Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde
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Percorrer Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde por assunto "ADAPTAÇÃO ESCOLAR"
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Item Competências socioemocionais, coping, bem-estar e adaptação ao Ensino Superior(2020) Silva, Cátia Santos; Ferreira, Maria José Pereira, orient.As competências socioemocionais podem ser definidas como a forma funcional e a capacidade que um indivíduo tem de responder às mais variadas circunstâncias. O termo Socioemocional tem sido utilizado num número crescente de estudos, mais especificamente nas áreas da educação e do desenvolvimento, no entanto, grande parte destes estudos não operacionaliza o conceito, embora se tenham proposto a medir dimensões desta temática (Cardoso, 2017). Este facto tem levado assim, a que esta dimensão seja medida e avaliada de diversas formas. É importante constatar que a utilização destas competências pode influenciar de forma positiva a adaptação do estudante ao ensino superior e os seus níveis de bem-estar psicológico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo explorar as relações entre as competências socioemocionais, avaliadas através da tomada de perspetiva, preocupação empática, desconforto pessoal e autocontrolo, a adaptação ao ensino superior, as estratégias de coping e o bem-estar psicológico. Nesta investigação participaram 86 estudantes do 1º ano de licenciatura da Universidade Lusófona do Porto, inscritos nos cursos de Psicologia, Serviço Social e Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. As idades dos participantes encontram-se compreendidas entre os 18 e os 30 anos. A recolha de dados foi realizada de forma presencial e contou com um inquérito com os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Escala de Bem-Estar Psicológico (EBEP) (Ryff, 1989); Índice de Reatividade Interpessoal (IRI) (Davis, 1980); Questionário de Vivências Académicas versão reduzida (QVA-r) (Almeida, Ferreira & Soares, 1999); Brief Cope (BCOP) (Carver, 1997); e Escala de Autocontrolo (EAC-VR). Os resultados indicaram que há uma associação significativa positiva entre as competências socioemocionais relacionadas com a autoperceção, estratégias de coping adaptativo e autocontrolo e a adaptação ao ensino superior e o bem-estar psicológico. As mesmas variáveis revelaram também serem preditores da adaptação ao ensino superior e de níveis mais elevados de bem-estar psicológico. Os resultados demonstraram ainda que não há diferenças significativas do curso no conjunto das variáveis socioemocionais. São apresentadas limitações da presente investigação relacionadas com a amostra, o tipo de curso escolhido e os instrumentos utilizados, e são discutidas orientações para futuros estudos relacionados com a temática tão ampla que são as Competências Socioemocionais.