Mestrado em Turismo
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Turismo por assunto "ACCESSIBILITY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Turismo inclusivo : a acessibilidade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico(2022) Rebelo, Sandra Filipa Castro Da Fonseca; Patuleia, Mafalda, orient.A acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida, aplicada ao turismo, é de difícil concretização e não deve ser vista de forma absoluta, mas como uma preocupação de tornar os serviços turísticos mais acessíveis e centrados nas necessidades específicas e individuais das pessoas enquanto turistas, devendo as entidades nacionais e regionais adotarem boas práticas, de modo a construir um turismo de todos, para todos. Neste estudo foi utilizado o método Delphi, um método qualitativo que pretende reunir, junto de peritos da área do turismo, um conjunto de conhecimentos sobre um determinado tópico. Assim sendo, tendo em conta estas características, definiu-se um painel de membros, de doze especialistas. Foram definidos como objetivos, analisar a competitividade de um destino para pessoas com mobilidade reduzida, analisar se Lisboa é atrativa e inclusiva tendo em conta as infraestruturas, serviços, hospitalidade, atrações turísticas e acessibilidades, de forma a responder ao objetivo geral - verificar a acessibilidade e atratividade da cidade de Lisboa enquanto destino turístico. Esta metodologia qualitativa foi especificada e apoiada com uma metodologia quantitativa, onde através de uma análise de conteúdos e dos dados estatísticos recolhidos nas entrevistas, delimitou-se, após um grau de concordância entre os especialistas determinadas características e elementos fundamentais a ter em conta para a acessibilidade de Lisboa para pessoas com mobilidade reduzida que influencia a sua competitividade com outros destinos turísticos. Os resultados obtidos no estudo demonstram que os fatores e recursos de Lisboa são cada vez mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida. Concluiu-se que o entretenimento, as infraestruturas gerais e de turismo, os alojamentos, as várias atividades e os recursos culturais e a qualidade dos serviços, são as que apresentam uma maior acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ao contrário do marketing de um destino, das acessibilidades e dos recursos naturais.