Mestrado em Exercício e Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Exercício e Bem-Estar por assunto "AEROBIC RESISTANCE"
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Item Qual o papel da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes?(2018) Cinzas, Samuel Jessé Seara; Santos, Diana Aguiar Pereira dos, orient.Objetivo: A presente dissertação de mestrado teve como principal objetivo analisar a associação da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes. Método: Numa primeira fase, foi elaborada uma revisão sistemática de literatura (RSL), numa segunda fase, foi realizado um estudo observacional transversal com o objetivo de analisar a associação de diferentes domínios da atividade física e desportiva dentro e fora do contexto escolar na aptidão física de crianças e adolescentes que já praticam algum tipo de desporto extraescolar. Foram incluídos no estudo os resultados de 31 participantes (12 raparigas e 19 rapazes) de idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos. Foram aplicados questionários de atividade física e recolhidos dados de aptidão aeróbia, através do teste de vaivém e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) através do peso e estatura dos participantes. Resultados: Na revisão sistemática da literatura foram analisados um total de 12 artigos que preencheram os critérios de inclusão; 2 estudos eram estudos de intervenção e 10 estudos observacionais. A variável independente analisada foi a Atividade Física (AF) extraescolar sendo a aptidão física a variável dependente estudada. Os resultados da revisão sistemática sugerem que se deve aumentar o tempo em Atividade Física Moderada e Vigorosa (AFMV) e diminuir as atividades sedentárias, estando a intensidade da AF relacionada a uma melhor aptidão física. Nos resultados do estudo observacional dos 31 participantes foi verificado que o tempo semanal despendido em desporto extraescolar estava associado com o IMC, independentemente do tempo total de atividade física (r=-0,411; p=0,030), mas não da associação do comportamento sedentário recreativo total (r=-0,265; p=0,174). Para as restantes variáveis analisadas (AF total, desporto escolar, desporto, AF não formal e comportamento sedentário (CS) recreativo, não se verificou associação com nenhum dos componentes da aptidão física estudados (aptidão aeróbia ou IMC). Conclusão: Os resultados da revisão sistemática sugerem que se deve aumentar o tempo em AF de intensidade moderada a vigorosa e diminuir as atividades sedentárias para melhorar os níveis de aptidão física, existindo diferenças entre os sexos. Os participantes de desportos competitivos, clubes desportivos e/ou AF fora do contexto escolar têm níveis superiores de aptidão física. Os resultados do estudo observacional dizem-nos que o volume de desporto fora do contexto escolar pode ser determinante para que crianças e adolescentes possam ter um peso saudável.