Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 12 - 2018 (Vol. 56) : Questões contemporâneas da Sociomuseologia
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 12 - 2018 (Vol. 56) : Questões contemporâneas da Sociomuseologia por assunto "PATRIMÓNIO CULTURAL"
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Item O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural(Lusofona University, 2018) Janeirinho, Luísa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.Item Diálogos entre a Capoeira e a Museologia Social(Lusofona University, 2018) Santos, Suzy da Silva; Silva, Roseane Maria da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem como objetivo expor e refletir os possíveis diálogos que podem ser estabelecidos entre a Museologia Social, ou Museologia Afro-brasileira, e a Capoeira, que tem como objetivo fortalecer o processo histórico de resistência desta/deste arte, dança, luta, jogo, esporte e cultura, agregando-se à luta de vários Mestres/as de Capoeira pelo reconhecimento, valorização e promoção desse importante Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, ou seja, é um posicionamento estratégico que possui uma concepção ampliada de Museu, compreendendo que este existe a partir do momento em que o grupo inicia um processo de autoreflexão sobre suas práticas, as compreende como um patrimônio cultural vivo e dinâmico e passa a relacionar estas práticas com os aspectos da cadeia operatória da museologia, desenvolvendo-os em seu âmbito. Dessa forma, o Museu e a Museologia são compreendidos como ferramentas que contribuem com a preservação e valorização das memórias, histórias e do acervo cultural da Capoeira. Esse processo de preservação de memórias e práticas tem o potencial de contribuir, finalmente, para a formulação e promoção de políticas públicas de valorização e fomento desta prática cultural.