Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 12 - 2018 (Vol. 56) : Questões contemporâneas da Sociomuseologia

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    Prospecções sobre a relação entre as comunidades do bairro Reis Católicos (Alcalá de Henares, Madrid) e seus bens arqueológicos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Saladino, Alejandra; Castillo-Mena, Alicia
    Ideias convergentes sobre temáticas de interesses em comum levaram-nos a iniciar alguns estudos em conjunto. Essas pesquisas enfocam as estratégias de gestão arqueológica em cidades ibero-americanas declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO e ainda as relações entre o patrimônio cultural e as comunidades nos mais distintos contextos urbanos. Este artigo está dedicado a um deles. Resulta de um ensaio, uma experiência-piloto realizada nas etapas finais do projeto I+D “La Dimensión Arqueológica en ciudades Patrimonio Mundial: avances para la gestión patrimonial en Alcalá de Henares, Puebla y La Habana”. Tencionávamos reunir dados sobre a relação entre as comunidades que habitam o bairro periférico de Reis Católicos e os bens culturais nesse contexto, especificamente as ruínas musealizadas da cidade romana de Complutum, para pautas de comportamento para a estruturação de um projeto futuro. Objetivamos com este artigo apresentar os resultados das pesquisas de campo, realizadas em novembro de 2015 e junho de 2016, quando experimentamos duas metodologias distintas, nomeadamente a observação assistemática e a deriva. Os resultados alcançados sugerem que o o sítio arqueológico musealizado faz parte do cotidiano dos vizinhos, membros de uma vizinhança cambiante, marcada atualmente pelos seus traços multiculturais e pela ressonância com outros marcos de memória existentes no bairro.
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    Diálogos entre a Capoeira e a Museologia Social
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Santos, Suzy da Silva
    O presente artigo tem como objetivo expor e refletir os possíveis diálogos que podem ser estabelecidos entre a Museologia Social, ou Museologia Afro-brasileira, e a Capoeira, que tem como objetivo fortalecer o processo histórico de resistência desta/deste arte, dança, luta, jogo, esporte e cultura, agregando-se à luta de vários Mestres/as de Capoeira pelo reconhecimento, valorização e promoção desse importante Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, ou seja, é um posicionamento estratégico que possui uma concepção ampliada de Museu, compreendendo que este existe a partir do momento em que o grupo inicia um processo de autoreflexão sobre suas práticas, as compreende como um patrimônio cultural vivo e dinâmico e passa a relacionar estas práticas com os aspectos da cadeia operatória da museologia, desenvolvendo-os em seu âmbito. Dessa forma, o Museu e a Museologia são compreendidos como ferramentas que contribuem com a preservação e valorização das memórias, histórias e do acervo cultural da Capoeira. Esse processo de preservação de memórias e práticas tem o potencial de contribuir, finalmente, para a formulação e promoção de políticas públicas de valorização e fomento desta prática cultural.
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    Os museus virtuais: conceito e configurações
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Henriques, Rosali Maria Nunes
    Como qualquer instituição do século XXI, os museus também buscam levar ao seu público informações sobre o conteúdo do seu acervo e sobre as atividades culturais desenvolvidas em seu espaço. O uso da internet como meio de divulgação e comunicação possibilitou aos museus uma interação maior com o público - frequentador ou não de museus. Mas o que são museus virtuais? O que os diferencia dos sites de museus? Este artigo se debruça sobre a configuração dos museus virtuais, discutindo o seu conceito com base em autores que trabalharam o tema. Além disso, apresenta dois exemplos de museus virtuais: o Projeto Portinari e o MUVA.
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    O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Janeirinho, Luísa
    A importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.
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    Consideraciones en torno a las leyes que protegen el patrimonio cultural en Cuba
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Valdés Millán, Ana
    A definição das leis que protegem património cultural em Cuba data das primeiras décadas do século XX, durante o período da República neocolonial, com a implementação de decretos e leis restritivas a determinadas dimensões do património, com ênfase no ambiente da capital, até à inclusão na Constituição de 1940 de disposições relativas à proteção do património da nação, constituindo este um passo em frente naquilo em que à sua instrumentalização jurídica se refere, refletindo além disso a maturidade do sentido de pertença e do esforço de ativistas e instituições defensoras do acervo cultural cubano. A maneira pela qual as disposições foram implementadas, decretos e leis que protegem o patrimônio da nação durante a República neocolonial, com pontos fortes e fracos, constituiu uma expressão de consolidação e reafirmação da identidade; do fortalecimento de uma consciência sobre o significado do papel da cultura como processo de construção coletiva e como um mecanismo de defesa do legado histórico que progressivamente foram formando um conjunto de experiências, com as quais o governo revolucionário fundado em 1959 para projetar a politica cultural em geral e o corpo legislativo para a proteção do patrimônio da nação em particular.