Mestrado em Gestão de Empresas
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Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por assunto "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"
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Item Gestão Pública : Avaliação da gestão de Projetos/programas educacionais, um Estudo no Município de Portel - Pará(2015) Gomes, Danielle Pereira; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.A administração pública vem buscando ao logo dos anos aprimorar a qualidade dos serviços, visando alcançar sua missão precípua de melhor atender as necessidades demandadas da sociedade. A metodologia adotada consiste na pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa através da aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas. A coleta dos dados deu-se pela consulta bibliográfica e de campo do tipo exploratório descritivo, tendo como amostra o universo da população sendo 12 coordenadores e dois diretores de programas educacionais desenvolvidos no município. Identificou-se nos resultados obtidos que não existem avaliadores específicos para o sistema em geral e os avaliadores existentes não se sentem preparados e nem sempre são encorajados a construírem, em conjunto, tanto o instrumento de avaliação, como sua respectiva periodicidade. Uma das propostas apresentadas seria a criação de cargo direcionado especificamente para avaliação dos programas/projetos, seja a nível federal, estadual ou municipal, com o objetivo de diagnosticar os déficits apresentados durante a execução do mesmo, para posteriormente apresentar proposta para alcançar os superávits no município. Conclui-se que as proposta apresentadas no final do trabalho provavelmente contribuirão para futuros pesquisadores que tiverem interesse na mesma área e assim apresentar novas propostas ao serviço público pesquisado.Item Outsourcing e a perceção da satisfação do consumidor nos serviços alimentares : estudo de caso da Escola de Dança e da Escola de Música do Conservatório Nacional(2016) Dias, Sónia Cristina Goes; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.Cada vez há mais empresas que procuram a satisfação do seu consumidor, por esse motivo centram os seus recursos no core-business da produção e descentralizam os restantes serviços através de um processo de subcontratação – o outsourcing. Neste estudo pretende-se averiguar o nível de satisfação dos consumidores públicos com um dos setores abrangido pela ferramenta estratégica do “outsourcing”, os serviços de cantinas escolares. Ou seja, apurar a satisfação dos alunos com a empresa que serve refeições diariamente; assim como os principais motivos da sua satisfação/insatisfação. Para este efeito, procedeu-se a uma revisão de literatura que passa pelos temas: “outsourcing”, satisfação do consumidor e serviços alimentares. Posteriormente os alunos utentes de um refeitório foram submetidos a um inquérito de satisfação, constituindo uma amostra de 193 alunos. Este estudo revela que a maioria dos alunos não está satisfeito com o serviço alimentar. As principais fontes de descontentamento vêm do sabor e da aparência da refeição que lhes é servida. A direção da escola que gere o refeitório também está descontente com o tipo de alimentação a que os seus alunos (atletas) estão sujeitos. Além disso, as reclamações que chegam a esta direção são solucionadas a longo-prazo, verificando-se um certo desmazelo da empresa.