolas públicas e privadas das séries iniciais do ensino fundamental, na qual será feito uma análise a respeito da temática. A gestão educacional está em constantes mudanças e refletir sobre estes procedimentos é fundamental para estimular a contínua mudança que domina a área educacional. O gestor tem um papel importante que deve ser utilizado no processo ensino - aprendizagem, sendo assim, estabelece contribuições na prática educativa, apontando o aperfeiçoamento das ações a serem desenvolvidas pelos educadores no espaço escolar e no meio social.Item Avaliação dos cursos na modalidade a distância do núcleo de tecnologia educacional NTE - Marco Zero/Macapá quanto a qualidade e gestão dos cursos em relação às dimensões : desenho educacional e recursos(2017) Monteiro, Tatiane Galvão; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo identificar as percepções dos cursistas durante o processo de ensino aprendizagem dos cursos na modalidade à distância do NTE – Marco Zero em relação as dimensões desenho educacional e recursos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com aplicação de questionários com perguntas fechadas junto aos cursistas dos cursos em EAD. Também fizemos uma análise documental do Regimento Interno da Secretaria de Estado da Educação SEED, do Projeto Político Pedagógico e Tecnológico do NTE, Projeto Político Pedagógico dos cursos e da ata das reuniões. Os resultados dos questionários, somados as análises documentais, e os aportes teóricos sobre o assunto, demonstraram resultados que foram sistematizados em seis componentes adaptados do modelo de referencial de qualidade do MEC (2007): concepção, material didático, avaliação, equipe multidisciplinar, comunicação e infraestrutura de apoio. O trabalho verifica que os cursistas mostraram-se satisfeitos com o componente material didático, no entanto com relação aos componentes comunicação e infraestrutura de apoio obtiveram uma avaliação negativa na opinião dos mesmos. Trazendo à tona evidencias de como o modelo de gestão tem influenciado no desenvolvimento da educação à distância no NTE. Palavras Chave: Educação, Gestão, EAD, Formação continuada.Item A coleta seletiva de garrafas "pet" nas escolas públicas: um projeto alternativo de educação ambiental voltado a uma gestão pública sustentável(2015) Lisboa, António Maria de Assis; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O objetivo do presente estudo, foi mostrar a viabilidade da implantação da coleta seletiva de garrafas PET pós-consumo nas escolas públicas, como um projeto alternativo de educação e conscientização ambiental de educandos da rede pública de ensino de Belém do Pará, Brasil. Visando uma melhor gestão pública dos resíduos sólidos; evitar o desperdício de materiais recicláveis; diminuir os riscos de doenças causadas pela má gestão do lixo, objetivando uma melhor intervenção dos educandos na sua realidade social. A aplicação de questionário na primeira fase da pesquisa, demonstrou um déficit de 52% em relação ao conhecimento geral dos alunos referente ao tema meio ambiente e na segunda, apenas 5%, a diferença mostrou um aproveitamento pedagógico de 47 % no nível geral de aprendizado em relação ao tema. E, que também, na primeira fase da pesquisa que envolveu a coleta física do material PET e que chamou-se ‘demanda espontânea’, se arrecadou apenas 164 quilos de garrafas PET pós-consumo, o que representou 11 % do total geral arrecadado, valor ao qual atribuiu-se teoricamente o nível de consciência ambiental dos pesquisados e, na segunda fase, chamada de ‘demanda incentivada’, arrecadou-se 1.337 quilos. Foram arrecadado nos três meses da pesquisa 1.501 quilos de garrafas PET pós-consumo e que comercializado rendeu R$ 1.060,00 (um mil e sessenta reais) que foram divididos entre a escola e uma empresa coletadora. Que a faixa etária de sete a doze anos, foi a que arrecadou espontaneamente maior quantidade de material reciclável, demonstrando assim, maior nível de consciência ambiental, que reforça a tese de que investir na educação da criança de hoje é certeza de garantir futuros cidadãos consciente em benefício da sustentabilidade do planeta.Item O desafio do gestor no processo de implantação da acessiblidade diante dos altos custos e tributos nas instituições de ensino superior privadas(2016) Moura, Sting Ray Gouveia; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.A educação brasileira atual apresenta-se questionadora, buscando respostas essenciais para solucionar o importante papel dos gestores diante das dificuldades apresentadas por questões políticas, sociais e interesses de quem detêm o poder dos recursos financeiros para promover uma educação de melhor qualidade e formação profissional. Sendo assim, diante das dificuldades financeiras vivenciadas pela atual realidade brasileira, os gestores encontram o desafio de adaptarem-se às altas exigências dos órgãos fiscalizadores e da sociedade. A pesquisa foi realizada na mesorregião do Estado Pará, de forma amostral com 20 gestores de instituições privadas, obedecendo aos critérios de inclusão através do questionário objetivo e quantificado com auxilio da escala de Linkert. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio dos testes de correlação t-Student e ANOVA, os quais mostraram o valor de p, e notou-se que o p > nível de significância de 1% (0,01) em todas as situações, ou seja, não se pode rejeitar a hipótese inicial Ho. À vista disso, nos resultados confirmou-se a teoria da hipótese inicial. Logo, conclui-se que os desafios dos gestores estão além do que se espera encontrar neste trabalho, visto as altas exigências dos órgãos fiscalizadores e inadimplência, gerando os altos custos para as instituições de ensino superior.Item Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias(2016) Souza, Michel da Assunção Vale de; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo apresenta o tema “Gestão de academias: Estudo dos fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para a permanência e recuperação dos clientes nas academias”, a partir de uma abordagem que destaca a gestão desses estabelecimentos empresariais como elemento estratégico para a diversificação, fidelização, crescimento e desenvolvimento do negócio. Desse modo os objetivos do estudo consistem em analisar os fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias; identificar os motivos que levam o cliente a deixar uma academia; quantificar a evasão média dos clientes nas academias; verificar as estratégias de fidelização e recuperação dos clientes. Os procedimentos metodológicos destacaram a pesquisa bibliográfica, mediante a utilização de obras acadêmicas, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso atualizados; além disso, foi realizada a pesquisa de campo com a consulta a um universo de gestores das academias de Macapá Registradas no CREF 18, sendo que os instrumentos: de pesquisa utilizados foram (entrevista estruturada) de natureza quantitativa e qualitativa. Sendo obtidos os principais resultados: motivo principal da evasão em Macapá, foi a crise financeira e a magnitude média das evasões em 22%. O estudo apresenta algumas limitações como: somente as academias registradas no CREF 18 e seus gestores, sem comparativo com as academias do CREF 18 do estado do Pará.Item Formação de competências didático-pedagógicas como determinantes na prática de alunos do curso de pedagogia: formações, currículos e identidades(2014) Rodriges, Márcia Macedo ; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo busca levar a termo uma pesquisa que apresenta como ponto de partida o conjunto de saberes e práticas que foram se consolidando ao longo da história de formação acadêmica e de atuação na formação continuada de professores. O objetivo geral desta dissertação é explanar como a formação de competências didático-pedagógicas determina a prática de alunos do ensino superior, na área da educação. Os objetivos específicos consistem em identificar os saberes teórico-disciplinares referentes ao processo de construção da história identitária individual; conhecer os saberes relacionados ao percurso profissional e construídos no contexto da prática de formação; e apresentar literaturas que ressaltam a necessidade de formação continuada para o professor. Como procedimento metodológico foi apresentado aos sujeitos da pesquisa, os alunos-professores, um questionário com oito perguntas mistas, com a finalidade de possibilitar a estes o diálogo constante entre os saberes advindos das disciplinas constitutivas do currículo acadêmico e aqueles saberes advindos de suas experiências docentes. As percepções sobre os desafios da formação docente que surgiram a partir dessa experiência foram pouco a pouco sistematizadas como um objeto possível de investigação, com base no estudo de três saberes: os saberes teórico-disciplinares referentes aos processos de construção da história individual; os saberes relacionados ao percurso profissional e de formação do professor-formador; e os saberes construídos no contexto da prática de formação. Em considerações finais, destaca-se que muitos professores, conforme resultado da pesquisa aplicada na Faculdade Integrada Ipiranga, com alunos de Pedagogia precisam ser reconquistados para a reflexão, no seio de uma realidade complexa, dinâmica e eivada de incertezas.Item Formação de professores numa perspectiva crítica reflexiva : a gestão do conhecimento como ferramenta para disseminar o aprendizado de alunos surdos(2017) Valente, Cely Santos; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.A presente pesquisa teve como objetivo observa e verificar as competências discursivas necessárias aos profissionais da educação especial de sujeitos surdos no ensino, no nível superior e que ferramentas utilizavam para minimizar as dificuldades na inclusão. A pesquisa delineou-se a verificar e compreender também, as competências, os conhecimentos e ações pedagógicas dos profissionais para que os futuros professores surdos possam ocupar as cadeiras do magistério e contribuir nas aprendizagens dos sujeitos surdos de forma critica e reflexiva. Para a verificação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a qual tem grande importância na compreensão das relações sociais, e foi de grande valor obter as falas e ideias dos profissionais e dos sujeitos surdos ingressos no curso superior. A pesquisa utilizou como metodologia a técnica de entrevista com a construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para entender e alcançar os resultados no discurso dos professores, dos interpretes e dos discentes surdos no curso de Letras- Libras numa Universidade Pública na cidade de Belém, no Estado do Pará, Brasil. O estudo concluiu que a partir das teorias sobre crítica reflexiva e gestão do conhecimento que os profissionais da área da surdez, necessitam mais discussões em relação à organização do curso superior que inclua sujeitos surdos, pensando primeiro nas competências necessárias dos docentes para este curso que está em processo de construção, pensar nos materiais necessários ao bom funcionamento e desempenho do curso na formação especifica desse profissional, levando sempre em conta a identidade, cultura e principalmente a língua do sujeito surdo.Item A gestão da bovinocultura no municipio de Paragominas -Pará-Brasil(2017) Victer, Francisco Eduardo Oliveira; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O estudo teve como objetivo geral analisar de que forma é feita a gestão empresarial da bovinocultura no estado do Pará. E como objetivos específicos verificar de que forma está sendo feita a gestão na bovinocultura no Pará; Identificar as principais diferenças entre a bovinocultura tradicional e a bovinocultura sob uma gestão empresarial; Caracterizar vantagens e desvantagens entre a bovinocultura tradicional e a bovinocultura sob uma gestão empresarial. O estudo foi do tipo exploratório e descritivo, do tipo documental e ainda pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Na pesquisa documental foram disponibilizados os relatórios da produção da fazenda dos anos de 2003, 2008, 2013 e 2015. A população escolhida foi o universo dos funcionários e o gestor/fazendeiro da fazenda Marupiara localizada no município de Paragominas no Estado do Pará. A coleta de dados foi feita por meio de questionário contendo perguntas abertas e fechadas, sendo a coleta feita diretamente aos funcionários e ao gestor/fazendeiro da fazenda pesquisada. Resultado: Foi possível perceber que, a quantidade produzida de gado aumentou de 21,061.0 para 32,879.0. O Rebanho empastado aumentou de 1,315 cabeças de gado para 1.913 cabeça de gado. Outro ponto muito importante foi a redução de 2003 para 2015 dos hectares utilizados, 589,59 hectares para 482,53 hectares, sendo que o número de cabeça de gados aumentou de 348 para 1752 cabeça de gados. Portanto, é notório que a gestão empresarial aplicado a Bovinocultura além de praticar a sustentabilidade aumenta os rendimentos e lucros do produtor rural.Item A gestão da informação na tomada das decisões gerenciais: estudo de caso na companhia de habitação do estado do Pará - Cohab/PA(2015) Souza, Adriana Conceição Lisbôa de; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar como a Companhia de Habitação do Estado do Pará - COHAB realiza a gestão da informação na tomada de decisões gerenciais, identificando possíveis fragilidades gerenciais que podem dificultar a política habitacional no Estado do Pará. Tendo como objetivos específicos: descrever o perfil dos gestores, analisar a gestão da informação, o método de disseminação da informação, a forma de armazenamento/guarda das informações e ainda identificar o processo de tomada de decisão gerencial. No que se refere à metodologia aplicada trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa utilizado, quanto aos meios, foram bibliográficos, documental e de campo. O universo da amostra constitui 18 (dezoito) sujeitos que desempenham o cargo de gestão na Companhia, tendo como instrumento para a coleta de dados o questionário aplicado através de entrevistas. As análises de dados foram tratadas estatisticamente através do Pacote Estatístico SPSS 19.0, e na analítica o teste Qui-quadrado. Realizadas as análises necessárias, percebe-se que os sistemas de informação, disponibilizados pela Companhia, não são explorados em toda sua capacidade e as conclusões levantadas no estudo auxiliarão no sentido de contribuir para melhoria da gestão da informação na tomada de decisões gerenciais na COHAB/PA.Item A gestão da política de assistência social no municipio de Bugaru(2013) Costa, Vanilza da Silva; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.A presente pesquisa analisa a Gestão da Assistência Social no Município de Bujaru, no período de 2009 à 2011, de forma crítica, evidenciando os avanços, as dificuldades e os desafios, enfrentados pelo órgão de assistência social – SEMTEPS – Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social. Que foi criada para coordenar as políticas sociais e consolidar o tripé: Conselho, Plano e Fundo como partes de um todo, denominado de Sistema Único de Assistência Social, integrado e indissociável, fundamental para a qualidade da gestão e operacionalização dos serviços socioassistenciais. Considerando que no Plano Municipal de Assistência Social de 2011/2012 e suas modificações, observou-se que as ações relativas à assistência social em Bujaru, de modo geral, apresentaram-se tímidas, com base nos limites previstos na LOAS. Pois, embora não seja esta uma dificuldade específica, o reconhecimento do Município enquanto lócus das políticas sociais ainda não acontece de forma sistemática. E, para compreender esta realidade local, por meio de observações, visitas e análises bibliográficas foi necessário resgatar um pouco do histórico da assistência social no Brasil, seus princípios e diretrizes, regulamentadas pela LOAS, e, como esta política em constante inovação e evolução se efetiva, também, em Portugal.Item A gestão de academias de atividades do Bairro da Pedreira em Belém-Pará-Brasil(2017) Carvalho, Ronaldo Margalho; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O presente estudo teve como objetivo geral analisar como é feita a gestão das academias de atividades físicas de Belém. E como objetivos específicos verificar de que forma ocorre a gestão das academias de atividades físicas no bairro da Pedreira, todas registradas no Conselho Regional de Educação Física – CREF 18; quantificar o número de clientes e de academias de atividades físicas de Belém nestes bairros. O estudo foi do tipo exploratório e descritivo e teve como população o universo dos gestores das academias de ginástica registradas no CREF 18 localizadas nos bairros da Pedreira. Resultados: Como resultados, entendemos por destacar, que 77% das academias funcionam dentro de um período entre 3 e 5 anos; quanto ao número de funcionários, pode-se destacar o fato das academias possuírem até 5 funcionários e outras com mais de 30 funcionários, todas indicando 20%; 37% das academias atendem uma média de 200 a 300 clientes; sobre a equipe multiprofissional o destaque foi que 80% das academias não possuem nutricionistas; na arguição sobre a função de gestor, 67% dos gestores possuem o conceito de ser gestor é administrar e 64% dos gestores estão na função de coordenar. Desta forma, é sobremodo relevante assinalar, que estes gestores ainda necessitam aprimorar não apenas as competências de um gestor mais também conhecer as práticas gerenciais.Item Gestão de pessoas e tecnologia da informação: um estudo com as pequenas, médias e grandes empresas do ramo comercial na Cidade de Santarém – Pará(2014) Spínola, Alexandre Waimer; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Esta pesquisa teve como objetivo geral traçar o perfil de utilização da Tecnologia da Informação nos processos de Gestão de Pessoas em empresas comerciais do Pequeno, Médio e Grande Porte na cidade de Santarém - Pará, e como objetivos específicos, identificar quais as tarefas relacionadas à gestão de pessoas podem ser geridas com a Tecnologia da Informação em empresas comerciais, verificar a existência de softwares no mercado que abrangem as tarefas da gestão de pessoas e observar quais os processos de Gestão de Pessoas priorizados pela empresa ao investir em TI. A metodologia de pesquisa que se utilizou foi a descritiva, por meio de estudo de campo e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos confirmaram que as empresas de Grande Porte utilizam a Tecnologia da Informação em todas as tarefas da Gestão de Pessoas, enquanto que as de Pequeno e Médio Porte focam principalmente nos processos de recompensa e monitoramento, além de utilizar a Tecnologia da Informação existente para tomar decisões voltadas para a área de Recursos Humanos.Item Gestão de processos de ativação e recuperação com o uso das tecnologias nas empresas de Telecom, direcionada a usuários finais, sediado na região oeste do Estado do Pará(2013) Silva, Juarez Benedito; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.O estudo realizado abriu discursão sobre a gestão de processos de ativação e recuperação e o conhecimento dos gestores desses processos relacionados com o uso das tecnologias. A análise objetivou observar a qualidade no atendimento das empresas de Telecom aos clientes da região Oeste do Pará, foi observado as estratégias empregadas por essas empresas para que seus serviços pudessem se tornar mais viáveis, certamente que o compromisso e responsabilidade dos gestores das empresas de Telecom tem sido bastante árdua, as problemáticas geográficas da região em estudo são muitas. Um dos problemas impactantes é a via de acesso da cidade mãe até as cidades vizinhas, depende de barcos, lanchas, balsas ou via terrestre; as adversidades são inúmeras e podem modificar comportamento e forma estratégica de se trabalhar nos processos analisados, inclusive em tempos de chuva a situação fica mais comprometedora aos técnicos de ativação e recuperação. Percebe que esses fatores alteram resultados estipulados pelas empresas, isso faz com que os gestores repensem e refaçam suas estratégias nos dois processos. O trabalho avaliou a estratégia usada pelos gestores de TI (Tecnologia da Informação) ou gestores geral das empresas usuárias para melhor atender sua clientela interna, e conseguir discernir as práticas dos serviços Telecom, melhorando o diálogo com os gestores Telecom, aumentando a qualidade e satisfação de seus clientes internos, tendo um equilíbrio de conhecimento nos conceitos tecnológicos.Item A gestão do comercio ambulante no município de Belém do Pará(2016) Costa, Solangelo Fonseca da; Pinto, Ricardo Figueiredo, orient.Este estudo teve como objetivo geral analisar de que forma é feita a gestão do comércio ambulante no complexo da Praça da República na ótica dos comerciantes do complexo e como objetivos específicos verificar o perfil dos comerciantes em relação ao gênero, faixa etária, número de empregados, tempo de trabalho na praça e produtos comercializados, e identificar os pontos positivos e negativos do comércio ambulante por parte da Prefeitura Municipal de Belém. O estudo foi do tipo exploratório e descritivo, a população foi de 696 comerciantes e a amostra foi de 185 comerciantes. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista utilizando-se um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Observou-se como principais resultados 51% dos comerciantes é do gênero feminino, 72% dos entrevistados estão na faixa etária entre 20 a 55 anos de idade, o comércio emprega diretamente 2 a 10 empregos (21%). 20% dos produtos comercializados não são produtos pensados inicialmente para serem comercializados. Várias são as queixas dos comerciantes sobre a atuação da PMB que vão desde a falta de segurança a falta de uma efetiva fiscalização. Conclui-se que o comércio ambulante investigado é de suma importância para o município de Belém em relação a vários aspectos como para o turismo local, porém requer também que a prefeitura local faça uma ampla avaliação da gestão deste comércio visando um melhor atendimento ao público frequentador do complexo e uma melhor qualidade de trabalho dos comerciantes.