Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ART INSTALLATIONS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A instalação museológica virtual e o seu contributo na construção da identidade do adolescente. Um estudo de caso(2016) Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro; Marques, Inês Maria Andrade, orient.Nesta investigação pretende-se estudar em que medida a criação, o desenvolvimento, a compreensão e a apresentação pública de uma instalação museológica virtual pode contribuir para o reforço da autoestima e para o processo de construção de identidade de um grupo de adolescentes. Neste contexto, reconhece-se a importância da cultura visual dos alunos através de abordagens a objetos e histórias pessoais que têm como principal referência a música. Sendo um elemento determinante e unificador para este grupo de adolescentes, a música permite-lhes compreender com mais nitidez o seu passado, identificar-se com grupos mais vastos, afirmar-se perante os outros e enfrentar com segurança e confiança o presente. A experiência pedagógica realizou-se durante a lecionação de uma disciplina eminentemente tecnológica e pratica – Desenho assistido por Computador – no curso Profissional de Técnico de Design de Interiores e Exteriores do 2º ano de escolaridade. Além da aquisição das competências técnicas e tecnológicas inerentes ao programa da disciplina, procurou-se proporcionar aos alunos um percurso de descoberta pessoal e de afirmação identitária. A investigação foi realizada na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra com grupo de 12 alunos de idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, no ano letivo de 2012/2013. A abordagem metodológica é qualitativa e a investigação está estruturada com um estudo de caso. O projeto da Instalação Museológica Virtual contribuiu de forma positiva para a valorização da autoestima e formação da identidade, uma vez que se verificaram alterações positivas no comportamento deste grupo de aluno.