Mestrado em Gestão Aeronáutica
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Percorrer Mestrado em Gestão Aeronáutica por assunto "ANGOLA"
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Item Uma análise ao processo de Certificação de Operadores Aéreos em Angola: um estudo empírico(2021) Alves, João Manuel Bravo; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.Esta dissertação de Mestrado é um estudo que tem como finalidade analisar, compreender e exemplificar o processo de certificação de um operador aéreo (COA) em Angola, por intermédio da inquirição dos diplomas legais usados na matéria e a sua conformidade com as recomendações e normas da ICAO. Para execução da mesma foi usada a metodologia qualitativa para atingir os objetivos definido, através da inquirição dos diplomas disponíveis e entrevistas realizadas a personalidades que já estiveram em contacto com o processo foi possível identificar que a AC-12-001B é o principal diploma usado na matéria e se encontra em conformidade com as recomendações internacionais. A indagação também tem como objetivo ser um estudo auxiliar para os profissionais, estudantes e empresários que desempenham ou tenham intenção de desempenhar funções na aérea aeronáutica visto que o mesmo estudo se demonstra capaz de descrever a complexidade documental e operacional aquando do pedido de emissão de um COA. Com o culminar do trabalho conseguiu-se atingir os objetivos da investigação propostas onde é possível verificar que na matéria de certificação Angola cumpre os preceitos internacionais registados nos Doc da ICAO 9626 e 8335 e de legislação interna o decreto lei 217/16, os NTA e a AC-12-001B.Item Desenvolvimento do programa passageiro frequente como estratégia de fidelização : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2017) Mariano, Belchior das Neves Lino Fragata; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.O presente trabalho tem como objetivo apurar a realidade da companhia aérea de Bandeira em relação a sua prestação de serviço para com os clientes, ou seja, o grau de satisfação que os passageiros sentem da companhia aérea. Não tendo nenhuma rota em especial, o presente estudo visa apurar a frequência com que os passageiros voam pela TAAG e apurar também o grau de fidelização e confiança pelos serviços prestados pela mesma. Para melhor esclarecimento e perceção daquilo que é um estudo de caso sobre o passageiro frequente como estratégia de fidelização, achou-se por bem elaborar um survey para aplicação de uma entrevista e aplicação de questionários aos passageiros no sentido de vermos esclarecidas algumas questões pertinentes relacionadas com o grau de satisfação daqueles que utilizam os serviços TAAG. Com este estudo será possível termos uma perceção daquilo que pensam os passageiros sobre os produtos e serviços prestados pela companhia no sentido de no futuro podermos fazer algumas sugestões de melhoria, como por exemplo, muitos clientes provavelmente não sabem que podem acumular milhas, mesmo viajando frequentemente, é uma informação que nem sempre lhes é passada. O presente estudo foi pertinente para a melhoria da tomada da decisão, devido às lacunas identificadas perante a averiguação dos passageiros face à problemática.Item A gestão de frota num operador aéreo : um estudo empírico aplicado à TAAG - Linhas Aéreas de Angola(2019) Valente, Jorge Manuel Augusto; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Na aviação comercial a questão da gestão da frota condiciona as decisões estratégicas e obriga as companhias aéreas a pensar e repensar qual é a sua performance. A resposta passa por fazer-se uma identificação correta do mercado em que se atua, alinhada com o core business da companhia aérea e com a Operação. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a gestão de frota na TAAG - Linhas Aéreas de Angola, é eficiente e vai ao encontro das necessidades do Mercado e dos Clientes. O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A escolha da frota para longo curso, B777 e para o médio curso B737NG foi apropriada pois, em termos de especificações e performance, estas aeronaves apresentavam padrões aceitáveis para a indústria reduzindo custos e contribuindo para melhoria performance/qualidade passageiro da TAAG. No entanto, parece existir um caminho a percorrer, em relação à melhoria da Operação em setores curtos (voos de curta duração, domésticos).Item O processo de gestão de reclamações dos passageiros : o caso TAAG - Linhas Aéreas de Angola, em Portugal(2013) Dinis, Denilson Patrick dos Santos; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dos, orient.O presente trabalho tem por objetivo explorar os dados sobre o grau de satisfação e insatisfação dos passageiros TAAG - Linhas Aéreas de Angola (TAAG), na rota Lisboa - Luanda, a partir do Aeroporto da Portela, em Lisboa, 2013. Dado que, o estudo de caso qualitativo apresenta fundamentos que foram analisados usando a análise documental; as entrevistas; e o questionário de forma a responder às questões de partida e os objetivos traçados ao longo do trabalho. É evidente que, os resultados encontrados estão relacionados com as respostas obtidas quer nas entrevistas efetuadas e quer também nos questionários realizados junto dos passageiros. Note-se que, foi importante saber quais os mecanismos que a TAAG utilizava para gerir as reclamações dos passageiros e como efetuava o tratamento das questões. Efetivamente, muito dos dados não foram fornecidos devido ao facto de se tratar de dados confidenciais da empresa. Significa isto que, o estudo de caso sobre a companhia se consubstanciou em explorar e descrever todos estes métodos e teorias que foram apresentados pelos gestores relativamente aos passageiros. Em nosso entender, de forma a relacionar todos os dados foi preciso efetuar um estudo de caso de forma a permitir interpretar, descrever e analisar as questões de fundo com vista a saber qual o grau de satisfação e insatisfação do passageiro na rota e as políticas em curso da empresa para responder à procura dos passageiros (pax). Em suma, os resultados apresentados indicam que a análise de satisfação e gestão das reclamações dos passageiros TAAG é de todo aceitável, pelo que a companhia continua a levar a cabo uma política de melhoria dos seus serviços.Item Qualidade e satisfação como vantagem de fatores competitivos : o caso TAAG - linhas aéreas de Angola(2016) Serra, José Luis; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A qualidade percebida nos serviços encontra-se associada ao conhecimento sobre o cliente e o mercado, uma vez que quanto maior for este conhecimento maior a possibilidade de se encontrarem melhores soluções que visem a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequente aumento da competitividade por parte das empresas. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar de que forma a Qualidade e a Satisfação constituem fatores competitivos na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: A Qualidade e a Satisfação são dois fatores competitivos para a TAAG – Linhas Aéreas de Angola? O percurso metodológico adotado no presente trabalho, centra-se na pesquisa qualitativa, com a utilização do método da entrevista/ questionário e do caso de estudo. A dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais-valia. De um modo global, os objetivos foram alcançados na sua plenitude. A Qualidade e a Satisfação constituem fatores de competitividade na TAAG – Linhas Aéreas de Angola. No entanto, parece existir um longo caminho a percorrer de modo a se afirmarem na Estratégia Corporativa e contribuindo para a Excelência, não apenas em meras palavras de retórica, mas com resultados práticos e provas dadas.