IBER : International Business and Economics Review : Revista Internacional de Gestão e Comunicação, nº 7 (2016)

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    As células de hidrogénio e o futuro: a intenção de utilização da célula de hidrogénio por parte de empresas transportadoras
    (CIGEST, 2016) Agostinho, Fernando; Dias, Álvaro Lopes
    O presente artigo científico refere-se ao tema "As células de Hidrogénio e o futuro: a intenção de utilização da célula de hidrogénio por parte de empresas transportadoras", tendo como foco a análise ao nível de aceitação por parte destas entidades ao produto em questão, com base no Modelo de Aceitação Tecnológica. A tecnologia das células de hidrogénio, embora já existentes no mercado há vários anos, nunca foi explorada num patamar comercial abrangente e disseminado, nem em B2C (Business-to-Consumer), nem em B2B (Business-to-Business). Por outro lado, vivemos numa época de instabilidade económica e financeira, tanto a nível interno como internacional, e de incertezas no que toca às questões de sustentabilidade ambiental. Este estudo tem como objetivo convergir estas questões numa temática só, procurando analisar quais as características mais importantes inerentes às células de hidrogénio, a sua aceitação por parte de potenciais clientes, e a sua aplicabilidade num mercado como o português, num setor empresarial de desgaste financeiro substancial. Adicionalmente, este estudo procurará avaliar qual o impacto deste produto no mercado ao nível do Marketing, e de que maneiras se poderá potenciá-lo, por forma a fazê-lo chegar a um maior número de clientes.
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    O modelo da eletrificação de moçambique: a importância para o desenvolvimento
    (CIGEST, 2016) Sebastião, António Pedro
    O presente artigo tem como objetivo analisar os processos de eficiência energética no meio rural, especificamente o caso de eletrificação rural em Moçambique. Analisa a potencialização da implementação dos projetos de eletrificação rural de forma descentralizada suportada pelo uso das energias renováveis, e por outro lado pretende avaliar qual o impacto destes projetos nas zonas rurais e isoladas, e o impacto da eletrificação rural em Moçambique considerando o atual contexto socioeconómico em Moçambique. O objeto de estudo centrou-se na problemática da desigualdade no acesso à energia elétrica em muitos países em vias de desenvolvimento. A revisão da literatura começa por debater os conceitos da eletrificação rural, especifica os seus impactos nas zonas rurais, relaciona a eletrificação rural e o desenvolvimento, retratando a importância da comercialização das tecnologias das energias renováveis pelas pequenas e medias empresas e por último evidência a eletrificação e o desenvolvimento das zonas rurais no mundo.
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    Os canais de marketing digital no processo de tomada de decisão de compra em turismo
    (CIGEST, 2016) Dinis, Gorete; Costa, Carlos; Pacheco, Osvaldo
    Nos últimos anos a Internet revolucionou a forma como os consumidores procuram informação turística e realizam a compra de uma viagem ou serviço turístico. Atualmente, o consumidor em turismo é mais exigente, informado, e independente procurando participar ativamente na escolha e na organização da viagem e para tal recorre cada vez mais à Internet durante o processo de tomada de decisão, durante e após a viagem sobretudo para partilhar as experiências e emoções vividas. O presente artigo tem como principal objetivo mostrar quais os canais de marketing online utilizados pelos consumidores de turismo dos diferentes países ao longo do processo de tomada de decisão de compra dos consumidores, bem como a duração e as etapas do processo. Além disso, procura-se também mostrar se os canais de marketing utilizados pelos consumidores diferem com o tipo de empresa turística. Os resultados do estudo mostram que há canais de marketing que são mais importantes na fase de pré decisão e outros na fase de decisão, e que a utilização dos canais de marketing e a duração do processo de tomada de decisão de compras online varia consoante o país de origem do consumidor.
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    Responsabilidade social empresarial em portugal: do mito à realidade
    (CIGEST, 2016) Lopes, Marta Maria Cordeiro; António, Nelson Santos
    A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em Portugal registou um incremento importante nos últimos anos, recuperando do atraso que tinha em relação a outros países europeus. O mundo empresarial organizou-se, instituíram-se prémios e difundiu-se o conceito. No entanto, a investigação académica ficou aquém do espero, sendo escassa, dispersa e pontual. Este artigo tem por objetivo identificar as principais organizações que fomentam a RSE em Portugal, os prémios e os rankings existentes para além de posicionar o país na perspetiva empresarial e académica. O artigo é descritivo e exploratório, numa abordagem qualitativa reflexiva e crítica. Este debate contribui para desmistificar a RSE em Portugal, compreender a sua evolução ao longo do tempo e para reforçar a importância de se desenvolverem práticas mais extensivas que permitam uma efetiva mudança de comportamento.
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    Current collaborative economies business model airbnb: changing the hospitality industry
    (CIGEST, 2016) Vargas-Hernández, José G.; Soltero Mariscal, Diana
    This paper focuses on the study of one of the most recent and successful technology-based startups, whose nature is the hospitality industry. Airbnb is part of the model peer to peer of the collaborative economy, which means it is participating in a Community market based on trust the host-guest experience for traveling richer than it would simply stay in a hotel. For the development of this work the research methods will be descriptive and analytical due to the interest of not only explain the origin and strategies that practices the company but also doing an analysis of the tendency of users, both the hosts and guests about their perception of the services offered and whether it will become the preferred way to rent a space. The trends show that the explosive growth since its inception continues to be a trend, as long as the regulations imposed by different governments are met and that trust between users stays strong.
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    Criação de uma pequena empresa na área da cozinha vegetariana
    (CIGEST, 2016) Silva, Alda Cristina Candeias da; Costa, Sacramento
    O tema alimentação e a sua influência na saúde está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, consequentemente é um tema cada vez mais estudado. Quase todos os dias surgem estudos que ligam a nossa dieta a vários tipos de doenças e receitas de como as prevenir através da alimentação. No entanto o nosso tipo de alimentação não tem apenas impacto na nossa saúde, tem impacto no nosso planeta, nos animais, na biodiversidade e para alguns de nós na nossa consciência. Da junção de todos esses elementos e da vontade de estudar em maior profundidade o impacto do consumo de produtos animais na nossa saúde e na do nosso planeta, nasceu o projeto de criação de uma empresa na área da restauração vegetariana. O objectivo deste estudo foi investigar as razões pelas quais não devemos consumir produtos animais e criar um projeto de uma cadeia de restaurantes de comida exclusivamente vegetariana e vegan que seja uma alternativa viável à alimentação tradicional. A parte teórica do trabalho fundamenta-se em diversos estudos sobre o tema da dieta humana, da relação desta com a saúde e dos consequentes benefícios e problemas para as pessoas e o ambiente resultantes das opções sobre alimentação. O projeto de empresa utilizou a metodologia de criação de um investimento: estudo de procura, e de viabilidade financeira e análise de sensibilidade tendo-se revelado viável. 
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    Engage emotional intelligence, manage global leader
    (CIGEST, 2016) Birwatkar, Vaibhav P.
    Emotions and feelings had little consideration up until recently at the workplace. Realizing their importance has been a slow but steady struggle that has led to the realization that such intangible concepts have a real and significant impact on employees and firms. Over the last decade, the world of psychology has slowly worked its way into corporations, and only after a slow process of adoption, areas as abstract as emotions or feelings have shifted from being ignored, to working alongside them attaining great success. Far from being a passing fad, the qualities that comprise emotional intelligence are more critical to the success of business leaders than ever. In regards to prognostic validity of emotional intelligence and competence, the strongest observed relationship was with the quality of global leadership. This article discusses how the core qualities of emotional intelligence help global leaders strengthen their effectiveness in that changing environment. The nature of this paper is purely exploratory and to act as a primer for leaders to successfully address fundamental challenges in a changing workplace and drive performance.
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    Sistema de gestão de performance - uma aplicação ao multidesportivo do Sporting Clube de Portugal
    (CIGEST, 2016) Saiote, Sílvia Matuszewska; Varela, Miguel
    O actual clima de incerteza económica e elevada concorrência torna primordial para as organizações possuírem um quadro geral actualizado da sua situação, com indicadores-chave para o seu negócio, espelhando a sua realidade administrativa e financeira. É por isso crescente a necessidade de gerir as organizações de forma estratégica, com objectivos definidos e controlo apertado na prossecução dos mesmos através do estabelecimento de metas e iniciativas para se alcançarem ganhos de competitividade e diferenciação. Os estudos mais recentes apontam o Balanced Scorecard como o mais completo e actualizado sistema de gestão de performance, tendo sido o modelo escolhido para aplicar neste projecto. Sendo um modelo flexível, procedeu-se à sua adaptação, particularizando assim a análise para o Multidesportivo do Sporting Clube de Portugal. A elaboração do Balanced Scorecard, acompanhado pelo Mapa Estratégico, permitiu identificar factores críticos de sucesso, linhas de orientação estratégica e objectivos estratégicos para a organização em estudo, com indicadores, metas e iniciativas, efectuando a sua interligação com a estratégia definida pela Direcção do clube. Este projecto permitiu ainda reunir competências adquiridas na Licenciatura em Economia e no Mestrado em Gestão, complementando a análise com a minha visão como atleta de alta competição e utilizadora do Multidesportivo.