Mestrado em Exercício e Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Exercício e Bem-Estar por assunto "ANIMAL-ASSISTED THERAPY"
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Item Associação entre a atividade física e o rendimento académico em estudantes do ensino superior(2019) Barbosa, Tiago Esgaio; Santos, Rute Marina Roberto, orient.Objetivo: A presente dissertação teve como objetivo principal analisar a associação entre a atividade física e o rendimento académico, em estudantes do ensino superior. Método: Este documento apresenta dois estudos: No primeiro fez-se uma revisão sistemática da literatura com o intuito de rever o conhecimento científico acerca da associação entre a atividade física e o rendimento académico em estudantes do ensino superior. O segundo estudo é um estudo observacional transversal, que contou com uma amostra de 521 estudantes portugueses do ensino superior que preencheram um questionário online sobre o estado sociodemográfico, o nível de atividade física (‘International Physical Activity Questionnaire’) e o seu rendimento académico. Resultados: Na revisão sistemática da literatura, sete estudos foram considerados elegíveis e selecionados para integrar a revisão, sendo que dois estudos (28,6 %) reportaram associações positivas diretas entre a atividade física e o rendimento académico, dois estudos (28,6 %) apresentam uma análise inversa entre as variáveis reportando associações positivas entre o rendimento académico e a atividade física, e por último, três estudos (42,8 %) não reportaram associações entre a atividade física e o rendimento académico. No estudo observacional transversal, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre grupos de atividade física para o rendimento académico (homens p=0,525; mulheres p=0,817), nem a atividade física foi um preditor significativo do rendimento académico elevado (p>0,05). Conclusões: Analisando os estudos que integraram a revisão sistemática da literatura, verifica-se que os resultados são inconsistentes e inconclusivos, ou seja, não existe evidência apontando numa só direção. Quanto ao estudo observacional, os resultados do presente estudo vêm corroborar outros três estudos analisados na revisão sistemática da literatura que verificaram que não existe uma associação entre a atividade física e o rendimento académico. Com isto, conclui-se que são necessárias mais investigações científicas capazes de clarificar estas associações, considerando as limitações encontradas na presente dissertação, conforme descritas nos manuscritos um e dois. Só assim conseguiremos evoluir o conhecimento nesta área.Item Efeito da terapia assistida por animais num programa de fisioterapia especializada para doença de parkinson ao nível do equilíbrio, motivação, vitalidade e autonomia para o tratamento(2018) Madeira, Ana Margarida dos Santos Alegria; Palmeira, António Labisa, orient.Objetivo. O presente trabalho teve como objetivo analisar o efeito da Terapia assistida por animais num programa de fisioterapia especializada para a doença de Parkinson ao nível do equilíbrio, nível de motivação, vitalidade e autonomia para o tratamento. Método. Numa primeira fase foi elaborada uma actualização de uma revisão sistemática de literatura já existente (Yitayeh & Teshome, 2016). Para o processo de pesquisa de dados usou-se a Pubmed, num intervalo de tempo de Fevereiro de 2018 a Março de 2018. Utilizou-se o modelo PICO. Numa segunda fase foi realizado um ensaio controlado não randomizado com uma amostra de 40 elementos em que o grupo experimental (n=20) realizou fisioterapia especializada para treino de equilíbrio com terapia assistida por animal; e o grupo de comparação (n=20) realizou o tratamento standard de fisioterapia especializada para treino de equilíbrio. Realizou-se análises ANOVA de medidas repetidas para comparar a evolução de cada intervenção em: equilíbrio estático; equilíbrio dinâmico; motivação; vitalidade; e autonomia para o tratamento, nos diferentes momentos de avaliação (baseline, após 2 semanas e após 4 semanas). Resultados. Na revisão sistemática verificou-se que os benefícios de intervenções de treino de equilíbrio foram avaliados bem como os respectivos outcomes primários e secundários (qualidade e velocidade da marcha e ao nível da qualidade de vida). Porém, não se verificaram melhorias significativas no controlo postural, nível motor, na força muscular dos MI, níveis depressivos, medo de queda e na severidade dos episódios depressivos. No estudo realizado verificou-se que, quer o grupo experimental, quer o grupo de comparação mostraram melhorias em todas as medidas e nos diferentes momentos de avaliação. Contudo, as melhorias registadas relativamente ao equilíbrio estático, na motivação, vitalidade e na autonomia, foram similares entre grupos. Já no que respeita o equilíbrio dinâmico verificou-se melhorias mais expressivas no grupo experimental comparativamente com o de comparação. Conclusão: Os resultados obtidos na actualização da revisão sistemática foram semelhantes aos resultados obtidos na revisão sistemática inicial (Yitayeh & Teshome, 2016).No estudo realizado concluiu-se que a terapia assistida por animais é uma das terapias que demonstrou benefícios na melhorias de um dos principais sintomas a ter em conta nas intervenções para pessoas com doença de Parkinson: o equilíbrio dinâmico. Como tal, estas intervenções podem incluir a terapia assistida por animais no tratamento da doença de Parkinson.