Mestrado em Comunicação nas Organizações
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Percorrer Mestrado em Comunicação nas Organizações por assunto "BRAZIL"
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Item O discurso de Bolsonaro sobre as mulheres : uma análise comparativa das revistas Veja e Visão(2020) Silva, Júlia Mendes da; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.Jair Messias Bolsonaro foi eleito 38.º Presidente do Brasil nas presidenciais brasileiras de 2018. Dividiu as opiniões dos brasileiros: uns acreditavam num Brasil melhor fora do comando do PT - Partido dos Trabalhadores e tinham a esperança que Bolsonaro pudesse fazêlo; outros acreditavam que qualquer pessoa com um discurso misógino, sexista, machista e antifeminista não poderia ocupar um cargo tão importante. As controversas declarações de Bolsonaro despertaram a atenção dos media de todo o mundo. Este estudo será diretamente focado na análise de peças jornalísticas em que o Presidente do Brasil profere algum discurso relacionado com as mulheres e/ou o feminino, publicadas em 2019, primeiro ano de mandato de Bolsonaro, nas revistas de informação geral (newsmagazines) com maior circulação no Brasil e em Portugal, a Veja e a Visão. A metodologia utilizada baseia-se na análise crítica do discurso, que se operacionaliza numa grelha de análise elaborada pela autora que assenta em dois pilares: o primeiro centrado nos eixos de mediatização e o segundo nas categorias temáticas.Item Rainbow youtube: uma análise de canais LGBT brasileiros(2019) Souza, Amanda Carolina Chaves de; Martins, Carla Isabel Agostinho, orient.Num contexto em que o espaço público é governado, predominantemente, pela heteronormatividade, trabalhar com questões LGBT e a sua crescente amplitude no ambiente online traz, aos tempos atuais, grande relevância e interesse social. Este é o tema e o enfoque da presente dissertação. Com base numa prévia contextualização histórica e conceitual, é estruturada e realizada uma análise empírica que tem como amostra três canais LGBT brasileiros disponíveis através do YouTube. Foram avaliados nove vídeos na tentativa de perceber as estratégias de comunicação e as representações do “universo arco-íris” no ciberespaço.Item Silêncio organizacional e gênero : analisando a percepção de mulheres e homens sobre a comunicação ascendente (e horizontal) em organizações no Brasil(2019) Muniz, Cauê Borges dos Reis; Jesuíno, Jorge Correia, orient.Estudos sobre os temas silêncio organizacional e gênero nas organizações são crescentes, dada a importância da qualidade da comunicação e das relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho. Entretanto, análises feitas de forma interligada sobre estes temas ainda são escassas, especialmente no Brasil, onde o enfoque neste debate mostra-se recente e pouco explorado. Este cenário provém a oportunidade de dar este novo passo, conciliando estas esferas em uma mesma investigação. Desta forma, este estudo vem examinar e debater os rótulos estabelecidos sobre o gênero como fator de influência na comunicação ascendente e horizontal dentro das organizações, positiva ou negativa, do ponto de vista de seus colaboradores abaixo dos níveis de gerência. Para tanto, apresenta-se um histórico da literatura de gênero e silêncio organizacional, visando estabelecer parâmetros investigativos, além de promover uma pesquisa empírica em duas etapas: quantitativa (prévia), por meio de um questionário com perguntas fechadas, proporcionando dados introdutórios, rápidos e superficiais; qualitativa (principal), recorrendo a entrevistas, buscando relatos aprofundados e possíveis padrões. Desta forma, foi possível identificar diferenças significativas entre homens e mulheres, mas apenas em alguns aspectos avaliativos, além de encontrar padrões de comportamento próprios de cada gênero. Entretanto, o mais notável foi a descoberta de que os participantes pouco creditam o gênero de suas chefias e de seus colegas como influenciadores nas relações interpessoais. Nas exceções em que isto de fato ocorreu, há em comum o fato de estarem inseridas em ambientes com predominância de um único gênero, seja masculino ou feminino. Estes resultados permitem agregar e atualizar conteúdos a ambos os temas, proporcionar novas referências e confrontar estereótipos decretados.