Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde por assunto "ADAPTIVE BEHAVIOUR"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A qualidade da relação professor-aluno em crianças com perturbação de espectro do autismo(2013) Guedes, Ana Patrícia Henriques; Baptista, Joana Isabel Soares, orient.Diversos estudos têm vindo a alertar para a importância da qualidade da relação que a criança estabelece com o professor, salientando o seu papel no desenvolvimento adaptado da criança em diversos domínios, nomeadamente sócio-emocional e académico. De acordo com esses estudos, a qualidade daquela relação parece ser influenciada por diferentes factores, desde características da criança às dos contextos. Deste modo, o presente estudo visou analisar a qualidade da relação professor-aluno, numa amostra de crianças com uma Perturbação do Espectro do Autismo, assim como explorar o papel determinante de características da criança, da família, do professor e do contexto escolar. A análise da qualidade desta relação numa amostra de crianças com PEA revela-se fundamental, ao se considerar o exigente perfil comportamental das mesmas. A amostra foi constituída por 30 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, bem como os respectivos pais e os professores. Os resultados obtidos revelaram associações significativas entre a qualidade da relação professor-aluno, avaliado pelo professor, e a idade e o comportamento adaptativo da criança, avaliado pela mãe. Aliado a isto, também o suporte social na família, percepcionado quer pela mãe quer pelo pai, demonstrou estar significativamente associado com a qualidade da relação professor-aluno. A idade da criança, o comportamento adaptativo e o suporte social revelaram-se como preditores individuais da qualidade da relação professor-aluno. Não se observaram, porém, associações significativas entre a qualidade desta relação e características individuais do professor e do contexto escolar.