Doutoramento em Educação
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Percorrer Doutoramento em Educação por assunto "APOIO EDUCATIVO"
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Item Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental que têm currículo específico individual na perspetiva dos atores intervenientes no seu processo educativo: um estudo de caso múltiplo(2015) Coelho, Fernanda Maria da Silva; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.A escola inclusiva implica a existência de equipas de trabalho multidisciplinares. O psicólogo escolar é imprescindível nestas equipas, mas nem sempre os professores podem contar com a sua colaboração mesmo nos casos de maior complexidade. Este estudo analisa as funções e tarefas do psicólogo percecionadas como necessárias nos processos educativos de alunos que têm Currículo Específico Individual, devido a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, do ponto de vista dos diretores das escolas, psicólogos, diretores de turma, professores de educação especial, assistentes operacionais e encarregados de educação. Nesta investigação de natureza qualitativa, que abrangeu trinta e seis sujeitos, utilizam-se como instrumentos de recolha de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Concluiu-se que: a inclusão destes alunos implica estratégias que promovam o seu desenvolvimento, que passa pela interação com os seus pares; no que diz respeito a esta investigação, estes alunos desenvolvem grande parte do seu currículo fora da turma a que pertencem; o enquadramento legislativo que dá suporte à inclusão é insuficiente relativamente às funções e tarefas dos psicólogos para o processo inclusivo destes alunos; a inexistência de um número adequado de psicólogos na escola e o vínculo não duradouro destes com o local de trabalho constituem as condicionantes à inclusão mais referidas pelos entrevistados, o que não permite que as funções e tarefas percecionadas como necessárias sejam desenvolvidas. Estas são: a colaboração do psicólogo nas reuniões de conselho de turma e com todos os intervenientes no processo destes alunos; o acompanhamento da sua avaliação; tal como a do aluno, com regularidade; a participação nas tomadas de decisão relacionadas com o seu percurso; orientação à família e outros elementos para que os alunos possam rentabilizar-se as capacidades evidenciadas; o desenvolvimento de competências específicas; o estabelecimento de interações com diferentes setores da comunidade, de modo a facilitar a elaboração do Plano Individual de Transição e posterior encaminhamento para a vida pós-laboral.Item Serviços educativos e formação de utilizadores em bibliotecas públicas e na Biblioteca Municipal de Gondomar: um estudo de caso(2016) Sousa, Carla Cândida Marques da Costa Bandeira de; Lage, Maria Otília Pereira, orient.A presente investigação centra-se na problemática dos serviços educativos e da formação de utilizadores nas bibliotecas públicas portuguesas pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Nesse enquadramento, faz-se uma revisão da literatura a nível nacional e internacional que permitiu o aprofundamento de linhas de investigação e o estabelecimento de novas bases e perspetivas de trabalho. Desenvolve-se uma reflexão a nível educativo, sociológico e histórico no campo das bibliotecas públicas, fazendo referência, para além de vários tópicos, à cultura organizacional, à gestão da qualidade, ao marketing, à multiculturalidade, à diversidade e atualidade de públicos e suas problemáticas específicas. O papel das novas tecnologias da informação e comunicação é também necessariamente abordado e integrado no âmbito da leitura pública. Ao nível das metodologias de pesquisa selecionadas optou-se por uma integração de metodologias qualitativas e quantitativas. A segunda parte da tese foca-se num estudo de caso desenvolvido a partir da Biblioteca Municipal de Gondomar. Reconhecendo, por fim, a atual pertinência, interesse social e relevância educacional do tema estudado, faz-se uma necessária reflexão crítica sobre os constrangimentos encontrados, as potencialidades detetadas e os desafios futuros percecionados, inclusive quanto ao prosseguimento de novos estudos académicos nas áreas de investigação em Educação, Informação e Bibliotecas.Item As unidades especializadas : a sua importância no processo de inclusão de alunos com multideficiência(2013) Ferreira, Paula Cristina Santos; Pinto, Isabel Maria Pereira, orient.O trabalho de investigação que aqui apresentamos tem como domínio central o estudo das Unidades Especializadas no processo de inclusão dos alunos com multideficiência. A sua inclusão na escola regular coloca, a todos os envolvidos no seu processo de ensino, grandes desafios e dificuldades, não só consequência das suas caraterísticas e necessidades, mas também devido à falta ou escassa reestruturação das escolas, que não estão fisicamente e humanamente preparadas para receber plenamente estes alunos. Assim, procuramos investigar «quais os fatores envolvidos no desenvolvimento de práticas inclusivas nas Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência. Mediante um estudo quantitativo e descritivo objetivámos analisar as atitudes inclusivas nas Unidades face às necessidades educativas dos alunos com multideficiência, no qual participaram 60 indivíduos. Pela análise dos resultados, concluiu-se que os conceitos de multideficiência e inclusão não são universais e consensuais; que os docentes de educação especial são aqueles que dão mais importância aos fatores que promovem a inclusão dos alunos com multideficiência; que os mitos sobre a multideficiência e o processo de socialização foram considerados fatores que condicionam/dificultam este processo de inclusão; que os pais e assistentes operacionais são aqueles que consideram mais adequadas as infraestruturas, os recursos humanos e materiais das Unidades.Item Violência doméstica e envolvimento parental na escola : perspetivas de mães e filhos(2017) Rodrigues, Miguel Oliveira; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Os impactos negativos causados pela violência doméstica contra a mulher, pelo seu companheiro masculino, são uma realidade conhecida e comprovada, a nível da vitimação, na maioria dos estudos, que se debruçam sobre este fenómeno. Os impactos podem afetar vários domínios da vida destas mulheres, incluindo as suas capacidades parentais, como, por exemplo, o seu envolvimento no processo educativo dos filhos. O nosso objetivo será o de analisar o impacto da vitimação da mulher vítima de violência conjugal, no seu envolvimento parental na escola dos filhos, e respetivas consequências nos comportamentos e desempenho escolar do filho, no contexto social português. Para tal, utilizamos uma abordagem metodológica quantitativa, envolvendo uma amostra de 700 indivíduos, correspondendo a 350 mulheres vítimas de violência doméstica e 350 crianças e jovens, filhos destas vítimas, sendo 50 de cada NUTS II, abrangendo todo o país. A recolha de dados inclui um questionário, o qual comporta os dados intrafamiliares e sociodemográficos, contexto familiar, contexto do crime e suas envolvências, contextos comportamentais e escolares dos filhos e a avaliação do envolvimento parental na escola da mulher vítima. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos evidenciam que as mulheres vítimas de violência doméstica apresentam melhores avaliações de envolvimento parental na escola, que os seus filhos percecionam sobre si, em todas as dimensões deste envolvimento. As vítimas que apresentam melhores avaliações de envolvimento parental na escola são as mais jovens, que possuem apenas um filho e que trabalham, que são independentes economicamente, que foram vitimizadas durante menos tempo e sem consequências físicas, cujo agressor foi efetivamente preso, e que não mantêm coabitação pós-crime. Relativamente aos filhos destas vítimas, estas apresentam, maioritariamente, impactos negativos ao nível dos seus comportamentos quotidianos e escolares pós-crime, particularmente mais deprimidos e/ou agressivos. Neste contexto, mais de metade destes filhos apresenta um quadro de retenções no seu percurso escolar, com uma média cinco vezes superior quando comparado com a média nacional. Observamos igualmente uma relação direta entre os filhos, que são também vítimas deste crime, que costumam intervir no decorrer do mesmo e que não são sinalizados à CPCJ quando vítimas diretas ou indiretas, com impactos negativos nos seus comportamentos e desempenhos escolares.