Doutoramento em Artes dos Media
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Percorrer Doutoramento em Artes dos Media por assunto "COMMUNICATION"
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Item Casas regionais em Lisboa : lugares de cultura popular tradicional portuguesa(2022) Esteves, Luís Carlos Pereira; Damásio, Manuel José, orient.Casas Regionais em Lisboa são um fenómeno de estruturas associativas, sem fins lucrativos, do século XX, resultante dos fluxos migratórios das aldeias para a cidade, em busca de melhores condições de vida. No plano de trabalhos consta a recolha, produção e análise de informação com recurso ao método qualitativo e às técnicas de abordagem etnográfica: observação participante, entrevistas semiestruturadas e produção de documentário. Sentido de conhecer e perceber o objeto de estudo, passando pela história, missão, seus valores e, consequentemente, pelas atitudes e perceções dos seus representantes. Composição, por meio de uma perspetiva multidisciplinar, que assume fatores de identidade e memória, contributo para o património histórico e cultural na unidade material e imaterial. Os resultados mostram e apontam para a importância e reconhecimento destes lugares de cultura popular tradicional portuguesa. O migrante como Ser intermédio, com tudo o que isso implica de enriquecimento e cosmovisão do mundo, matéria revista na construção do filme ‘Chieira’. Processo vivenciado pelo sujeito-documentarista-pesquisador que busca intensificar a relação entre a prática da realização documentária, a produtividade da experiência das pessoas filmadas e a reflexão sobre esse fazer. Imagens (re)criadas dos atores regionalistas e suas expressões de raiz popular na capital. Experimento do género cinematográfico e da captação da realidade, ideia narrativa para contar uma reflexão do contemporâneo.Item Das imagens de orientação à desorientação das imagens - uma constelação de sentido(2019) Espinheira, Luís Manuel Marques; Pereira, Fernando José, orient.Partimos da presença dominadora da imagem na sociedade contemporânea para refletir sobre a invisibilidade das suas operatividades. Sustentado na ideia de constelação, na forma e metodologia, o desenvolvimento deste estudo segue as órbitas traçadas pelos conceitos da imagem: os problemas da distância e da divisão, da origem, da medialidade, da tecnologia, do espaço e do valor simbólico. Propomos pensar o sentido das imagens e a política de observador/observado que elas determinam. Argumentamos a impossibilidade de qualquer limitação histórica para uma origem das imagens, mas recorremos às origens para as pensar. Em Platão, localizamos uma fundação da filosofia ocidental e uma nascente desconfiança para com as imagens. Visitamos uma caverna mais longínqua e ancestral, onde a técnica de pedra e as imagens conduzidas pela mão inauguram o humano na divisão. O sujeito dá o primeiro passo, irrompendo do processo — irreversível e copiosamente repetido — da transcendência do corpo. Na morte, as imagens abrem o caminho da eternidade; nas trevas, elas redesenham pela semelhança uma nova posição, agora de ordem teológica. Com o título evocamos uma ideia de mapa e uma arqueologia, um caminho que afere o afastamento de uma origem na direção da técnica da ilusão, do desejo das máquinas óticas e da química para a fixação do transitório. Com Agamben, situamos a contemporaneidade das imagens fora do contemporâneo, a dialética de Benjamin trespassa o espaço e o tempo e Heidegger oferece-nos a ontologia do mundo como Imagem. O espaço aglutina, é na ideologia tecnológica da globalização que definimos contentor e conteúdo. É nele que, sob a égide da ligação, vamos encontrar as novas imagens da desorientação.Item Sound design for film: liberating from image, seducing surrender(2022) Novack, David William; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.Sound Design for film is a subject of increasing critical studies in recent decades. Michel Chion’s foundational theories provide strong frameworks for discussing film sound, however most of his work and the work of others have theorized sound in constricted paradigms rooted in image theory, greatly limiting the discourse around the functions of sound in film. This doctorate thesis is a work of artistic research by a film sound practitioner and posits a path to liberate sound design from image first by critically examining sound theory, then articulating sound functions with broader cinematic, linguistic and philosophical writings. We then create an artistic output that sheds light on specific functions of sound design that are not well explained by existing theory, and interrogate those functions via statistically-based content analysis. With these functions established, we turn to Genette’s narrative discourse as a possible avenue for establishing a rhetorical construction for sound design as a direct means of communication, and we apply an extrapolated model to an analysis of Todd Haynes’ Velvet Goldmine. In conclusion, we find that sound subverts image paradigms altogether via a hybrid engagement we call surrender, and offers the listener-viewer a path, beyond representation, to experience.