Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
A mostrar 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La contribución de la movilidad académica a la construcción de un espacio iberoamericano de educación superior(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Tiana Ferrer, Alejandro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoHigher education has undergone important changes in Ibero-American countries during the last three decades, affecting its quantitative dimension as well as its institutional diversity and including the expansion of the private sector at this level. Despite progress carried out in this period, some outstanding problems continue to appear. One of the decisions taken for giving a response to those challenges has been to reinforce the relationships among countries in the region, impelling initiatives of internationalization. The promotion of an Ibero-American Space of Knowledge by the Summit of Chiefs of State and Prime Ministers should be underlined from this point of view. One of its three pillars is represented by the higher education sector, whose reinforcement is expected to contribute to regional integration. One of the outstanding objectives in this field tends to establish closer links among higher education institutions. In this context, academic mobility, both of students and scholars / researchers, is aimed at doing a decisive contribution. Even if some interesting and promising initiatives have been already promoted, as for instance the Pablo Neruda Program, further steps should be taken in the coming future in that direction.Item Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Prestes, Emília Maria da Trindade; Jezine, Edineide; Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade.Item Diálogo sobre género : justicia, equidad y políticas de igualdad en educación superior (Brasil y España)(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Montané, Alejandra; Carvalho, Maria Eulina Pessoa deEl texto que presentamos surge de una relación personal y académica de dos investigadoras —una de una universidad del Nordeste de Brasil, una de las regiones más pobres del país, y otra de una universidad del Nordeste de España, una de las tradicionalmente consideradas más ricas del país— en torno a los temas de género, educación superior y justicia. Sin pretender, estrictamente, realizar un análisis comparativo, llevamos a cabo un intercambio de informaciones y reflexiones en torno a las políticas de igualdad de oportunidades en Brasil y España, así como reflexionamos sobre las principales preocupaciones relacionadas con: a) la presencia de mujeres y hombres en el contexto universitario, tanto del acceso, como de la distribución, como de las posibilidades de promoción académica; b) la producción de nuevas áreas de conocimiento vinculadas con el desarrollo de los estudios de género en el seno de la educación superior; c) las diversas concepciones de justicia que prevalecen en las políticas y los estudios de género. Estas reflexiones nos permitirán visualizar encuentros y desencuentros y profundizar el sentido de la desigualdad.Item Educação superior, gênero e gestão universitária em Honduras : entrevista com a professora Rutilia Calderón(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; Silva, Ana Paula Távora da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoHonduras, pequeno país de língua espanhola da América Central, tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes, de várias etnias, e uma história política conturbada. Sua posição geográfica no centro da América tem sido determinante importante do papel que teve e continua a ter no processo de desenvolvimento capitalista na região e nas crises e conflitos, por vezes armados, gerados por esse processo. Em 2009, após 29 anos de retorno à democracia representativa, Honduras viveu um golpe de Estado que tem polarizado a sociedade e repercutido negativamente em todas as dimensões da vida do país.Item O ensino superior : a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Castro, Alda Araújo; Neto, António Cabral; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEntre as atuais políticas para o ensino superior, a internacionalização desponta como uma estratégia importante para a inserção dos países no mundo globalizado quer seja pela perspectiva da solidariedade defendida pela UNESCO, quer seja pela tendência mercantilista propugnada pela Organização Mundial do Comércio. Este artigo se debruça sobre essa temática, analisando as principais características assumidas no processo de internacionalização da educação superior, com realce para a mobilidade estudantil, nas diversas regiões do mundo, explicitando como a América Latina e o Brasil, em particular, se inserem nesse processo. O artigo foi elaborado com base em revisão bibliográfica, análise documental e dados secundários. Os dados relativos à mobilidade estudantil foram disponibilizados pela UNESCO, nos Compêndios Mundiais da Educação concernentes aos anos de 2006 a 2010, e se referem às regiões receptoras e às que enviam estudantes para o estrangeiro. A análise dos dados permite concluir que as regiões que mais recebem estudantes, em processo de mobilidade, são aquelas onde os países são mais desenvolvidos e melhor inseridos na nova divisão mundial do trabalho. A América Latina se insere nesse processo de forma periférica sendo uma região com baixa recepção e elevado envio de estudantes para outras regiões do mundo, em especial para a região da América do Norte e da Europa Ocidental. Essa tendência, também, se confirma para o Brasil, embora esse país se destaque com um dos melhores resultados no continente, tendência que se consolida, pois recentemente, o país vem adotando estratégias para ampliar a sua inserção no processo de mobilidade estudantil, mediante a implantação de programas e da criação de universidades públicas que visam à integração regional.Item Inovações tecnológicas e a expansão do ensino superior no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Brennand, Edna G. de Góes; Brennand, Eládio de Góes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo trata do processo de inovação tecnológica e da expansão do ensino superior no Brasil. Sintetiza algumas questões que envolvem a aprendizagem humana e abordagens interdisciplinares que estão relacionadas com os processos de aquisição do conhecimento. Apresenta dados da expansão da educação superior e da criação da Universidade Aberta do Brasil, mostrando suas vinculações com o processo de convergência tecnológica. Busca, nos dados atuais sobre a educação superior brasileira, compreender como a educação mediada pelas tecnologias digitais (educação a distância) reestrutura formas de acesso de jovens e adultos ao mundo seletivo da cultura universitária.Item Más que abandono de estudios, trayectorias de reubicación universitaria : Aproximación comparada al caso español y portugués(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Villar Aguilés, Alícia; Vieira, Maria Manuel; Hernàndez i Dobon, Francesc J.; Almeida, Ana Nunes de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe implementation of the European Higher Education Area is coinciding with the current economic crisis, with important effects for universities. The university drop-out is one of the topics in the current debates about the university system efficiency, the achievement of excellence and the educational policies of accountability. In this paper we present results of research that explore this topic with a case study of the University of Valencia (Spain) and the University of Lisbon (Portugal). Through the results on drop-out reasons answered by the students, there seems to be a split between the university drop-out and the academic difficulty. In the second part of this article, we question the concept of dropout in their application to university and we propose a new conceptualization more in line with the reality studied.Item Los sujetos, la educación superior y los procesos de transición : aportaciones del enfoque biográfico(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Diniz, Adriana Valéria Santos; Cardenal de la Nuez, Maria Eugenia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThe present article has a double goal: first, it contextualizes the increasing legitimacy of biographical research in the current social, ideological and sociological context. Additionally, it supports, in a reflexive way –that is to say, critically– the use of the biographical methodology to analyze the transformations experienced by the Higher Education in Spain and in Latin America. Our purpose is not to develop an exhaustive examination of the situation of the University, but to point out some notable mutations that put in evidence the interest of a longitudinal and biographical perspective.Item A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso : o caso dos maiores de 23 anos(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Brás, José Gregório Viegas; Jezine, Edineide; Fonseca, Sofia Cristina Carreiras; Gonçalves, Maria Neves L.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o “abrir do fecho de acesso”, o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.