Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ADOLESCENTS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar(2013) Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo; Marques, Inês Andrade, orient.O objetivo principal deste estudo é comprovar o impacto que as intervenções artísticas desenvolvidas por alunos no espaço escolar têm nesses mesmos alunos e na comunidade. De acordo com estes pressupostos encetou-se um conjunto de perguntas de partida: O espaço escolar é motivador para o aluno? O espaço escolar é realmente pensado e aproveitado para afirmar as necessidades de expressão, locomoção, motivação e interação dos jovens alunos com os seus pares e comunidade? Em que medida o ensino artístico ou as disciplinas artísticas dentro do espaço escolar podem contribuir nesse sentido, ao atuar sobre esse mesmo espaço? Adoptou-se uma metodologia qualitativa, optando-se por um estudo tipo estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na prática em contexto escolar com uma turma de 11º ano do Curso Geral de Artes Visuais, no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra. Os alunos trabalharam o corpo, a identidade e o espaço através de três projetos que foram pensados para uma abordagem gradual às questões do corpo e da identidade e para uma relação com o espaço progressivamente mais complexa. Tendo em conta o impacto que foi possível aferir através de entrevistas e questionários junto dos alunos envolvidos e de outros atores-chave neste contexto escolar, este estudo demonstrou a importância e a validade dos projetos acima referidos. Se para os alunos constituiu um processo importante no questionamento e afirmação da sua identidade, promoveu ao mesmo tempo um um sentimento de valorização benéfico no ambiente escolar, com consequências em toda a comunidade.