FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por assunto "AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Análise da tendência de adoção dos veículos elétrico em Portugal : o papel dos atributos instrumentais e simbólicos(2021) Nascimento, Verônica Nunes Avelar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.O objetivo do presente estudo é compreender de que forma a percepção dos portugueses sobre os atributos dos veículos elétricos, pode afetar a intenção de adoção de um VE nas suas próximas aquisições. Com a necessidade dos fabricantes de automóveis em cumprir as novas metas de redução de emissão do CO2, as empresas estão a investir nas suas fábricas para se adaptar a um aumento de VEs a médio prazo, e com isso há a expectativa dos fabricantes de automóveis de que os altos investimentos feitos terão retorno o quanto antes. Tal fato, faz com que os estudos sobre o comportamento do consumidor nesse setor se tornem cada vez mais importantes. Os dados são obtidos a partir de um inquérito nacional on-line a potenciais adotantes de VE em Portugal. Os resultados indicam que os atributos instrumentais e simbólicos são importantes, porém inconclusivos para garantir a sua relevância na decisão de adotar um VE. Também é possível concluir que, para os elementos que compõe a amostra, as pessoas que acreditam que uma autoidentidade pró-ambiental se ajusta à sua autoimagem têm mais probabilidade de ter percepções positivas dos atributos de VE. A partir do trabalho de Skippon et al. (2013), usando uma escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre os atributos instrumentais e simbólicos dos veículos elétricos, além da identidade pró-ambiental dos entrevistados e a intenção de adoção dos mesmos por parte do consumidor em Portugal.