ECATI - Dissertações de Mestrado
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Percorrer ECATI - Dissertações de Mestrado por assunto "ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA"
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Item Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel(2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.Item Propositadamente incoerente:estudo das adaptações dos videojogos para o cinema(2016) Wassermann, Jacopo; Luz, Filipe Costa, orient.No enquadramento de três disciplinas de referência (estudos cinematográficos, game studies e adaptation studies), a proposta de investigação aqui apresentada tem como objetivo principal esboçar uma abordagem de estudo às adaptações dos videojogos para o cinema, obras liminais que receberam escassa atenção académica. O problema que se coloca neste trabalho é analisar como as adaptações dos videojogos para o cinema podem alterar a nossa compreensão dos dois media em questão, pois um conjunto de factores industriais, tecnológicos e estéticos responsáveis pela sua criação remetem para as fronteiras cada vez mais frágeis entre narrativa “fechada” e interação “em aberto.” Será apropriado distinguir entre espectador e jogador com base na passividade do primeiro, por oposição à actividade da segundo? A arbitrariedade e o agenciamento conferidos ao videojogador são verdadeiramente antitéticos à construção de uma narrativa fílmica? O realismo é uma prerrogativa do cinema, ou poderá caracterizar os videojogos, também? Estas questões tornam-se relevantes no enquadramento teórico do cinema, dos videojogos e da própria adaptação, obrigando a redefinir algumas das suas assunções fundamentais. De igual modo, esta redefinição teórica poderá eventualmente informar uma nova abordagem à adaptação dos videojogos para o cinema em termos de escrita, produção e realização.