Mestrado em Neuropsicologia Aplicada
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Neuropsicologia Aplicada por assunto "ATENÇÃO"
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação da atenção com provas informatizadas versus convencionais em populações clínica e saudável: Uma revisão sistemática(2021) Pires, Ana Rita da Silva; Oliveira, Jorge, orient.A atenção é uma das funções cognitivas mais básicas da nossa cognição. Diversas patologias afetam a capacidade atencional, bem como o envelhecimento saudável. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho foi analisar o estado de arte referente à avaliação da atenção, em patologias degenerativas e não degenerativas, bem como em população saudável. Pretendeu-se também verificar quais as alternativas informatizadas em relação às provas de atenção convencionais, analisar quais as provas de atenção com mais efeitos de aprendizagem e qual a metodologia de avaliação mais suscetível aos efeitos de aprendizagem. Esta revisão sistemática integra 33 estudos, dos quais foi possível aferir que 21 provas são informatizadas e oito são convencionais. 11 artigos avaliam a atenção em patologias não degenerativas, 11 avaliam a atenção em patologias degenerativas e 11 artigos utilizam como amostra população saudável. Adicionalmente, foram identificados oito estudos que analisam os efeitos de aprendizagem das provas. Não foi possível concluir quais as provas de atenção mais adequadas para as patologias aqui abordadas. Quanto aos efeitos de aprendizagem, foi observado que a maioria dos testes apresentam estes efeitos de uma forma mais significativa entre as duas primeiras aplicações, independentemente do tempo decorrido entre elas, diminuindo em aplicações subsequentes.Item Avaliação da Atenção com recurso ao Teste da Galeria Virtual(2018) Holmes, Daniel Pedro William; Oliveira, Jorge, orient.O presente estudo tem como objetivo específico avaliar o desempenho de participantes com idade superior a 60 anos, na realização da prova da Galeria Virtual de forma a poder ser feita uma comparação relativamente à prova Color Trail Test, d2, FAB (Frontal Assessment Battery) e MoCA (Montreal Cognitive Assessment) a fim de se comprovar se esta prova é um bom preditor da avaliação do constructo da Atenção e permitir aferir a sua validade convergente. A Galeria Virtual é uma prova em ambiente virtual que avalia o contructo da Atenção, originalmente integrada na bateria sistémica de Lisboa 2.0. Esta prova consiste na apresentação de três sequências de quadros distintos em que o participante inicialmente tem de encontrar as diferenças entre dois quadros apresentados lado a lado. Existem sete diferenças entre os dois quadros apresentados. O segundo conjunto de quadros consiste em um quadro central que é dividido em várias partes, em que o sujeito tem de clicar na figura de fora e na figura de dentro, de modo a esta desaparecer. No terceiro conjunto de quadros, os participantes têm de encontrar cinco figuras destacadas nos quadros que estão demonstrados em cima. A amostra é constituída por 27 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 92 anos, com uma média de 76. Através da análise dos resultados é possivel concluir que existe uma correlação entre as provas do Color Trail Test e as provas da Galeria Virtual, significando que esta tem uma avaliação mais executiva.Item Estudo das qualidades psicométricas do Teste de Atenção BQ(2022) Lage, Catarina Coelho; Oliveira, Jorge, orient.A Atenção Seletiva permite-nos fazer a seleção entre estímulos relevantes e estímulos irrelevantes ou distrações. O objetivo do presente estudo consiste na compreensão das qualidades psicométricas, nomeadamente, a validade convergente, divergente, concorrente e a fiabilidade do teste bq, uma adaptação informatizada do teste d2, que tem como objetivo avaliar a atenção seletiva de um indivíduo. A amostra é constituída por 34 participantes, com uma média de idades de 39,15 anos (DP= 12,2). Foi aplicado um conjunto de provas neuropsicológicas, nomeadamente, o teste Montreal Cognitive Assessment (MoCA), o teste d2, o teste bq, o questionário Beck Depression Inventary - II (BDI-II) e o questionário de usabilidade, de forma a compreender como os indivíduos classificam a experiência com os testes d2 e bq. Os resultados obtidos no estudo vão ao encontro dos objetivos, quer para as validades convergente, divergente e concorrente, como a consistência interna do teste bq, com um α de Cronbach excelente para 4 dos 9 parâmetros avaliados. Assim, verificou-se que o teste bq é eficaz, sendo necessário em estudos futuros, uma amostra mais heterogénea e a analise de outras medidas psicométricas como a estabilidade temporal.Item Estudo piloto de validação do Programa de Estimulação da Atenção - PEA - como promotor do sucesso atencional em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal(2021) Pereira, Rafael António da Silva; Oliveira, Jorge, orient.Esta investigação pretende verificar o impacto da aplicação do Programa de Estimulação na Atenção – PEA, na capacidade atencional, numa amostra piloto, em crianças do Ensino Básico, com idades compreendidas entre 7 e 10 anos, durante 6 semanas. Para tal verificação, o PEA foi aplicado à amostra mencionada sendo previamente avaliados com o teste de Atenção d2 e da Tartaruga da Ilha e também após a aplicação do treino com o PEA sendo possível verificar os dados comparativos. Algumas das crianças que constituem a amostra estão diagnosticadas como PHDA e outras indicadas pelos seus pais e professores como desatentas e com dificuldades de concentração. Os resultados revelaram, na amostra piloto reduzida, que antes da aplicação do PEA, com a aplicação do teste d2, a amostra evidenciou resultados no total global em média no percentil 15. Com a avaliação do Teste Tartaruga da Ilha na prova de atenção simples (AS) em média as crianças tendem para o valor mediano obtido no percentil 25; na atenção complexa (AC1) em média os alunos apresentam resultados próximos do percentil 25 e na segunda prova de atenção complexa (AC2) os resultados médios tendem para o percentil 20. Verificou-se, assim, que o PEA pode constituir um instrumento de intervenção cognitiva com potencial sucesso em crianças com diagnóstico de PHDA ou indicadas como desatentas, desconcentradas e desorganizadas..Item Informatização de uma versão modificada do teste de atenção d2(2019) Lopes, Beatriz Veloso Marreiros; Lopes, Paulo Jorge Ferreira, orient.A atenção consiste num domínio cognitivo fundamental para a funcionalidade e adaptação do sujeito. Estudos na área da Neuropsicologia referem que este construto se encontra frequentemente afetado pelas perturbações neurológicas e psiquiátricas congénitas e adquiridas e ressaltam a importância da avaliação e intervenção neuropsicológica adequada, registando-se um investimento crescente nas soluções tecnológicas, que têm vindo a comprovar cada vez mais a sua utilidade para cumprir este propósito. Este estudo exploratório teve como principal objetivo a elaboração de uma prova informatizada para avaliação da Atenção Seletiva, com o nome bq, baseada no Teste de Atenção Seletiva d2, já validado para o efeito e análise das suas propriedades psicométricas. A amostra é constituída por participantes saudáveis de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 20 e os 48 anos. Os participantes realizaram o teste MoCA, bq e d2 e responderam a um Questionário de Usabilidade para classificar a sua experiência. Os resultados principais desta investigação apontam para a existência de consistência interna em 6 dos 9 parâmetros da prova e valores de consistência interna satisfatórios. Neste sentido, o teste bq mostra-se eficaz para avaliar a maioria dos parâmetros, sendo necessário, futuramente, analisar com mais detalhe e com uma amostra mais heterogénea outras propriedades psicométricas como a validade convergente, divergente e a estabilidade temporal.