Mestrado em Gestão Aeronáutica
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Percorrer Mestrado em Gestão Aeronáutica por assunto "AIRLINES"
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Item Análise comparativa do modelo de negócio das companhias aéreas legacy vs low-cost : um estudo empírico aplicado à TAP Air Portugal e Easyjet(2019) Rocha, Diogo João Pereira; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo analisar o modelo de negócio das companhias aéreas legacy e low-cost, desde as várias componentes que compõem a estrutura base das mesmas (gestão das aeronaves, tripulações, etc.), até às principais vertentes que regem o setor do transporte aéreo internacional (procura, oferta, concorrência, entre outros), aplicando como principal fonte de dados e informação, os resultados auferidos pela TAP Air Portugal e easyJet. Em termos da metodologia implementada, esta baseia-se essencialmente na aplicação de entrevistas (a dois profissionais do setor aeronáutico) e questionários (dando a conhecer a importância dada a certos fatores de escolha ao voar em determinada companhia aérea, do ponto de vista do passageiro comum), complementando a investigação com a utilização de ferramentas como o Estudo de Caso, a Análise Estatística e a Análise das Hipóteses Concorrentes. Relativamente à sua planificação, esta dissertação encontra-se delineada em oito capítulos, em que o primeiro se encontra dedicado à parte introdutória da mesma, do segundo ao quinto capítulo, é feita a revisão do estado da arte abordando tópicos relacionados com a gestão e estrutura de uma companhia aérea, a diferença entre os dois modelos de negócio abordados, a análise da regulação económica no transporte aéreo, entre outros. Os últimos três capítulos, abordam a metodologia de investigação utilizada, a análise dos dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente. Após a resolução do estudo, os principais resultados obtidos reiteram um possível equilíbrio (e até uma aproximação) entre os dois modelos de negócio abordados, num futuro próximo, sendo que a probabilidade de sucesso de determinada companhia aérea encontra-se bastante associada à capacidade da mesma em fornecer um serviço que possua o maior benefício em termos de qualidade vs preço, para o passageiro, mantendo os padrões de segurança o mais alto possível.Item O binómio novas tecnologias e segurança aeroportuária na melhoria das experiências dos passageiros : um estudo empírico aplicado ao aeroporto Humberto Delgado(2021) Moreira, Diana Alexandra da Veiga; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O setor do transporte aéreo durante estes últimos anos tem crescido de uma forma gradual e cada vez mais rápido. Os aeroportos e as novas companhias aéreas enfrentam cada vez mais novos desafios dos quais serão necessários planos estratégicos para antecipar os riscos, sendo que o mercado é imprevisível e está sempre a mudar. Atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida quotidiana, no entanto o impacto da tecnologia na indústria da aviação é notável e está mudando o conceito tradicional sobre os procedimentos das companhias aéreas (por exemplo, check-in, portões de embarque, certas facilidades no espaço aeroportuário), enquanto alguns aeroportos e companhias aéreas estão interessados em melhorar um negócio inteligente para entender a necessidade do cliente e também envolve os passageiros / clientes para esses processos de inovação. Contudo o principal objetivo deste trabalho de investigação visa compreender as novas perspetivas de como um passageiro poderá experienciar as novas tendências tecnológicas nos aeroportos sem qualquer tipo de barreiras e como estas poderão ser benéficas ao utilizarem diferentes tecnologias para obter uma melhor experiência a partir que chegam ao aeroporto até ao embarque, por outro lado, como o aeroporto no que diz respeito ao seu sistema de segurança pode se adaptar a estas novas tecnologias? Sendo assim, o estudo em si engloba certas ferramentas metodológicas tais como entrevista, questionário e estudo de caso. Os resultados esperados no desenvolvimento desta investigação, consistem principalmente em identificar as principais variáveis ou fatores que estão relacionadas com a satisfação dos passageiros relativamente aos novos sistemas tecnológicos existentes no Aeroporto Humberto Delgado. Seguidamente, analisar qualificar e quantificar a avaliação dos inquiridos e opinião dos entrevistados, perceber qual será a visão do aeroporto nos próximos anos, ou seja, quais as novas tendências tecnológicas que irão emergir e modificar a visão dos aeroportos. Em suma, o desenvolvimento desta dissertação acresce valor no mundo académico lusófono, tem um contributo para comunidade científica, principalmente na área da Aeronáutica, sendo uma temática atual e que principalmente irá dar mais valia na tomada de decisão dos utilizadores.Item Desenvolvimento do programa passageiro frequente como estratégia de fidelização : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2017) Mariano, Belchior das Neves Lino Fragata; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho tem como objetivo apurar a realidade da companhia aérea de Bandeira em relação a sua prestação de serviço para com os clientes, ou seja, o grau de satisfação que os passageiros sentem da companhia aérea. Não tendo nenhuma rota em especial, o presente estudo visa apurar a frequência com que os passageiros voam pela TAAG e apurar também o grau de fidelização e confiança pelos serviços prestados pela mesma. Para melhor esclarecimento e perceção daquilo que é um estudo de caso sobre o passageiro frequente como estratégia de fidelização, achou-se por bem elaborar um survey para aplicação de uma entrevista e aplicação de questionários aos passageiros no sentido de vermos esclarecidas algumas questões pertinentes relacionadas com o grau de satisfação daqueles que utilizam os serviços TAAG. Com este estudo será possível termos uma perceção daquilo que pensam os passageiros sobre os produtos e serviços prestados pela companhia no sentido de no futuro podermos fazer algumas sugestões de melhoria, como por exemplo, muitos clientes provavelmente não sabem que podem acumular milhas, mesmo viajando frequentemente, é uma informação que nem sempre lhes é passada. O presente estudo foi pertinente para a melhoria da tomada da decisão, devido às lacunas identificadas perante a averiguação dos passageiros face à problemática.Item A motivação na escolha de operadora de serviço completo : um estudo empírico aplicado à Tap Air Portugal(2021) Sequeira, Emerson Jorge Lopes do Rosário; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Este trabalho teve como objetivo analisar os fatores que têm vindo a influenciar os passageiros que viajam nas Operadoras de Serviço Completo, no caso em concreto, na TAP Air Portugal. O forte crescimento das Operadoras de Baixo Custo, apresentando um novo modelo de negócio, trouxe uma dinâmica no negócio da aviação, “alertando” a OSC (operadora de serviço completo) numa possível mudança de atitude tanto para com o passageiro bem como para a própria operadora em salvaguardar a sua permanência no mercado minimizando os impactos negativos. Este estudo também pode ser justificado pelo facto de a TAP utilizar o Aeroporto de Lisboa como o seu Hub, numa estratégia que tem sido um sucesso, oferecendo aos passageiros dos voos de longo curso uma alternativa de ligação para os seus voos domésticos. Estas ligações desde que sejam feitas na mesma operadora oferecem maior comodidade aos passageiros e a preços competitivos. Esta mudança de atitude no modelo de negócio por parte das operadoras tradicionais tem vindo a trazer um crescimento do tráfego nos aeroportos, pressionando o crescimento e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, até mesmo na construção de novas infraestruturas. Na presente investigação utilizou-se um estudo de caso com a aplicação de um questionário. Os resultados foram promissores indo ao encontro da Revisão da Literatura e contribuem para a melhoria da tomada de decisão empresarial de modo a aplicarem políticas ajustadas aos interesses das necessidades dos passageiros, criando valor. De todo não se pode esquecer do ordenamento territorial, a necessidade da regulação adequada às exigências, para que haja um crescimento sustentável e equilibrado de acordo com os modelos de negócio.Item O planeamento e gestão da rota aérea Maputo-Lisboa-Maputo: um caso empírico aplicado à LAM – Linhas Aéreas de Moçambique(2020) Fortes, Leandra Madeira Nery; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo que tem como objetivo o planeamento e a gestão da rota Maputo-Lisboa através da análise de fatores que influenciam na sua conceção e no setor do transporte aéreo, desde a análise externa ou da envolvente do seu mercado (a análise PESTEL) e análise interna, que concerne a parte da avaliação dos concorrentes, passando pela análise SWOT(pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) e traçando estratégias de forma a atrair os passageiros, melhorar os serviços e lidar com as adversidades que surgirem ao longo do processo de modo a manter a rota. O presente trabalho tem também como objetivo, fornecer um estudo completo e preciso que auxilie os profissionais no setor aeronáutico, principalmente os funcionários que desempenham funções no departamento comercial, mas também aos estudantes académicos, a terem uma noção geral dos procedimentos e fatores que regem o planeamento de uma rota aérea, além do fornecer informações pertinentes em termos de apoio no processo de tomada de decisões. A metodologia aplicada nesta dissertação foram o estudo de caso e entrevista semiestruturada, porque permite ao pesquisador aprofundar mais o conhecimento sobre determinada entidade e extrair informações que possibilitam um trabalho bastante rico e espera-se como resultado um crescimento de três porcento no transporte de passageiros e maior quota no seu hub principal. A dissertação encontra-se organizada por oito capítulos, em que o primeiro se dedica a parte introdutória do mesmo, no segundo capítulo é feita a revisão da literatura abordando tópicos relacionados ao marketing, especificamente ao planeamento de uma rota aérea, como o a análise do meio envolvente geral e específico, análise SWOT e objetivos de marketing, baseado no modelo de Kotler. Os últimos dois capítulos abordam a metodologia de investigação utilizada, análise de dados recolhidos mediante a pesquisa implementada e as principais conclusões retiradas, respetivamente.Item Processo de licenciamento de operadores aéreos em Portugal: um estudo empírico(2018) Guigá, Calpeche Chandracant; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Este projeto reflete a pesquisa que foi desenvolvida no âmbito de Licenciamento de Operadores Aéreos em Portugal. Com a respetiva pesquisa “limitada” que foi efetuada no ponto de vista geral, pode considerar-se que o processo é muito extenso. Por sua vez, resume-se, que são exigidos vários requisitos pela entidade reguladora e que alguns dos mesmos podiam ser corrigidos e criados de uma forma mais confiante, criando um manual de licenciamento de operadores aéreos de uma forma que seja legal, eficaz e segura. Por isso o autor com este trabalho visa analisar, avaliar os pontos mais essenciais em relação à licença dos operadores aéreos, principalmente, os requisitos obrigatórios para a obtenção do certificado de operador aéreo (COA), como é feito o pedido de licença de exploração, ou seja, resumidamente, qual é o processo e as normas que uma companhia tem de desenvolver e respeitar antes e após de obter o Certificado de Operador Aéreo (COA), incluindo a licença de exploração. Sendo que o principal objetivo é analisar, avaliar e propor as principais ferramentas para a criação de uma companhia aérea. Inicialmente fala-se sobre a introdução do projeto e sobre a revisão da literatura. Dentro desta fala-se sobre a Regulamentação da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional), da entidade reguladora ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) e dos regulamentos europeus relativos ao processo de licenciamento de operadores aéreos, ou seja, como obter o COA e como manter o mesmo no mercado aeronáutico, incluindo também a licença de exploração. Por sua vez, foram encontrados pelo autor, vários regulamentos e documentos, que podem ser apresentados e utilizados para a realização deste projeto.