Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ALUNOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As aulas de artes visuais, o desenvolvimento individual e social do aluno e a construção de uma escola de valores(2017) Siopa, Tânia Catarina Matias; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A temática relacionada com valores humanos e questões de cidadania é incontornável no plano educativo. Neste sentido, foram dinamizadas estratégias teóricopráticas que fundamentaram a importância das artes visuais na construção de uma Escola (sociedade) de valores. Como resposta a uma problemática de desenvolvimento individual e social dos alunos nos domínios do saber (saber e saber fazer) e estar (ser e viver juntos), os alunos foram estimulados para uma consciencialização ao nível da expressividade nos domínios da disciplina de Educação Visual, por meio da realização de uma banda desenhada e ao nível atitudinal. Concebemos e incrementámos um projeto de investigação-ação (participativa), de natureza qualitativa, integrado na prática de ensino supervisionada com alunos do 8.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Os resultados da investigação-ação foram bastante positivos quanto à sensibilização temática de valores de respeito mútuo e de solidariedade no âmbito vivêncial e atitudinal assim como no âmbito reflexivo, criativo e interpretativo. Registámos o envolvimento empático dos alunos relativo à temática dos valores propostos, e ficaram expressas, em trabalhos executados em banda desenhada, os conceitos de igualdade e inclusão, de democracia e de justiça social. A sensibilização efetuada no sentido do respeito mútuo e na solidariedade gerou um ambiente agradável nas aulas de Educação Visual influenciando as aprendizagens dos alunos e o bom resultado final. O projeto implementado realçou, igualmente, as potencialidades no âmbito da articulação de conteúdos e do desenvolvimento das competências gerais e específicas da disciplina de Educação Visual, na articulação interdisciplinar e nas promissoras articulações dentro e fora do espaço escolar.