Mestrado em Design
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Percorrer Mestrado em Design por assunto "COMMUNICATION"
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Item Arte e design: a história de uma relação(2012) Chora, Sofia Raquel da Costa Paulo; Manaças, Vitor Manuel Teixeira, orient.A Sociedade contemporânea assenta sobre bases únicas, nunca experienciadas até então. O incentivo ao consumo com vista sobre o lucro rápido, desconectou o Homem dos verdadeiros valores do Design e da Arte. Assombrados pelo excesso de uma dimensão comercial, pelo distanciamento dos valores humanos tornou-se iminente um recuo ao passado histórico para compreender de modo contextualizado a importância dos conceitos para a comunidade e vida humana hoje e sempre. É urgente o levantamento teórico dos pensamentos e fundamentações mais consistentes para motivar a Sociedade à compreensão, valorização e legitimação das actividades da produção. Uma maior consciência sobre a Arte e o Design poderá despertar para a ausência de escrúpulos, dos princípios menos honestos e para a rejeição dos objectos mal resolvidos. Desde sempre que a Arte e o Design se moveram através de um carácter semelhante, pela inquietude, insatisfação social, e organizados por personalidades de imaginação fértil e criatividade excepcional. E, se o designer muitas vezes se dirigiu à Arte, vários artistas se têm dedicado ao projecto de objectos de uso, inter-relacionando inegavelmente as actividades. Arte e Design vivem de encontros e desencontros, e por isso a coexistência e cooperação entre artistas e designers deve ser encarada naturalmente e motivada.Item Motion sense, o que um carro sente: desenvolvimento de uma aplicação de georreferenciação para levantamento do estado das estradas(2013) Cardoso, Fernando Eduardo de Magalhães; Damásio, Manuel José, orient.Vivemos numa sociedade cada vez mais rodeada de sensores. Quer estejamos no carro, no elevador, em frente ao computador, em casa ou na rua, estes encontram-se sempre presentes. Este número crescente dá-nos a oportunidade de capturar informação sobre o estado que rodeia o utilizador e de a usar para fornecer uma visualização coletiva do mesmo. Esta dissertação tem por objetivo desenvolver um sistema que permita a recolha, através de sensores, de dados referentes ao estado das estradas e suas visualização e partilha. O estado lamentável a que chegaram as estradas portuguesas, foi o ponto de partida para a nossa investigação. Iniciou-se depois a pesquisa das várias ferramentas possíveis para reunir estes dados e, uma vez decidida qual utilizar, foi necessário criar um algoritmo que descodificasse o estado da estrada. O objetivo final é, depois de recolhidos e tratados, os dados ficarem ao dispor de todos os utilizadores da rede, num servidor central, contribuindo assim para a criação de mapas, que nos mostrem em tempo real o estado das estradas. Criámos então uma aplicação em sistema «Android», com vista à utilização em dispositivos pessoais, para proceder à recolha e partilha da informação em estudo. Uma vez concluía, procedemos ao teste da aplicação através de um estudo de usabilidade que visa funcionar como prova de conceito referente à cidade de Lisboa. No futuro, com o crescer da base de dados, será possível utilizar esta informação para aumentar a segurança rodoviária. Por exemplo, os sistemas de navegação «GPS» comuns poderão não só avisar sobre situações perigosas relacionadas com o estado da estrada, como também definir rotas alternativas tendo em conta os dados recolhidos. Este será também um novo instrumento à disposição dos decisores, já que será possível detetar uma nova fissura no pavimento quase de imediato e acionar os mecanismos necessários à sua reparação, como se de um jogo de «SimCity» se tratasse, decidindo de forma mais informada e consciente onde intervir para melhorar a segurança de todos.Item A problemática do design em Portugal: responsabilidade cultural e social do designer(2013) Pato, Alcina Maria Correia Melo de Oliveira ; Manaças, Vitor Manuel Teixeira, orient.O estudo é o resultado de uma investigação de natureza teórica e histórica, que procura verificar que fatos de ordem politica, económica, social e cultural, contribuíram para o surgimento da profissão de designer, em Portugal. Realça, também, as ações particulares e de conjunto, de algumas figuras que mais se destacaram no percurso da atividade projectual e que pressagiaram o estabelecimento institucional de uma formação autónoma, que levou ao reconhecimento da atividade como profissão. Contempla, também, uma breve análise das manifestações culturais artísticas, que eclodiram na Europa, e que influenciaram o percurso teórico e prático dos percursores do Design em Portugal. O estudo focaliza ainda uma reflexão sobre a prática do designer, no que tange a sua responsabilidade enquanto ator de mudança, da visão que a sociedade em geral, possui da profissão, muitas vezes distante do seu real valor interventivo.Item Vestir um conto: uma experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil(2011) Palma, David Miguel Paixão; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Este trabalho nasce da vontade de explorar relações entre o Design de Comunicação e o vestuário infantil. Tem como objectivo fomentar um trabalho participativo no qual a produção de vestuário assume papel central no imaginário infantil, que inclui uma proposta da criação de t-shirts para crianças dos 6 aos 7 anos. O desenvolvimento da proposta foi motivado pela seguinte questão: Pode a participação das crianças, na criação do seu próprio vestuário, gerar soluções que evitem os estereótipos da iconografia visual da roupa segmentada por género? No enquadramento do trabalho estão referências a elementos históricos da relação da comunicação com o vestuário, à fantasia (MUNARI, 2007), ao design emocional (NORMAN, 2004) e ao desenvolvimento e socialização entre crianças (TOMLIN, s.d.). A metodologia é apoiada num processo participativo através da utilização dos métodos Grupo Focal, Sondas Culturais e Observação Etnográfica, permitindo a inclusão de 15 alunos do primeiro ciclo. Foi assim possível fazê-las contribuir com o seu imaginário para a conceptualização do produto final. A proposta resultou na elaboração de t-shirts que incorporam contos infantis interactivos (o Voadora, o Distraído e o Vaidoso), aplicando a experiência do Design de Comunicação aplicadas à cor, formas, texturas e tipografia. Cada t-shirt transporta uma personagem “amigo” para qualquer criança, com capacidades de interacção individual e/ou colectiva, possibilitando novas formas de estimular a sua fantasia.