Cadernos de Sociomuseologia
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Item 10° Encuentro estatal de museos comunitarios y juntas vecinales de Nayarit Centro Inah Nayarit concepción, método y vinculación de la museología comunitaria(Lusofona University, 2007) Lugo, Raúl Andrés Méndez; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa museología comunitaria es una disciplina de las ciencias sociales que tiene como propósito fundamental desarrollar un proceso de organización comunitaria en torno a la planeación y operación de espacios educativos y culturales dedicados a la investigación, protección, conservación, valoración y difusión del patrimonio natural y cultural de una comunidad o región determinada, cuya misión es promover e instrumentar procesos de enseñanza-aprendizaje que contribuyan en el desarrollo integral para el mejoramiento de la calidad de vida de la población. La museología comunitaria se sustenta en tres conceptos básicos: 1. El Territorio; 2. El patrimonio y 3. La comunidad.Item A função social do património marítimo português(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Sancho Querol, M. Lorena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDuring this study, we sought to fully define the role played by Portuguese maritime heritage in today’s society. Our work covered museological themes and, in this case, the Lisbon Maritime Museum; for which we have dealt with unique historical objects, situations, persons and moments. To meet our goal, we divided the work into four parts. The first part implied studying all museological and non-museological institutions involved with maritime heritage. In the second part, we studied the history of the Lisbon Maritime Museum in detail in order to define its social role through time. In the third part, we proposed to diagnose the museum’s current situation in detail. To do so, we carried out the first survey at this institution. Lastly, and based on the respective data, we created a museological structure that will be applied to update the said project. Consequently, we may conclude that the institution under study is a real museological phenomenon, not only for the appeal of its theme, but also because of its location and the content of its exhibits. Moreover, and taking into account the various potentials in question, we have decided to update this museological scenario since, as we confirmed, we know that it could play a much more complete, interesting and broader cultural role than what has been the case until now. That’s why, our last part covers, in particular, the future.Item Uma abordagem museológica do contexto urbano(Lusofona University, 1996) Santos, Maria Célia Teixeira Moura; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração"Ilhas de calmaria no turbilhão agitado da história, a quase totalidade dos nossos "museus de cidade" recompõem, num passado mítico e nostálgico, a ordem no caos urbano, oferece pressurosamente a leitura simplificadora e monovalente das contradições históricas - e assim educam."Item Abordagens e discussões sobre o espaço museal, a patrimonialização e a comunicação cultural no estudo comparativo entre Museu e Sala de Milagres do Santuário do Bomfim, em Salvador, Bahia(Lusofona University, 2017) Silva, Genivalda Cândido da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pesquisa realizada teve como objetivo analisar como as práticas ex-votivas, presentes no Santuário do Bomfim, se vinculam à cultura popular dos pagadores de promessa que são inerentes as classes sociais que transitam livremente pela sala de milagres, e os objetos ex-votivos que são museografados no Museu dos Ex-votos. notou-se a necessidade de realizar a interpretação e elucidação das novas dimensões e significados culturais da arte e da religiosidade popular abordando os seguimentos conceituais dos termos que circundam e representam a história e formação do Santuário do Senhor do Bomfim, como: o sacro e o profano, a estética, a folkcomunicação e a museologia que são temas transversalizados que, ao final dos estudos percebemos estarem intrinsecamente vinculados. Elucidando assim a compreensão, como se dá a sua contextualização com os ambientes trabalhados e as diferentes formas comunicacionais, a qual, é propiciada nos espaços abordados na pesquisa.Item Acção cultural e educação em museus(Lusofona University, 1996) Brandão, José Manuel de Morais Vale; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs preocupações com a educação em museus são já muito antigas, embora frequentemente se considere ser o Abbé Gregoire, fundador do Conservatoire des Arts et Métiers em Paris (1794 - finais do século XVIII), o grande impulsionador destas questões, preocupado que estava com a formação técnica dos artífices franceses. No entanto, só a partir do início do nosso século é que se começaram a fazer os primeiros trabalhos de observação dos visitantes e avaliação do tipo e a qualidade das informações fornecidas nos museus, podendo ainda dizer-se que os problemas envolvidos nas questões da acção cultural nos museus só nas últimas duas décadas, têm sido tratados com maior profundidade. A preocupação com estas questões, têm vindo a ser acompanhada por um esforço visível de renovação das exposições, tornando-as mais apelativas, informativas e acessíveis e, ao mesmo tempo, assiste-se à implementação e desenvolvimento de Serviços Educativos nos grandes museus, agregando técnicos com formação pedagógica. A função destes serviços é sobretudo a de descodificar as mensagens contidas nos discursos expositivos e promover acções de animação que permitam ao visitante atingir facilmente os objectivos "educacionais" da exposição.Item Acervo e Diversidade: Em busca de novas metodologias de gestão de acervos(Lusofona University, 2021) Lopes, Thainá; Padilha, Renata; Ladeia, Mayara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo apresenta os aspectos teóricos-metodológicos dos processos de gestão de acervos museológicos pela perspectiva das diversidades culturais e sexuais, visando uma política de acervos LGBT. O objetivo geral é refletir sobre a concepção de novas metodologias para uma política de gestão de acervos LGBT no Museu da Diversidade Sexual. A metodologia abordada reflete as 04 fases do projeto de extensão Acervo e diversidade: mapeamento e política de acervo em museus, a fim de sistematizar as etapas de ação que envolvem a identificação, a contextualização, a ação e a avaliação do processo de pesquisa e salvaguarda do acervo. Consideramos que a elaboração de um documento normativo necessariamente deve refletir princípios, valores e a identidade da instituição, de maneira que determinadas escolhas metodológicas sejam essencialmente políticas. Em suma, identificamos a necessidade de se construir instrumentos e procedimentos na gestão de acervos e documentação museológica que atendam às diversidades, de modo que sejam respeitadas e valorizadas.Item Os acervos dos museus no ciberespaço: compartilhamento e (des) informação(Lusofona University, 2013) Oliveira, José Cláudio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de comunicação e de busca de informações sobre os objetos dos Museus Virtuais (MVs) on-line entre pesquisador e instituição. Nesse sentido, o texto é guiado por três cases, desenvolvidos como metodologia, que procuram tecer comparações entre MVs e Museus Presenciais (MPs), nos aspectos que ligam as informações dos objetos, a qualidade e quantidade dessas informações e a quantidade do acervo do MV. Com esse objetivo, os três cases abordam tentativas de comunicação que pesquisadores e uma professora de História da Arte mantiveram para trabalharem os seus temas de pesquisa e aula respectivamente em MVs. A metodologia – ligada ao estudo de caso – criou três situações que, aqui, intencionam verificar o potencial dos MVs que possuem interfaces presenciais.Item Acervos etnográficos do Museu Nacional : preservação digital como sugestão pós incêndio(Lusofona University, 2019) França, Bianca; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto traz, a partir da experiência de trabalho como estagiária/bolsista nos projetos do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (SEE/MN), de 2013 a 2017, e da formação enquanto mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST), uma pequena análise das perdas e danos do acervo de etnologia do Museu Nacional após o incêndio de setembro de 2018. Em seguida, apresenta uma breve discussão e lista um conjunto de medidas básicas para preservação e segurança de acervos culturais em caso de sinistros com fogo; e, no contexto dos projetos de preservação e digitalização do acervo do SEE/MN, traz a sugestão da curadoria digital e a criação de uma Política de Preservação Digital como via para preservação dos registros restantes do acervo do setor.Item Acordo internacional sobre o valor das colecções de Ciências Naturais(Lusofona University, 1996) Brandão, José Manuel de Morais Vale; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Museu e a Universidade de Manchester, realizaram em Abril p.p., a Conferência Internacional sobre o Valor e a Avaliação das Colecções de Ciências Naturais, na qual participaram 135 delegados provenientes de 31 países Ao longo dos três dias de trabalho, foram apresentadas e discutidas várias comunicações explorando os diversos aspectos relativos ao valor científico, cultural e económico deste tipo de colecções. As intervenções feitas procuraram responder a algumas das questões formuladas pela Organização, quanto à possível sub-avaliação das colecções de ciências naturais relativamente às colecções na área das humanidades e, em particular, das belas-artes, e às medidas a implementar no sentido de valorizar as potencialidades destas colecções bem como melhorar o nível de investimentos em termos de preservação e formação profissional do pessoal envolvido na sua manipulação. Outro importante aspecto das colecções de ciências naturais também abordado, foi o do seu valor económico, por vezes mais enfatizado do que o valor científico e cultural. Dada a importância do acordo firmado e garantindo deste modo a sua divulgação no nosso país, transcrevemos seguidamente a sua adaptação para língua portuguesa.Item “Os Afetos da Imagem”: relato de caso de exposição colaborativa no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA, UFU)(Lusofona University, 2023) Paula, Douglas de; Rodrigues, Rodrigo Freitas; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo aborda a curadoria da exposição "Os Afetos da Imagem" no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) em abril de 2023, realizada de forma colaborativa pela equipe do museu. Essa proposta destaca a responsabilidade compartilhada entre indivíduos nas atividades museológicas e a redefinição das abordagens tradicionais de preservação da memória e extroversão do acervo. A exposição resultante celebra a diversidade artística, abrangendo diferentes tipologias, como escultura, desenho, gravura, livro de artista, objeto e pintura. Concebida e construída de forma descentralizada e colaborativa, essa curadoria parte do princípio de que o museu é um dispositivo performativo, promovendo o diálogo com a sociedade e valorizando o patrimônio cultural e artístico público. Embora a experiência de curadoria colaborativa tenha apresentado desafios, estes foram prontamente superados pela equipe, resultando em uma exposição que destaca a capacidade de trabalho em conjunto e reafirma o MUnA como espaço de experimentação e construção de saberes a partir de perspectivas compartilhadas. PALAVRAS-CHAVE: Museu. Acervo. Curadoria. Experiência Colaborativa. Preservação da Memória.Item The Afro Brazil Museum: its approach and contribution to the representation of Afro-Brazilians in modern Brazil(Lusofona University, 2016) Rocha, Jessica Norberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo aborda o contexto, a história e as principais realizações do Museu Afro Brasil. O Movimento Negro Unificado (MNU) foi criado em 1978 em São Paulo e foi considerada fortemente esquerdista na orientação e mais militante do que qualquer dos seus antecessores. Como se afirma no texto Protesto Preto, em São Paulo, o movimento foi uma forte expressão de insatisfação entre os instruídos e qualificados afro-brasileiros negaram entrar no status de classe média. O Afro Brasil Museu abriu em 23 de outubro de 2004 como um resultado de mais de duas décadas de intensa pesquisa, publicações, exposições e a dedicação de seu atual diretor e curador Emanuel AraújoItem O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural(Lusofona University, 2018) Janeirinho, Luísa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.Item O amor da terra e o amor das gentes Lagos do séc. XVII e do séc. XX(Lusofona University, 2012) Tinoco, Alfredo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPara o comum das pessoas a HISTÓRIA LOCAL foi durante muito tempo uma recolecção de memórias e de factos centrada num microcosmos que tomava corpo naquilo a que se chamou a MONOGRAFIA.A verdade é que para muitos a HISTÓRIA LOCAL continua, ainda hoje, quase exclusivamente associada à produção das MONOGRAFIAS LOCAIS.A elaboração e a existência dessas obras, que em si mesmas não constituem nenhum mal (e eu, por exemplo, devo confessar que sou um grande consumidor delas - já por necessidade, já também por gosto) mas há que reconhecê-lo que atraíram há umas décadas atrás sobre a História Local o descrédito.Com efeito, tratava-se na generalidade dos casos, daquilo que o mundo académico veio a designar depreciativamente por micro-história no que diz respeito ao âmbito e ao alcance de tais obras.Mas, porventura, mais grave ainda do que isso, ocorre em grande parte dessas monografias que elas não revelam qualquer indício do domínio duma perspectiva epistemológica no que respeita à historiografia; nem remetem para o uso das normas mais elementares da metodologia com que se há de reconstituir e escrever a HISTÓRIA dos Homens.Item O apelo de granada : a arquitectura rural no ordenamento do território(Lusofona University, 1999) Conselho da Europa; Tavares, Ana, trad.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Arquitectura rural e a sua paisagem estão ameaçadas de extinção. Por um lado, encontram-se ameaçadas pelo desenvolvimento industrial da agricultura que provoca reconstituições das parcelas de terreno excessivamente severas, não se contentando com as antigas construções e, por outro lado temos o abandono, total ou parcial, das regiões cuja exploração agrícola já não é considerada rentável.Item Apendice: version portugaise de la série sur l'exposition / a revolução museológica faz-se a partir da exposição(Lusofona University, 2009) Rogado, Luisa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoVersion adaptée de la série française, préparée par Luisa Rogado, pour servir à deux projets (Musée de la forge, Casa museu de la misericorde), dans la Municipalité d’Alcoutin, en Algarve. Le projet avait, entre autres , pour but d’éviter les erreurs qui firent du Musée du Guadiana, à Guerreiro dos Rios, un semi échec, les contrôles du design et du programme d’animation ayant échappé à la muséologue, coordonnatrice du projet, qui servira néanmoins de leçon au projet pilote de Carrapateira (Musée de la Terre et de la Mer) tous deux devant être jumelés comme les premiers prototypes de musées locaux de la nouvelle génération. Le musée de Carapateira introduira dans sa toute dernière phase le récit donnant sa cohésion à l’ensemble de la segmentation thématique. Cet épisode est rapporté dans l´étude de cas de carapateira sur le rapport exposition-institution (tutelle) dans le texte d’une communication intitutée «L’exposition, la face déchaînée du musée» Pierre Mayrand, ACFAS, 2008.Item Apontamentos para uma Museologia Marxista: a exposição Linha de Frente(Lusofona University, 2018) Ferreira, Carlos Serrano; Soto, Moana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo parte da constatação da existência não clarificada de uma relação intrínseca entre o Marxismo e a Sociomuseologia. Apresentando os elementos de ligação entre os dois, principalmente pela mediação do pensamento de Paulo Freire, o artigo aponta os possíveis elementos de enriquecimento da Sociomuseologia pelo desenvolvimento aberto de uma Museologia Marxista. Segue então para a apresentação de um novo conceito de exposição dialética, construído pela analogia com os escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, demonstrando posteriormente a primeira aplicação do mesmo na exposição Linha de Frente: Mulheres e Homens em luta pelos Direitos Humanos. Também apresenta outros conceitos que se desenvolveram nesse processo: Museologia da Urgência (contraposto ao conceito de Museologia Alienada), o de Museologia Militante e o de Museologia de Guerrilha.Item Aprendizagens não formais em ciências: contributos das actividades de um museu para a literacia científica(Lusofona University, 2011) Dias, Ana Isabel Jorge; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA análise dos relatórios do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA, 2006) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Third International Mathematics and Science Study (TIMSS, 1995) revelam que os jovens portugueses apresentam baixos níveis de literacia científica. Estes estudos avaliam se os estudantes desenvolveram algumas capacidades e competências que são consideradas essenciais para que participem plenamente na sociedade. As áreas de estudo avaliadas nestes estudos são a leitura, matemática e ciências, sendo a literacia científica aquela em que nos centramos, neste trabalho. Como os museus têm por objectivo facilitarem o acesso a conhecimentos científicos aos visitantes e têm, ainda, preocupações com as questões de literacia científica, nomeadamente por parte das crianças e jovens, têm vindo a desenvolver espólios, actividades e programas de férias que contemplem estas vertentes (Gil, 2003; Wertsch, 2002). Nesta investigação pretendem-se estudar as actividades lúdico-científicas desenvolvidas nos períodos de férias escolares no Museu de Ciência e no Museu Nacional de História Natural. Estes programas de férias decorrem em ambiente informal e consistem em actividades nas diversas áreas científicas contempladas nestes dois museus: matemática, física, química, astronomia, geologia, biologia, botânica e zoologia. Destinam-se a crianças dos 4 aos 13 anos de idade. Nesta investigação assumimos uma abordagem interpretativa (Denzin, 2002; Denzin & Lincoln, 1998) e desenvolveu-se um estudo de caso intrínseco (Stake, 1995). Como participantes seleccionámos crianças dos três grupos etários considerados, bem como os respectivos monitores, encarregados de educação e investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as entrevistas, conversas informais, tarefas de inspiração projectiva e os protocolos das crianças e jovens. O tratamento de dados é baseado numa análise narrativa de conteúdo (Clandinin & Connelly, 1998), da qual emergem categorias indutivas (Hamido & César, 2009).Item Apresentação(Lusofona University, 1994) Moutinho, Mário Caneva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO trabalho que a seguir se apresenta ganhou forma durante cadeira de "Formas e Meios de Comunicação" que leccionamos no Curso de pós Graduação em Museologia Social na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa e durante os Seminários que orientamos sobre este mesmo tema no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e no Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia no passado ano lectivo. Reflete pois o contributo fundamental dado por alunos e alunas, durante longas e por vezes difíceis discussões e aos quais deixo aqui o meu reconhecimento pelo interesse que dedicaram a estas questões. Ao Professor Alfredo Margarido devo o seu olhar utilmente crítico sobre todo este projecto, e ao Museu Nacional de História Natural a possibilidade de apresentar a exposição com que ilustramos esta reflexão sobre uma museografia ao serviço de ideias.Item Apresentação(Lusofona University, 1999) Primo, Judite Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Apresentação(Lusofona University, 1999) Moutinho, Mário Caneva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho tem por objectivo contribuir para uma maior tomada de consciência de que as colecções de um museu devem ser tratadas com diversos cuidados, sem os quais rapidamente essas colecções, que na maior parte das vezes foram recolhidas com muito zelo, empenhamento e participação, correm o risco de se tornarem num conjunto de objectos, dispersos, sem memória (memórias) , deteriorando-se ao ritmo dos anos que passam. Esses cuidados têm a ver por um lado com a conservação, que é complexa devido a muitos factores, como sejam a diversidade dos materiais que compõem os objectos, a sua própria fragilidade, as condições de arrumação e de climatização tão difíceis de criar nos pequenos museus, pois envolvem conhecimentos e recursos difíceis de obter. Por outro lado a inventariação de uma colecção é uma tarefa que exige continuidade e uniformidade de critérios. Neste campo a informatização de uma colecção pode ser um meio de registar um conjunto de informações sobre os objectos de uma colecção de forma eficiente e fácil de manusear Acontece porem que os programas informáticos com os quais são criadas as bases de dados orientados para os museus e que existem á venda no mercado especializado, são pensadas para as grandes instituições museológicas, partindo do princípio que estas dispõem de recursos financeiros e humanos.