Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade por assunto "ADVERTISING"
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Item O impacto do marketing emocional no comportamento do consumidor : uma perspetiva da covid-19(2022) Luz, Rita Pinto daO presente estudo procura investigar a influência do Marketing Emocional no comportamento do consumidor, mediante a criação de campanhas publicitárias em vídeo divulgadas em meios digitais e anúncios televisivos. O objetivo geral é analisar campanhas publicitárias das empresas Bertrand, NOS e Vodafone criadas durante a pandemia de COVID-19, e como estas influenciaram a população numa altura particularmente frágil para os consumidores, em que estes se viram obrigados a mudar hábitos de consumo, trabalho e convívio. Foi realizada uma revisão da literatura que pretendeu discutir como as emoções influenciam o comportamento do consumidor e, a partir desse ponto, desenvolveu-se uma investigação. Para o enriquecimento do projeto optou-se por adotar uma abordagem mista, ou seja, por utilizar métodos de investigação qualitativos e quantitativos. No caso da metodologia qualitativa, foram analisados os comentários das três campanhas publicitária no Youtube, Facebook e Instagram, com o intuito de perceber a repercussão nas redes sociais. Para além disso, procurou-se identificar as emoções presentes nas campanhas e as principais mudanças verificadas no comportamento dos consumidores. No âmbito da investigação quantitativa, foi ainda realizado um questionário aplicado a 130 pessoas, em que foi possível obter mais ilações sobre os temas acima referidos. As principais conclusões apontam para o sucesso das campanhas junto dos consumidores.Item As implicações da era digital no meio rádio enquanto instrumento publicitário(2021) Fernandes, Carina Cortines Linares; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.O presente trabalho aborda um estudo sobre a rádio enquanto instrumento publicitário ao longo dos anos até a era digital, bem como as estratégias que esse meio de comunicação precisa seguir para ter vantagem competitiva frente a outros meios de comunicação que chegam com a era digital e outros canais também tradicionais, que conseguem se adaptar à nova realidade. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades que a rádio enfrenta enquanto instrumento publicitário. Por meio de estudos pretende-se verificar que a constante evolução e adaptação no rádio é determinante para que exista a manutenção do consumo e investimento publicitário. Para isso, a rádio precisa estar cada vez mais atenta às novidades e às novas tecnologias.Item As novas tecnologias digitais na publicidade exterior em Portugal(2020) Farinha, Daniela Sofia de Oliveira; Lopes, Paula Bela Rosa Luis, orient.A presente dissertação explora a importância da inovação e criatividade, associada às novas tecnologias existentes nos suportes publicitários. Além disso, é investigado o planeamento de sistemas de medição de audiências para o meio Outdoor, em Portugal. A investigação do tema foi efetuada através de uma extensa revisão de literatura sobre a evolução da comunicação ao longo dos tempos, sempre num prisma binário entre a evolução do meio Outdoor e a sua comparação com os demais meios da comunicação. De forma a testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram efetuadas entrevistas a profissionais do setor e aplicado um questionário com questões sobre a inovação, atratividade e interação dos suportes publicitários, os quais foram respondidos por uma amostra descaracterizada, em que a única restrição era ser residente em Portugal. Além de explorar as opiniões dos profissionais do setor para o tema, pretende-se também evidenciar as vantagens que o sistema de medição de audiências para meio Outdoor pode trazer para o mercado português, numa perspetiva de investimento, comparativamente aos restantes meios de comunicação. Os resultados demonstram que os suportes publicitários mais interativos e diferenciadores são considerados mais inovadores e atrativos, comparativamente com os suportes publicitários tradicionais. Além disso, os consumidores estão mais adaptados às novas tecnologias, sugerindo que um maior investimento das empresas em plataformas digitais, possa permitir gerar maiores receitas do que nos formatos tradicionais. Os resultados indicam ainda que o sistema de medição de audiências em Portugal terá um peso relativo na tomada de decisão e após a sua implementação, todos os meios passarão a ser comparáveis e medidos pelas mesmas variáveis, permitindo medir com melhor fiabilidade o retorno do investimento.Item Os problemas da publicidade exterior em Portugal na atualidade(2019) Fialho, Paulo Alexandre Aljustrel; Lopes, Paula Bessa Rosa Luís, orient.Este trabalho de investigação pretende compreender melhor a publicidade exterior em Portugal na atualidade. A publicidade exterior enquanto meio publicitário localizado no espaço público na rua, ou, no espaço público indoor (Lopes, 2012; Lopes 2018) é muito utilizada por os anunciantes em Portugal devido ao facto das condições climatéricas favorecerem o estilo de vida fora de casa diurno e noturno e estar disponível 24h por dia nos sete dias da semana. A publicidade exterior é sempre muito solicitada pelo anunciante, mas ainda é pouco estudada. Esta investigação tem como objetivo elencar os problemas da publicidade exterior em Portugal através de um trabalho desenvolvido junto dos operadores deste setor que atuam a nível nacional com o apoio da (Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade Exterior (APEPE). Esta dissertação apresenta numa primeira parte a revisão de literatura, seguida da aplicação da metodologia de investigação quantitativa, tendo sido realizadas entrevistas a especialistas do setor e por fim, recorreu-se à metodologia qualitativa, tendo sido aplicado um questionário aos operadores do sector presentes no primeiro e no segundo encontro da Publicidade Exterior em Portugal organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Publicidade Exterior (APEPE).Item Sistema algorítmico : o caso da Netflix(2022) Santos, Ana Sofia Veiga; Ferreira, Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento, orient.Com o crescimento acentuado do número de utilizadores em plataformas audiovisuais e a paralela diminuição a pique da audiência televisiva, torna-se relevante analisar o novo cenário digital. O presente trabalho de investigação analisa a Netflix e o seu sistema de recomendação, baseado em algoritmos que asseguram o acesso facilitado de conteúdos audiovisuais do interesse dos usuários. Tornou-se útil a realização de um inquérito cuja implementação teve como objetivo descobrir o valor que a recomendação personalizada da Netflix tem para os consumidores portugueses. De forma geral, este estudo debruça-se nas técnicas utilizadas pela inteligência artificial e em todas as vantagens que traz aos negócios digitais, particularmente à empresa Netflix. Nesta investigação conclui-se que a Netflix e o seu sistema de recomendação têm um grande impacto para os atuais espectadores. A empresa revolucionou o sistema de produção e consumo de conteúdos audiovisuais. Os consumidores, ao fornecerem dados constantes à Netflix, recebem de volta um catálogo de filmes e séries personalizados. Palavras-Chave: Netflix, Sistema de Recomendação, Inteligência Artificial, AlgoritmosItem Vender empoderamento, compartimentar sexo : um estudo sobre o impacto das construções de empoderamento feminino, em publicidade, nas mulheres portuguesas(2020) Sousa, Joana Catarina Francisco e; Santos, Cristina Alexandra Figueiredo, orient.No decorrer desta investigação pretende-se entender o que é que as mulheres portuguesas entendem por empoderamento, particularmente o sexual, e comparar com algumas construções de empoderamento presentes nos discursos publicitários das revistas femininas portuguesas, bem como aferir se essas construções contribuem, de fato, para uma imagem feminina sexualmente empoderada. Para o efeito, aplicou-se um inquérito por questionário, analisando de forma qualitativa. Os resultados obtidos indicam que as construções de empoderamento descritas por Rosalind Gill (2008) e Naomi Wolf (1991), para a nossa amostra, não servem o propósito de representar e incentivar o seu poder sexual feminino mas sim o da “mulher ideal”.Item Viabilidade do twitter como meio publicitário(2017) Santos, Ivo Jorge Vale dos; Estrela, Rui, orient.As novas tecnologias como a internet e depois as redes sociais trouxeram consigo uma grande mudança para o mundo da publicidade e é preciso saber lidar com essa mudança e adaptar-se a esta nova realidade. A dissertação apresentada tem por objectivo perceber se o Twitter, como rede social, funciona como meio publicitário e pode ajudar a quem a usa a obter melhores resultados na área publicitária. O Twitter tem tido um crescimento enorme nos últimos anos, e surge ao lado do Facebook como uma rede social de grande impacto, desde a sua fundação, evolução e entrada no mercado publicitário. Começa primeiro com o que é a publicidade e daí surgem as primeiras definições, passando pelos vários tipos de publicidade e veículos (Imprensa, rádio, televisão) da mesma até chegar a internet, redes sociais e em específico ao Twitter Será que o Twitter é inovador para quem trabalha com as redes sociais? Para este trabalho foram analisados estudos de caso de várias marcas/empresas que usaram o Twitter como meio publicitário, em que se analisou os factores considerados principais e os considerados secundários para chegar ao resultado final