Mestrado em Psicologia Forense
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Percorrer Mestrado em Psicologia Forense por assunto "ADOLESCENCE"
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Item Delinquência juvenil na Cidade da Praia (Cabo Verde)(2014) Cardoso, Ednalva Fernandes; Chitas, Valentina, orient.O presente trabalho centra-se no estudo da Delinquência Juvenil na realidade Cabo- Verdiana, mais concretamente na Cidade da Praia. Este fenómeno está a atingir a juventude de modo particularmente preocupante, devido às inúmeras alterações de carácter cultural, social e/ou económica. Em todo o plano social Cabo-verdiano a delinquência juvenil constitui objeto de preocupação, ainda que nem todos os locais registem o mesmo número de incidências desviantes e a gravidade dos atos possa também ser destinta. Mesmo assim, é considerada uma prioridade de intervenção no que concerne aos objetivos estratégicos para o desenvolvimento social. Quando falamos de delinquência Juvenil, importa não só analisar as variáveis individuais mas também familiares, sociais, e culturais, consideradas como fatores de risco, que podem estar na base do aumento da criminalidade desta cidade, principalmente quando os atores são jovens e na sua maioria menores de idade. Na presente dissertação, na primeira parte, foi realizado um enquadramento teórico sobre o tema, onde para além de uma revisão das teorias explicativas sobre a delinquência ao longo dos tempos, foram igualmente abordados os vários fatores causais que podem estar associados à prática da delinquência. Adicionalmente, procurou-se contextualizar a problemática da delinquência juvenil na realidade cabo-verdiana, através do recurso a uma análise documental. Abordou-se em particular um dos fenómenos que mais têm causado problemas em relação ao aumento da criminalidade em Cabo Verde, nomeadamente a associação de grupos constituídos apenas por jovens que estão a espalhar pânico social naquele país conhecido como o fenómeno dos “Thugs”. Numa segunda fase, numa vertente mais prática, realizou-se uma entrevista estruturada, junto de uma amostra de jovens Cabo-verdianos oriundos de meios desfavorecidos, onde a prevalência deste fenómeno se evidencia, a fim de compreender esta problemática, realçando mais a questão dos fatores impulsores da delinquência juvenil.Item Delinquência juvenil: adaptação da self-reported delinquency scale ao contexto português(2016) Lima, Rissélice Silva; Pechorro, Pedro, orient.A delinquência juvenil tem sido amplamente discutido por diversas áreas científica devido aos novos contornos que tem vindo a adquirir nas sociedades atuais. Este tipo de comportamento desviante acontece com maior frequência na fase crucial da adolescência, contudo torna-se bastante preocupante, por ser cada vez mais e mais novos os jovens que tendem a praticar atos delitivos que podem originar em percursos delinquenciais. A investigação tem reunido consensos relativamente aos fatores de risco e de proteção como importantes indicadores de prevenção e intervenção neste fenómeno complexo. Este estudo tem como objetivo principal a adaptação do instrumento Self-Reported Delinquency Scale - SRD para a população juvenil portuguesa. A investigação é constituída por um total de 272 participantes adolescentes dos quais 132 são rapazes e 140 são raparigas com uma média de idade compreendida entre os 11 e os 18 anos (M=13.14 anos; DP=1.44 anos) do ensino básico público da região de Lisboa. Perante os resultados obtidos, no que concerne as propriedades psicométricas da medida, relativamente a nível da consistência interna, validade fatorial, validade convergente, validade discriminante e validade de critério, foram demonstradas bons resultados que validam a sua utilização na população adolescente portuguesa.Item Experiências de vitimação e saúde mental na adolescência: o papel mediador do coping(2018) Parisot, Cheila Sofia Silva; Magalhães, Eunice, orient.A literatura centrada nas experiências de vitimação e, especificamente, na sua relação com a saúde mental tem-se centrado fundamentalmente no impacto negativo da violência, centrando-se menos no impacto que pode ter também no bem-estar das vítimas (Grych, Hamby & Banyard, 2015). Assim, importa compreender de que forma as experiências de violência podem comprometer a saúde mental das vítimas na adolescência e importa também identificar mecanismos que expliquem este processo. Então, o presente estudo visa estudar o papel mediador do coping na relação entre experiências de vitimação por parte dos pares na adolescência e a sua saúde mental. Participaram no presente estudo 228 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, maioritariamente do sexo feminino (66.7%). Os resultados sugerem que relativamente ao sexo dos participantes, os participantes do sexo masculino apresentam médias superiores na dimensão Aceitação de si e Humor. Já os participantes do sexo feminino apresentam médias superiores nas dimensões Crescimento Pessoal, Ansiedade e Depressão. Os resultados obtidos neste estudo sugerem o papel significativo do coping enquanto mecanismo explicativo do papel das experiências de vitimação e a saúde mental.Item Impacto das ruturas da parentalidade no processo de desenvolvimento da delinquência juvenil(2016) Correia, Inês Catarina Horta; Oliveira, João Pedro, orient.A família é a primeira fonte de vinculação que todos nos temos ao nascer, quer para com os nossos progenitores, como com todos os outros restantes elementos da mesma. É também no seio desta que vamos aprendendo as várias formas de nos relacionarmos, através dos diferentes tipos de vínculos que criamos com cada elemento da família, que nos vai ajudar, ao crescer a manter relações com todos os outros constituintes da sociedade e comunidade em que nos inserimos. As ruturas da parentalidade, independentemente do motivo que as causam (divorcio, morte, abandono, maltrato), pode consistir na quebra do vínculo para com um, ou ambos os progenitores, o que traz influências drásticas na vida de todos os sujeitos envolvidos. Deste modo este estudo pretende perceber o impacto das ruturas da parentalidade no processo de desenvolvimento da Delinquência Juvenil, através da análise do vínculo estabelecido com as figuras parentais e o grupo de pares. Os resultados obtidos demonstram que parece haver uma correlação negativa entre a vinculação sentida pelos jovens, em relação as suas figuras parentais e grupo de pares, medida pela adaptação portuguesa realizada por Geada do instrumento Inventory of Parent and Peer Attachment (Armsden & Greenberg,1987), e a frequência de comportamentos delinquentes, medidos pela versão adaptada por Geada (1992) do instrumento Frequency of Delinquent Behavior (Leung & Lau, 1989). Através de uma análise qualitativa dos instrumentos anteriormente referidos, foi possível encontrar relação entre a qualidade de vinculação, sentida pelos jovens para com as suas figuras parentais, e os comportamentos delinquentes apresentados pelos mesmos, sendo que quanto pior a vinculação para com as figuras parentais maior o numero de comportamentos delinquentes apresentados pelos jovens.Item A impulsividade na transgressão juvenil: programa de prevenção com jovens do Bairro da Cova da Moura(2016) Cunha, Sandra Maria Silva; Pechorro, Pedro, orient.A presente investigação pretende desenvolver um programa de prevenção primária no âmbito das transgressionalidades juvenis. O programa Passo a Passo tem como objetivo reduzir os comportamentos impulsivos nos jovens moradores do Bairro da Cova da Moura, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, assim como otimizar a prevenção de comportamentos transgressivos. O programa será desenvolvido na Associação Academia do Johnson Semedo, situada no Bairro da Cova da Moura. Tem como população alvo um grupo de 15 jovens, do género masculino e feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, moradores no Bairro da Cova da Moura.Item Jovens e comportamentos delinquentes: “Ponte” - Programa de Prevenção Face à Recidiva(2014) Espírito Santo, Ana Lúcia Conceição do; Chitas, Valentina, orient.O presente estudo tem em vista a compreensão do processo de reinserção social dos jovens com comportamentos desviantes inseridos em centros educativos, bem como a elaboração de um programa de prevenção face à recidiva. Neste sentido, num primeiro momento procedeu-se a uma revisão crítica da literatura sobre a temática da delinquência e sobre os fatores de risco e proteção face a recidiva tendo em vista fundamentação teórica do programa de prevenção. Num segundo momento, procurou-se perceber através de uma pesquisa qualitativa (entrevistas) e consultas dos Projetos de Intervenção Educativa (PIE) dos jovens internados no Centro Educativo da Bela Vista, quais os meios e recursos utilizados para a reinserção dos jovens internados e como é feita a transição dos mesmos para a comunidade. Num terceiro momento, e tomando como ponto de partida a revisão da literatura efetuada e a informação obtida através da pesquisa qualitativa, foi elaborado o programa de prevenção “Ponte”, dirigido para a promoção de competências pessoais e sociais e para a criação de um grupo de suporte aos pais na educação parental.Item Programa de intervenção para adolescentes com perturbação do comportamento: prevenir a delinquência(2016) Martins, Cátia Sofia Courela ; Chitas, Valentina, orient.A presente dissertação tem como objetivo, a elaboração de um programa de intervenção para adolescentes com perturbação do comportamento. Para tal foi necessário proceder a uma revisão de literatura. Primariamente, sobre a adolescência, fazendo uma breve introdução sobre a sua definição, de seguida, fazendo referencia à evolução deste conceito ao longo da história, abordando as principais teorias e modelos existentes sobre o desenvolvimento na adolescência. Por fim, relaciona-se a Adolescência com os comportamentos transgressivos. Findada a revisão de literatura sobre a adolescência, abordou-se o tema da delinquência. Neste capítulo, foram referenciadas as diversas perspetivas existentes sobre tal temática, assim como, as suas teorias, fatores de risco e de proteção e ainda os tipos de intervenção que são mais convenientes para os adolescentes com esta problemática. No último capítulo teórico, aprofundaram-se os critérios de diagnóstico para a perturbação do comportamento, quer para a DSM-V quer para a CID-10, tal como os fatores de risco e de proteção existentes e ainda as intervenções a que é possível recorrer para atenuar os comportamentos dos adolescentes diagnosticados. A parte prática, da presente dissertação, centrou-se na elaboração de um programa de intervenção direcionado para os jovens diagnosticados com perturbação do comportamento, no Agrupamento Francisco Arruda, da freguesia de Alcântara, com o objetivo de prevenir ou diminuir a delinquência, tendo em conta que a perturbação do comportamento é um fator de risco para o desenvolvimento de uma trajetória delinquente.Item Programa de prevenção das transgressionalidades juvenis(2014) Costa, Ana Sofia Soares Barros da; Poiares, Carlos Alberto, orient.A presente investigação teve como objetivo desenhar um programa de prevenção de transgressões juvenis, direcionado para a promoção do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de modo a prevenir a exclusão social e orientar os jovens, auxiliando-os a desenvolver insights, de forma a conseguirem alcançar os seus objetivos, descobrindo ainda a sua vocação profissional. Este programa teve como população alvo os jovens inseridos no programa SportBosco, jovens estes carenciados de apoio psicológico, curricular e motivacional. Foi concebido para ser desenvolvido em horário extracurricular na Escola Salesiana de Manique, mas facilmente adaptado a qualquer escola; foi direcionado para jovens, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, mais precisamente para o terceiro ciclo, uma vez que é nesta fase da adolescência que os jovens têm uma maior tendência para entrar na via da transgressionalidade perdendo os objetivos de vida. Este projeto foi desenhado para ser aplicado por uma equipa multidisciplinar, pois é a junção dos vários saberes que torna possível apoiar os jovens em todas as frentes, psicológica, motivacional, educacional e social.Item Programa de prevenção das transgressionalidades juvenis "(Re)Ligar"(2011) Silva, Joaquim Manuel Gavancha; Poiares, Carlos Alberto, orient.As tecnologias de informação e comunicação são um ponto central na vida social dos adolescentes, que são em maior número relativamente aos adultos. A enorme popularidade no uso das comunicações online, acrescem as incertezas sobre se estes são conhecedores dos seus perigos, riscos e oportunidades. O presente programa de prevenção primária das transgressionalidades juvenis (Re)Ligar, tem como objectivo reforçar as competências sociais dos jovens, dotando-os de estratégias adequadas e eficazes, que possam vir a estar em situações de risco ou de emergente vitimização, de forma a fomentar uma melhoria da sua condição de cidadão e também na prevenção de comportamentos de risco e fazer face às condutas transgressivas dos adolescentes. Este programa pretende ainda contribuir paralelamente para a promoção do desenvolvimento de capacidades pessoais, cognitivas, sociais, emocionais e morais dos adolescentes que permitam a ponderação e a decisão, a escolha e a crítica no uso das tecnologias de informação e comunicação.Item Programa de prevenção de comportamentos de risco e promoção de uma cidadania saudável: Alinhas?(2016) Silva, Catarina Antunes Ferreira da; Poiares, Carlos Alberto, orient.A presente investigação visa a elaboração de um programa de prevenção de comportamentos de risco e promoção de uma cidadania saudável. Para a elaboração do mesmo, e com o objetivo de uma intervenção mais eficaz para a população-alvo, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos. O programa aqui desenvolvido destina-se a alunos entre os treze e os dezoito anos, da Escola Básica Francisco Arruda, em Alcântara, e tem como principais objetivos o combate ao absentismo escolar, a promoção do sucesso escolar, a prevenção de consumos e a promoção de competências socias e pessoais necessárias para uma vida saudável. É igualmente um objetivo fazer tudo isto em concordância com a tríade Escola – Família – Comunidade.Item Programa de prevenção em transgressionalidades juvenis - à violência diz Não(2014) Ferreira, Inês Filipa de Almeida; Pechorro, Pedro, orient.A presente investigação visa a elaboração de um programa de prevenção de transgressões juvenis, nomeadamente do fenómeno da violência juvenil e escolar. Para a elaboração do mesmo utilizou-se os métodos quantitativos e qualitativos com o objetivo de uma intervenção mais eficaz e direcionada. O programa desenvolvimento tem como população-alvo jovens da Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, com idades compreendidas entre os treze e os dezasseis anos, tendo como principal objetivo a promoção de comportamentos não violentos bem como a promoção de competências pessoais e sociais necessárias para uma vida saudável e plena.Item Programa de prevenção primária das transgressionalidades juvenis - CriaAtividade(2016) Monteiro, Inês de Jesus Campos; Poiares, Carlos Alberto, orient.O presente trabalho surge no âmbito da dissertação de mestrado onde se pretende criar um programa de prevenção primária nas transgressionalidades juvenis – Cria Atividade. Para tal, inicialmente será efetuada uma breve abordagem da adolescência, desde a sua história, passando pelas transformações físicas e cognitivas e os seus efeitos psicológicos, até à criação da identidade e os processos de vinculação. Neste seguimento, serão descritos os cenários mais marcantes da violência na adolescência, sendo eles a família, a escola e a comunidade, focando os designados fatores de risco e de proteção para a transgressionalidade e delinquência juvenil. Por fim, será apresentado o programa de prevenção, que será aplicado aos alunos do 3º ciclo da Escola Básica de São Vicente Telheiras, cujos objetivos são fomentar a criação de projetos de vida, o desenvolvimento de competências pessoas e sociais e a promoção de uma gestão adequada dos tempos livres, visando prevenir comportamentos que possam levar a trajetórias transgressivas.Item Programa de prevenção primária de transgressionalidades juvenis aplicado em lar de infância e juventude : "filhos de todos e de ninguém"(2011) Guerreiro, Ana Isabel Martins; Poiares, Carlos Alberto, orient.A presente dissertação pretende efectuar um trajecto pela adolescência e suas características , abordando as várias relações do adolescente nos seus principais contextos, nomeadamente, família, grupo de pares e escola e, o jovem e os comportamentos transgressivos. O conceito de norma e de desvio merece igualmente referência para melhor se distinguir a transgressão. O acolhimento institucional é perspectivado numa abordagem histórica , estatística e relacional, de forma a caracterizar a população institucionalizada. O programa de Prevenção elaborado será aplicado aos jovens acolhidos no Lar Escola António Luís de Oliveira , e as competências que se considerou mais importantes a serem desenvolvidas são, essencialmente, a auto-estima, o auto-conceito, e a assertividade. O objectivo principal deste projecto é capacitar a população a população alvo para uma adaptação mais eficaz ao ambiente em que estão inseridos, à sua inclusão e prevenir comportamentos que facilitem as trajectórias transgressivas.Item Rutura da parentalidade e comportamentos de risco na adolescência(2013) Espírito Santo, Ana Catarina Jales do; Chitas, Valentina, orient.A presente dissertação de mestrado tem como objetivo contribuir para uma compreensão mais aprofundada do impacto da rutura da parentalidade nos comportamentos de risco (consumo de substâncias psicoativas) e nos comportamentos antissociais na adolescência. Os cinco primeiros capítulos remetem para uma revisão da literatura no que respeita ao tema da família, parentalidade, dissolução conjugal, e ajustamento ao divórcio. A segunda parte apresenta o estudo empírico, onde são descritos os procedimentos e se analisam os inquéritos por questionário administrado a 52 adolescentes que frequentam a Escola Secundária de Caneças e a catequese do Centro Paroquial de Alfornelos. De acordo com os dados recolhidos, foi possível concluir que as mães obtiveram uma maior percentagem relativamente ao suporte, envolvimento parental, autonomia, monitorização e controlo psicológico para com os filhos, sendo que nas restantes duas escalas (controlo comportamental e monitorização) alcançaram valores praticamente homogéneos com os conseguidos pelos pais. Segundo os autores, tal fato deve-se à custódia da criança e do adolescente ser, maioritariamente, entregue às mães que, deste modo passam mais tempo com os seus filhos e podem, então, investir mais numa relação de proximidade com estes. Para além da diferença notória no que respeita às questões relacionadas com a parentalidade, encontrou-se, também, uma relação entre a rutura da parentalidade e os comportamentos de risco e antissociais na adolescência, uma vez que, os filhos de pais separados/divorciados obtiveram sempre uma maior percentagem desses comportamentos comparativamente com os filhos de famílias intactas.Item Ruturas da parentalidade e da conjugalidade, práticas parentais e comportamentos transgressivos na adolescência(2016) Silva, Sara Raquel Rocha Sousa; Chitas, Valentina, orient.A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre as ruturas da parentalidade e da conjugalidade e as práticas parentais com os comportamentos transgressivos na adolescência. A amostra é constituída por 97 adolescentes pertencentes ao 3º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Cascais, 61 pertencentes ao sexo feminino e 36 ao sexo masculino, compreendendo a uma média de idades de 15,62 anos (DP = 1,98). O questionário aplicado encontra-se dividido em três secções, sendo na primeira recolhidos um conjunto de dados sociodemográficos relativos à população alvo do estudo. A segunda secção comporta um conjunto de questões referentes às práticas parentais e relação com a família, tendo sido utilizadas as seguintes medidas: Escala de Monitorização - Parental Monitoring Scale (PMS) (Small, 1993); Escala de Envolvimento e Estilo Parental - Parenting Style and Parental Involvement (PSPI) (Paulson, 1991); e Escala de Suporte Parental - Parenting Support (PS) (Bowen & Richman, 2000). Por último, a terceira secção inclui um conjunto de indicadores relativos aos comportamentos transgressivos (uso de substâncias psicoativas e comportamentos antissociais). Os resultados mostraram que os comportamentos antissociais e o consumo de substâncias são influenciados pelas ruturas e pelas práticas parentais, apesar de se verificarem correlações fracas devido à dimensão da amostra e ao facto de esta ter uma percentagem reduzida de jovens com comportamentos transgressivos.Item A tríade negra em adolescentes portugueses: validação da escala Dirty Dozen(2016) Raposo, Vanessa Andreia Galrão; Pechorro, Pedro, orient.O presente estudo tem como objetivo validar as propriedades psicométricas da Escala Dirty Dozen (DD) sendo que esta permite avaliar a Tríade Negra (Maquiavelismo, Psicopatia e Narcisismo). A amostra é constituída por 272 adolescentes portugueses, sendo que 132 pertencem ao sexo masculino com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M = 13.22 anos, DP = 1.38). No que concerne ao sexo feminino, este é composto por 140 participantes com intervalo de idade dos 11 aos 18 anos (M = 13.07 anos, DP = 1.50). Perante os resultados percebemos que a versão portuguesa da DD apresenta características psicométricas consideradas satisfatórias, especialmente em relação à estrutura fatorial, consistência interna, validade convergente e validade divergente que de uma forma geral justificam a sua utilização. Em termos de validade de critério, foram encontradas correlações positivas entre a DD e o consumo de tabaco, álcool, cannabis, ecstasy/cocaína/heroína e relações sexuais sem preservativo.Item "Unidos para cuidar": programa de prevenção ao crack direccionado aos adolescentes referenciados nos centros de referência em assistência social(2015) Sasseron, Bethânia Monteforte; Chitas, Valentina, orient.O presente trabalho tem como objectivo a implantação do Programa de Prevenção ao Crack, “Unidos para Cuidar”, direccionado aos adolescentes em situação de risco inscritos nos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social do município de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. O programa encontra-se dividido em duas partes, uma em que sensibiliza e capacita os profissionais que atuarão com os adolescentes e a segunda parte são as actividades que visam desenvolver competências pessoais e sociais dos jovens, promovendo o empowerment e a participação dos adolescentes na procura de soluções para suas problemáticas, no sentido de oferecer possibilidades mais efectivas dos jovens mudarem suas atitudes perante o Crack e com isso, diminuir o consumo da substância. Baseado nos eixos estruturantes, temas transversais e dimensões metodológicas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o programa de prevenção visa a articulação da rede de atendimento, em especial Secretaria Municipal de Promoção Social, Educação e Saúde do município.Item Violência no namoro e prevenção dos comportamentos de risco(2016) Santos, Vânia Filipa Gonçalves dos; Poiares, Carlos Alberto, orient.A violência no namoro, à semelhança da violência conjugal tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível social e científico, sendo atualmente considerada como um problema que afeta diariamente muitos jovens. Tem vindo a ganhar notoriedade e a diferenciar-se da violência doméstica já que difere da mesma em vários aspetos. Através da revisão da literatura foi possível verificar que o facto de a violência no namoro ocorrer numa fase tão crítica como a adolescência pode moldar comportamentos para as relações futuras influenciando as crenças e atitudes face à perpetração e vitimização deste tipo de violência. Num estudo nacional recente realizado em 2010, 25.4% dos participantes, com idades entre os 13 e 29 anos, relataram ter sido vítimas de, pelo menos, um ato abusivo, e 30.6% admitiram ter adotado este tipo de condutas em relação aos seus parceiros. Estes níveis preocupantes de violência nas relações íntimas juvenis reforçam a necessidade de prevenir este fenómeno junto das comunidades, tal como na comunidade escolar. A implementação de programas de sensibilização é bastante relevante no que toca a chamar à atenção dos mais novos, sendo que é na fase da adolescência que estes programas poderão ter mais impacto. Nos últimos anos, diversos programas de prevenção da violência no namoro de aplicação em contexto escolar têm sido desenvolvidos. No entanto, e apesar de alguns já mostrarem resultados positivos, existem ainda muitas limitações.