Cadernos de Sociomuseologia nº 25 (2006) : XIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cadernos de Sociomuseologia nº 25 (2006) : XIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias por assunto "GESTÃO DA QUALIDADE"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A colecção do IPQ e o público(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Pais, ReginaReflexão sobre o Museu do IPQ e sobre a parceria que teve lugar com o Instituto Piaget tendo por base a ideia que todos os colaboradores do IPQ deveriam ter formação em Qualidade. Nesse sentido foi preparada formação interna sobre qualidade aos colaboradores cujas funções não estavam directamente ligadas com os sistemas de qualidade, tendo sido envolvidos como formadores os especialistas do IPQ que operavam na área.Item Gestão da qualidade em museus(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Pires, António RamosAs técnicas e métodos de controlo e gestão da qualidade, inicialmente desenvolvidas na indústria, têm vindo a encontrar novas áreas de aplicação, intervenção e desenvolvimento. Estes novos desenvolvimentos devem fazer-se através de uma adequação cuidada dos conceitos a estas novas realidades. Transposições simples acarretam mais problemas do que contributos para soluções. Constituindo os museus uma destas áreas, pretendemos introduzir alguns conceitos essenciais e abrir perspectivas de interpretações de conceitos, requisitos e critérios de avaliação. Os modelos básicos de gestão da qualidade são sumariamente apresentados e caracterizados, sendo também identificadas algumas áreas típicas de dificuldades.Item A qualidade em museus: problemática a esclarecer(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Victor, IsabelEm resposta ao repto antes enunciado e pensando no caso concreto dos museus, a problemática a esclarecer neste estudo prende-se com a questão de saber como romper com o modelo instituído de avaliação, manifestamente desadequado para captar a complexidade de estratégias, evidências, resultados e visões que informam a realidade museológica contemporânea nas suas múltiplas vocações e missões.Item A qualidade em organizações de serviços na área social : implementação de sistemas de gestão da qualidade em lares para idosos : experiências e reflexões(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Antunes, Maria da Glória; Pires, António RamosAs experiências apresentadas constituem exemplos de aplicação de metodologias da qualidade a sectores de actividade com pouco histórico. Em termos mais particulares, estas experiências podem ajudar a encontrar formas similares de aplicação em sectores com poucos recursos, como são os museus, nomeadamente através da formação conjunta e da implementação colaborativa.Item Qu’est-ce que la qualité au juste?(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Mayrand, Pierre; Rogado, LuisaThe quality/reputation of a museum was essentially connected to the personality of the curator, to its affiliation with a social group, to the works on display which are recognized as being exceptional and to the impressive magnificence of the building’s façade. The museological institution did not question itself, being impermeable to the movements of society: It consecrated its own image. The question of evaluation was not posed. The reputation/quality of the museum, taken under its much wider acceptance, is shared when it is about a renowned museum whether for its historical past or innovation. Sometimes it acts on the two aspects. That occurs essentially by the research calculated between its functions of entertainment and knowledge. The museum today simultaneously enchants and informs.