Cogitur : Journal of Tourism Studies
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Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies por assunto "CASE STUDIES"
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Item Avaliação dos sítios dos hotéis de 4 e 5 estrelas da cidade de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-07) Filipe, P. G.; Nunes, R. M.; Costa, A. F. R.; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO uso da internet é cada vez mais comum. A inovação neste ramo da tecnologia é vertiginosa surgindo, dia após dia, novos componentes, com novas características. A internet teve o crescimento mais rápido da história e a sua taxa de penetração não se compara com a de qualquer outro meio de comunicação. Paralelamente a esta evolução ocorre a evolução dos mercados e o mercado turístico não é excepção, sendo o crescimento da importância do comércio electrónico através da internet, um dos factores dessa evolução. Também para a hotelaria os sítios são hoje em dia uma importante ferramenta de promoção e vendas. Neste artigo, elaborado no âmbito da unidade curricular de Gestão Hoteleira, do 1º Ciclo em Turismo, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é apresentada uma avaliação dos sítios dos hotéis de 4 e 5 estrelas, da cidade de Lisboa realizada através de um modelo de observação directa concebido pelos Autores. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de os hotéis estudados melhorarem a performance dos respectivos sítios de forma a melhor explorarem as potencialidades destes, enquanto uma ferramenta de marketing.Item Determinants of portuguese wine & enotourism consumer behaviour(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-07) Serra, Elisabete Magalhães; Vieira, José M. Carvalho; Spawton, Tony; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesThis study tries to understand what needs to be done to improve value perceptions and wine usage (1) Change the Portuguese wine and enotourism industry profile to adjust to huge competitive marketplace because it is still production-based; more sales than marketing oriented and the market data are less important then production and sales ones; (2) Enhance strongly the relationship between the wine and enotourism company and final consumers by “management synergies”; high “innovativeness to market” ;“marketing research” and by an effective brand strategy. In this line, this paper provides an overview about strategic factors that determine the Portuguese wine and enotourism decision making process. The results of this research enable the essential features of a consumer profile of purchase and consumption to be obtained with respect to: (1) the structure of attributes - intrinsic and extrinsic - that Portuguese still wine consumers best recognise and value in determining its quality, (2) the motivational structures that encourage and guide them in their decision making process when purchasing and consuming wine and enotourism services, (3) the anticipated effect of interaction between different situations of consumption with different price bands.Item Direcção Hoteleira em Equipa com o USALI e o BSC – para uma gestão mais eficaz e eficiente(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Lamelas, José; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNum ambiente muito competitivo, incerto, muito complexo, a passagem do líder único para a direcção em equipa de competências complementares é considerada uma evolução que muito contribui para a inovação, motivação, bom clima organizacional e melhoria da eficácia e eficiência. O objectivo desta investigação é averiguar se há ou não relação entre o modelo da co-liderança e a melhoria da eficácia e da eficiência, nas empresas da hotelaria portuguesa. Para isso, utilizámos 1723 inquéritos, mais entrevistas, análise estatística (da satisfação dos clientes e da performance económico-financeira) e análise de casos de co-liderança. Os resultados da pesquisa confirmam que quanto mais vincado é o modelo de co-direcção, melhor a eficácia e a eficiência. As variáveis co-liderança e GOP estão ambas fortemente correlacionadas entre si e com outros importantes indicadores de eficácia operacional como Clima Organizacional, Motivação Laboral e Satisfação dos Clientes.Item Ensino Pós-Graduado de Turismo nos EUA : uma experiência portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Ribeiro, Nuno F.; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente artigo baseia-se numa intervenção do autor feita no âmbito do “Seminário sobre as Relações do Ensino Superior e da Investigação Científica com as Actividades Turísticas”, que decorreu na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Junho de 2008, subordinada ao tema do ensino pós-graduado em turismo, de alunos portugueses nos EUA. Tendo como ponto de partida a experiência pessoal do autor, o artigo aborda o sistema de ensino pós-graduado em turismo dos EUA, comparando-o com o português, com particular relevo para os diferentes percursos académicos, e efectuando a destrinça entre os dois principais tipos de instituições de ensino de turismo norte-americanas. O artigo aborda ainda as relações entre as instituições de ensino superior em turismo nos EUA e os organismos e empresas turísticas nomeadamente ao nível da pesquisa cientifica.Item Estratégias de marketing para o enoturismo português(Edições Universitárias Lusófonas, 2010-07) Pina, António José da Silva; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO enoturismo, nas principais regiões vitivinícolas mundiais, é um produto turístico em franca expansão apresentando elevadas taxas de crescimento anual. A literatura existente sobre esta temática identifica as motivações e as razões do crescimento da procura numa actividade em os investimentos são elevados e na maioria dos casos totalmente privados. Portugal tem potencial no enoturismo, comparável à França e aos Estados Unidos da América, ainda está longe do patamar já alcançado pelas principais regiões vitivinícolas mundiais. Face às tendências actuais muito terá que ser feito em planeamento e organização da actividade de modo a construir uma oferta turística integrada compósita e sustentável. O presente artigo visa contribuir para o debate sobre as melhorias a introduzir no enoturismo em Portugal.Item Exemplo de empreendedorismo no ensino de Turismo : trabalho realizado por uma aluna do Mestrado na cadeira de Empreendedorismo e Liderança da Universidade Lusófona ; Albergue Hostel em Peniche ''West Coast Hostel''(Edições Universitárias Lusófonas, 2008-01) Matos, Pedro; Saraiva, Susana; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNo âmbito da cadeira de Empreendedorismo e Liderança, leccionada no Mestrado de Turismo da Universidade Lusófona, o trabalho final consiste em cada aluno apresentar um exemplo prático de sua iniciativa, no lançamento de um projceto turístico, de acordo com os objectivos e conteúdos programáticos da cadeira. Como refere o Prof. Abranja no seu artigo, “os pequenos empreendimentos que transitam do sonho para o mercado são fundamentais para o desenvolvimento económico e social de qualquer região.” Poderia seleccionar outros trabalhos, mas este tem todos os ingredientes de ser um exemplo para todos quanto queiram ser empreendedores e tomar a sua paixão realidade. O facto desta proposta de empreendedorismo ser localizada fora da Grande Lisboa, reafirma a vocação do Ensino Superior de Turismo em ter uma dimensão nacional, adequada ao espírito lusófono que se pretende incutir nos alunos. Outra razão desta escolha, é a de ser um projecto de pequena dimensão, na sua fase inicial e acessível para que os seus sonhos e paixões, factores essenciais para que um projecto de empreendedorismo tenha bases sustentadas para alcançar o êxito empresarial.Item RENT–A–CAR(Edições Universitárias Lusófonas, 2009-01) Pinheiro, António; Santos, José Faria; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA relativamente escassa bibliografia disponível sobre o tema “rent-acar” e a falta de conhecimento neste domínio, quer entre operadores turísticos, estudantes e público em geral, proporciona uma boa oportunidade para se divulgarem algumas reflexões sobre este sector, realçando a sua história e a sua importância económica na actividade turística. Referem-se ainda neste artigo alguns dados estatísticos sobre grupos de viaturas disponíveis e sobre preços em vigor actualmente em Portugal, bem como um breve enquadramento legislativo que suporta esta actividade. Este artigo é uma síntese de um trabalho mais vasto apresentado no âmbito da unidade curricular “Sistemas de Transportes Turísticos” no decurso do corrente ano lectivo.