Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023) por assunto "EDUCATION"
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Item Aprendizagem e bem-estar : o legado da Lição do Silêncio de Montessori(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Araújo, Alberto Filipe; Araújo, Joaquim Machado de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA literatura sobre o silêncio realça a sua importância para a atenção e a escuta. O tema tem sido abordado sobretudo na dimensão comunicacional, na relação interpessoal e no conhecimento intrapessoal, como fenómeno ora positivo ora negativo, numa pluralidade de formas e funções. Na área educacional, destaca-se a Lição do Silêncio de Maria Montessori, cuja análise visa compreender a conceção e níveis de silêncio na pedagogia montessoriana e as condições de êxito da exercitação do silêncio interior pelas crianças, bem como refletir sobre a relevância atual da sua proposta numa escola focada na aprendizagem e no bem-estar. O estudo hermenêutico identifica conceitos, como ordem, imobilidade, atividade espontânea, liberdade e disciplina, que dão sentido ao silêncio pedagógico. A Lição do Silêncio compreende caraterísticas dos exercícios de silêncio com vista ao desenvolvimento da acuidade educativa e à adoção de uma atitude de meditação, assim como assinala conexões com atuais práticas de mindfulness com vista à promoção do bem-estar das crianças. O estudo realça ainda a abertura da proposta de Montessori para uma via mais profunda de silêncio favorecedora da elevação espiritual como parte da formação integral.Item Como me fui tornando educador social : reflexividade, redescoberta de si e (trans)formações pessoais e profissionais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste texto dá conta de como a Pedagogia Social se foi tornando fundamental numa intervenção social que seja socioeducativa e mediadora. Investe, finalmente, no modo como se faz a aprendizagem da Pedagogia Social, do ponto de vista do aprendente, ou de como se constrói a identidade profissional dum Educador Social. Com uma metodologia biográfico-narrativa, recolhem-se vozes de recém-licenciados em Educação Social, para tentar compreender como veem a articulação teoria-práxis no processo formativo no ensino superior, que sentido teórico e prático têm da profissão passados três anos de formação superior e como refletem sobre as suas motivações e predisposições para a mesma. Foram levados a pensar nas suas transformações identitárias e profissionais: quem eu era e como eu era no início do curso? Em quem me transformei durante e após o curso em termos pessoais e técnico-profissionais? O que mudou em mim com a formação em Educação Social? A análise comparativa de quatro casos biográficos mostra uma heterogeneidade de narrativas face às representações sociais sobre o trabalho do educador social e alguma fragilidade no definir o campo, bem como de o distinguir de outros no âmbito da intervenção social. Os autores concluem, também, que três anos são pouco tempo para construir uma identidade profissional tão compósita e abrangente.Item Cultura ético-deontológica dos educadores sociais : desafios de formação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Machado, Renata; Baptista, Isabel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.Item Educação social no continente americano : o caso da Rede Dynamo Internacional de Educadores/as Sociais de Rua(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Müller, Verônica Regina; Natali, Paula Marçal; Labigalini, Ana Paula Vila; Rodrigues, Patrícia Cruzelino; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste texto trata da educação social no continente americano, a partir da conexão de organizações da sociedade civil que se interrelacionam por meio de uma rede internacional originalmente nomeada Dynamo International-Street Workers Network. As informações, acompanhadas de reflexões das autoras, pretendem apresentar uma prática singular de relações entre países das Américas que durante anos têm persistido na valorização da educação social com ênfase na busca da visibilidade das populações em situação de rua e dos/as profissionais que com elas trabalham.Item Educación social para la justicia global(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Muños-Saavedra, Judith; Alonso-Martínez, HectorLa Educación para la Justicia Global es un enfoque educativo que busca desarrollar una comprensión crítica de los problemas globales, como la pobreza, las desigualdades norte-sur o la crisis climática, y fomentar la participación activa de la ciudadanía en la búsqueda de soluciones a estos problemas. Es una propuesta teórica/práctica que ha adquirido relevancia en la educación superior ya que promueve el desarrollo de la competencia global y fomenta el desarrollo de habilidades como la reflexión, la empatía, la resolución de conflictos y la conciencia de la interdependencia global de los seres humanos. Aunque la Educación Social y la Educación para la Justicia Global comparten objetivos, hay pocas experiencias que integren este enfoque en la formación de futuros/as Educadores/as Sociales. Este artículo revisa de manera sistematizada una asignatura del grado de Educación Social de la Universidad Barcelona que introduce el enfoque de la Educación para Justicia Global. Con este fin, se llevó a cabo un estudio de caso sobre la asignatura y los trabajos reflexivos y prácticos del estudiantado, analizando 99 unidades didácticas realizadas durante el periodo 2016-2022. Las conclusiones indican que el estudiantado logra una apropiación creativa y contextualizada de los objetivos de la Educación para la Justicia Global, mientras que el enfoque presenta un gran potencial transformador y emancipador para la práctica de la Educación Social.Item Pedagogia social e educação social no cenário brasileiro : para além e aquém dos muros da escola(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Rodrigues, Anelise de Oliveira; Silva, Sidinei Pithan da; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA educação como prática social é complexa, permeada por tensões, dilemas e conflitos, que exigem um posicionamento ético e político. Dessa forma, este artigo aborda as temáticas da Pedagogia Social e da Educação Social com o objetivo de analisar concepções teóricas e propor provocações sobre novas perspectivas e possibilidades para essa área. Aborda também o papel do educador social em seus múltiplos espaços de atuação, com foco especial na Educação Popular. A metodologia norteadora do trabalho é de abordagem qualitativa, embasada em uma pesquisa de caráter bibliográfico. A construção do referencial teórico foi fundamentada em autores como Caliman (2009, 2010, 2011), Freire (1996), Gadotti (2007) entre outros. Conclui-se que a Pedagogia Social está alicerçada nas ciências da educação e é entendida como uma ciência por ter seu próprio campo de atuação: a Educação Social. Concentra seus esforços em sujeitos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento humano e fortalecendo os laços sociais por meio de ações educativas libertadoras e emancipatórias. Assim, é imperativo que a Pedagogia Social ultrapasse os muros da escola, fazendo uníssono e explodindo o grito de justiça social, para aquém e para além deles.Item Relación entre prejuicios, competencia emocional y estrategias de afrontamiento en estudiantes de Educación Social : estudio exploratorio en tres universidades españolas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Aneas Álvarez, Assumpta; Carmona Rodríguez, Carmen; Lorenzo Ramírez, Núria; Ferré Tobaruela, Mónica; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEstudo quantitativo exploratório no qual são analisados os preconceitos, a competência emocional e as estratégias de sobrevivência dos estudantes de Educação Social de três universidades (Universidade de Barcelona, Universidade de Valencia e Universidade de Granada), a fim de melhorar a formação inicial e o seu desenvolvimento profissional, destacando o potencial e os desafios dos nossos estudantes. A recolha de dados é realizada através de um questionário de auto-percepção composto por quatro componentes: a) Dados sociodemográficos e de identificação, b) Escala de preconceitos para grupos minoritários, c) Escala de desenvolvimento emocional em adultos e d) Escala de lidar com conflitos num contexto de diversidade e aplicado a uma amostra de 135 estudantes universitários. Os resultados mostram que não há diferenças significativas entre os sexos, embora as mulheres tenham menos preconceitos. Constata-se que as pessoas que desenvolveram mais competências emocionais lidam melhor com os seus conflitos e que os mais jovens têm melhor competência emocional e melhores estratégias de resolução. O antissemitismo, o anti-cristianismo e o anti-LGTBI continuam a chamar a atenção no coletivo estudantil. Portanto, a educação transformadora da universidade é necessária para poder executar futuras acções educativas e profissionais que tenham um impacto global. Palavras-chave: Competência emocional; Lidar; Preconceito; Educação socialItem Transatlánticos siglo XXI : oportunidades para pensar la educación social desde una perspectiva internacional(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Moyano Mangas, Segundo; Fryd Schapira, Paola; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste texto, escrito em duas margens do Atlântico, pretende colocar alguns eixos de pensamento partilhado em torno das possibilidades de pensar a perspetiva internacional no campo da educação social. Para tal,estabelecem-se uma série de oportunidades a explorar: a revisão e incorporação do olhar estrangeiro nas práticase reflexões; a construção de redes não tradicionais em territórios de fronteira entre o académico e o profissional; ea exploração de vias conjuntas de trabalho dirigidas, fundamentalmente, a configurar um enquadramento comum.O ponto de partida deste exercício é a proposta, ainda numa etapa inicial, da sistematização de redes de trabalhocoletivo entre dois polos de formação, investigação e análise das práticas, situados nas cidades de Montevideu eBarcelona. O objetivo principal é construir olhares, partilhar experiências e gerar modalidades de intercâmbio queincluam perspetivas comuns, particularidades sociais e culturais e projetos de futuro em torno dos desafios atuaisda educação social, tanto em âmbitos da formação regulamentada como na habilitação de espaços de análise ereflexão das práticas socioeducativas. Para tal, o projeto «Transatlânticos do Século XXI» delineia caminhos possíveisde atuação: a criação de um arquivo comum de experiências, a revisão sistemática das redes profissionais internacionais e a implementação de conversas sincronizadas.Palavras-chave: Educação social; Prática profissional; Oportunidades; Rede internacionalItem Visão integrada do ensino-aprendizagem : aplicação do modelo da Universidade Aberta(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Cavique, Luís; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA educação aberta e em rede da Universidade Aberta é composta por um conjunto de idiossincrasias que não são percetíveis de imediato pelos novos docentes vindos de universidades presenciais ou por avaliadores da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Neste trabalho apresentam-se os conceitos essenciais da Educação a Distância (EaD) com o menor de vocábulos e evitando sinónimos. No processo de ensino-aprendizagem o papel do professor em contexto digitais é detalhado e a noção de aprendizagem é discutida. Apresenta-se uma taxonomia do ensino com ênfase na prática em comunidades virtuais.