Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Dificuldades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva e Metodologias Didáticas Tridimensionais(2019) Bernardes, Bruna Filipa Gonçalves; Vasconcelos, Maria Constança, orient.A Geometria Descritiva tem vindo a ser nomeada como uma disciplina, onde os alunos têm sérias dificuldades de aprendizagem. Em função deste mesmo facto, este trabalho pretende refletir a respeito das adversidades no ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva A. Para isso foi necessário explorar os diferentes possíveis fatores que impedem os professores de fazer um bom ensino da disciplina, assim como as diversas possíveis causas que impedem os alunos de aprender a mesma. Tendo em conta a falta de materiais didáticos auxiliares concretos em sala de aula, este trabalho pretende, também, observar quais as vantagens do uso desses materiais e se eles têm algum impacto significativo na aprendizagem dos alunos.Item A importância do método para a formação do aluno do século XXI(2020) Ruivo, Pedro Manuel de Almeida Rocha; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.A presente dissertação, de natureza exploratória, procura responder à questão de como pode um método por projeto em Educação Visual contribuir para o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil Dos Alunos À Saída Da Escolaridade Obrigatória. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade de Trabalho de médio prazo (segundo e terceiro período). Com base no estudo da literatura sobre metodologia e ensino das artes e as dificuldades da formação para a cidadania, considerou-se importante desenvolver com os alunos um trabalho de projeto, de modo a desenvolver as competências sociais e humanas, de acordo com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual por forma a desenvolver a sua criatividade, autonomia e reflexão em cooperação com o outro. Entendemos que, na atualidade, é muito importante que o ensino das artes contribua mais significativamente na formação dos jovens nas dimensões intelectual, humana e promoção da sua participação ativa na resolução de problemas. O método aplicado procura desenvolver aquelas dimensões e proporcionar um pensar a arte e os seus processos de criação. Consideramos que o estudo permitiu identificar benefícios no processo de trabalho nos resultados alcançados, bem como compreender os contextos do seu desenvolvimento.