Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 23 - 2024 (Vol. 67) : Arte contemporânea: um instrumento para uma museologia Inclusiva

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    A escola vai ao Museu Geológico : ampliar e ressignificar as formas de relação com a memória, hoje
    (Lusofona University, 2024-06-11) Gonçalves, Roberta Fagundes; Belchior, Margarida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo é sobre uma atividade educativa realizada no Museu Geológico de Lisboa com um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade. Os objetivos desta atividade prendem-se com a necessidade de questionar os museus como espaços congelados no tempo, de modo a ocupá-los como espaços vivenciais que proporcionam oportunidades de diálogo entre diferentes visões de mundo. Deste modo, contribui-se para o fortalecimento do compromisso social do museu no que diz respeito às questões e problemáticas atuais da sociedade e à participação social das comunidades de forma crítica e reflexiva. No presente caso, ressaltamos a interação entre o museu e a escola como uma parceria interinstitucional importante na extensão da educação com a comunidade e a sociedade. Começamos por explicitar os referentes teóricos que enquadram esta proposta de atividade, tanto no que se refere ao campo da Museologia, nomeadamente na perspetiva da Sociomuseologia, como no que se refere à escola e à educação. Logo após, descrevemos a ação educativa realizada, a partir da apresentação e percurso do artista indígena Wapichana Gustavo Caboco, que nos remete para a cosmovisão do seu povo em sua relação com a memória, de modo a valorizar a diversidade cultural. Concluímos com algumas reflexões finais sobre a atividade e o modo como as crianças aderiram às propostas realizadas. Palavras-chave: Museu, Escola, Ação Educativo-Cultural, Memória
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    Quinta do Mocho : a arte como inédito viável
    (Lusofona University, 2024-06-11) Pola, Claudia Sidnay Vicente Pereira; Cavalcanti, Mabel Solange de Figuerêdo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente trabalho tece um diálogo construído entre a Arte Urbana e Sociomuseologia na Quinta do Mocho, a Maior Galeria de Arte a Céu Aberto da Europa e uma das maiores do mundo, sob o olhar e da vivencia entre os moradores dessa comunidade e as investigadoras/autoras. O espaço da arte é problematizado através da observação participativa feita e da relação afetiva e de aprendizagens mútuas construída entre os que se entrelaçam, reforçando o importante papel da arte urbana que resignifica esse espaço e tece diálogos que registram outras pespectivas de presente e futuro, do que Paulo Freire conceitua como inédito viável: a superação de situações limites e a consequente transformação dessa situação pela ação. A arte aparece aqui como registro de uma comunidade em luta pela preservação de sua cultura múltipla, reconfigurando o espaço publico e incluindo artistas e comunidade, ação libertadora em luta e que chama a atenção da Sociomuseologia. Palavras-Chaves Arte- Urbana- Inédito-Viável-Dialogo-Transformação
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    Looking into Kiluanji Kia Henda and Bruno Moraes Cabral 'Terra (In)Submissa' : poetical narratives as political means
    (Lusofona University, 2024-06-11) Godoy, Henrique; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    Neste artigo abordamos algumas questões que permeiam a não tão clara relação entre arte contemporânea e Sociomuseologia. A cultura de massas e as instituições comercialmente orientadas podem ter criado um imenso vale entre estas duas disciplinas que se tornou difícil de ultrapassar numa perspectiva social – abafando memórias conflitantes e afastando narrativas locais dos debates centrais. A identificação de premissas partilhadas entre os museus socialmente engajados e os artistas politicamente posicionados é uma tentativa de situá-los no âmbito Sociomuseológico. Ao analisarmos o curta-metragem Terra(In)Submissa, de Kiluanji Kia Henda e Bruno Moraes Cabral, fundamentamos nosso argumento em como a abordagem poética e política de tensões e traumas sociais – como o passado colonial – são manifestações artísticas que podem ser alvo de futuras investigações. Palavras -Chave: Filme; Arte; Colonialismo; Museologia
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    Mute : controvérsias entre música e silenciamentos, recursos para abertura de diálogo no processo expositivo do Musée du Quai Branly
    (Lusofona University, 2024-06-11) Luiz, Nathália Pamio; Portezan, Caio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A recusa à presença de olhares múltiplos sobre uma mesma história nos espaços expositivos não é algo novo, e continuar a perpetuar a inexistência de diálogo é uma escolha. Comumente identificamos em exposições e coleções das quais as vozes plurais que os objetos representam estão colocadas em “mudo”, mute – referência em língua inglesa à expressão que caracteriza a ausência de som em um equipamento audiovisual. Estes processos de silenciamento perante as comunidades de origem dos objetos musealizados, quando levados ao nível da sonoridade, reforçam tanto ou ainda mais a invisibilização das pessoas relacionadas ao contexto em que o objeto foi criado. Neste artigo, propomo-nos a trabalhar sobre coleções etnográficas de instrumentos musicais, questionando e como a arte contemporânea tem encontrado meios de propor discussões necessárias e alinhadas à investigação comprometida com a representação das pessoas e os direitos humanos. Para tanto, será analisado um exemplo de trabalho dedicado à crítica e ao diálogo decolonial a partir da sonoridade, realizado pela artista Youmna Saba, La Réserve des non-dits [A Reserva do “não dito”], em exposição no Musée du quai Branly, em Paris, entre 05 de novembro de 2022 e 18 de fevereiro de 2024. Complementarmente, serão abordados os recursos que as propostas artísticas têm encontrado para a proposição de diálogos diversos a fim de alcançar uma museologia mais inclusiva. O objetivo do artigo é assim problematizar uma ação que, a partir da música, tem questionado o silêncio e trazido para os espaços expositivos formas de representação alternativas. Palavras-chave: Musicologia; Museologia; Silenciamento; Exposição; Decolonial.
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    Túlia Saldanha : inside and outside the box
    (Lusofona University, 2024-06-11) Alves, Margarida Brito; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    Com base nas instalações e nas obras imersivas que a artista portuguesa Túlia Saldanha (1930-1988) desenvolveu na década de 1970, considerando o contexto sociocultural da sua produção, e abordando várias temporalidades, este artigo analisa as múltiplas formas como essas obras exploraram a experiência dos participantes. O artigo questiona ainda a relevância dessas obras quando revisitadas, apresentadas ou reproduzidas na atualidade. Palavras-Chave: Túlia Saldanha, Instalação, Participação
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    Biografia e proximidade : Livros de Artista no projeto "Entre Vizinhos" do Museu Calouste Gulbenkian
    (Lusofona University, 2024-06-11) Guerreiro, Marta Branco; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O projeto Entre Vizinhos, decorre desde 2017 no Museu Calouste Gulbenkian e dirige-se à população sénior da freguesia das Avenidas Novas. Nesse contexto, propõe-se anualmente um programa cultural desenhado a partir dos interesses e das necessidades dos participantes e das instituições de cuidado que com eles trabalham. Em 2018, o programa incluiu a cocriação de um livro de artista e a exposição “24 Estórias Entre Vizinhos”, que decorreu do trabalho com a artista Ana João Romana. O livro de artista funcionou como um modo de aproximação e reflexão sobre a arte contemporânea, desbloqueando a criatividade dos participantes. A exposição foi apresentada no Centro de Arte Moderna e em lojas e cafés circundantes à instituição. Neste artigo pretendo pensar como é que um trabalho ancorado em torno do território de um museu em que são trabalhados conceitos como vizinhança e biografia pode levar a uma reflexão sobre conhecimentos situados e práticas de cuidado em instituições museológicas, colocando-os no centro do trabalho em projetos participativos, criação de exposições e programação. Através de alguns exemplos do “Entre Vizinhos”, serão abordados no texto modos de relação entre museus e comunidades que contribuam para a emancipação e criem uma rede de entreajuda local, pensando o Museu como um lugar de cuidado e bem-estar. Como é que a relação do Museu com uma população idosa e vulnerável pode ajudar a incorporar outras formas de saber e outras vivências? Como pode o Museu combater o isolamento social e promover uma aprendizagem ao longo da vida? Poderá ser o livro de artista uma forma de aproximação às comunidades e de promoção da participação? Palavras-chave: livros de artista; museus situados; participação; envelhecimento ativo
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    Mining the museum : o Museu como Palheta
    (Lusofona University, 2024-06-11) Hartenthal, Mariana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O artigo analisa o projeto Mining the Museum do artista Fred Wilson (1954 -), realizado em 1992 na Maryland Historical Society. O objetivo é discutir como intervenções artísticas podem indicar caminhos para museus históricos e etnográficos comprometidos com processos patrimoniais mais justos. O artigo parte do texto “Museus no horizonte colonial da modernidade: Garimpando o Museu (1992) de Fred Wilson” (2018) de Walter Mignolo e propõe uma perspectiva mais abrangente, que contempla a obra como uma intervenção institucional e comunitária e não apenas como uma exposição. Para tanto, contrapõe a visão de Mignolo sobre decolonialidade às contribuições de Silvia Rivera Cusicanqui e Maurice Halbwachs, que insistem na construção coletiva do conhecimento e na importância da união entre teoria e prática. O artigo conclui que Mining the Museum apresentou três rotas possíveis para intervenções artísticas em museus: a primeira rota corre da instituição para fora; a segunda, de fora para dentro da instituição; a terceira, internamente à instituição. Palavras-chave: museologia, arte contemporânea, decolonialidade
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    Cinemuseological imagination : a participatory film format
    (Lusofona University, 2024-06-11) Malchow, Erica de Abreu; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    Este artigo é derivado de minha tese de doutorado, ‘Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt: Cinema, Participação e Empoderamento’. Ele apresenta o trabalho de campo e a análise dos projetos realizados, os quais se inspiraram no formato participativo existente na instituição - o Stadtlabor (Laboratório da Cidade) -, mas também em experiências museológicas brasileiras, teorias e práticas da Sociomuseologia, e empregaram aspectos de produção cinematográfica em diferentes níveis. O desenvolvimento de três processos de pesquisa-ação teve como objetivo fornecer uma plataforma para participantes criarem filmes em colaboração com o museu, abordando tópicos como a cidade, questões de gênero e migração. A arte do cinema serviu como uma ferramenta criativa para a concepção e execução desses projetos de musealização participativa no que foi chamado de ‘imaginação cinemuseológica’. As Metodologias de Educação e Participação Democrática de Paulo Freire, juntamente com as Teorias de Empoderamento e Interseccionalidade delinearam estratégias e identificaram os impactos sobre as pessoas envolvidas. Dessa forma, elementos selecionados da pesquisa destacam algumas de suas principais constatações, contribuindo para a compreensão de como as práticas artísticas podem vislumbrar o museu como um lugar para a educação, a criatividade e o empoderamento. Palavras-chave: Sociomuseologia; Empoderamento; Participação; Cinema; Museu Histórico de Frankfurt
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    Beyond Words : labels and the power of shaping of narratives
    (Lusofona University, 2024-06-11) Ianeselli, Chiara; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration
    Este artigo investiga o poder que as instituições têm em relação ao fornecimento de informações na estrutura dos rótulos referentes ao seu acervo, seja exposto em forma de moldura permanente, seja em temporalidades mais definidas, como no caso das exposições itinerantes. Aborda, em particular, a apresentação de informações na perspectiva das questões pós-coloniais. A possibilidade de discutir preocupações significativas e emergentes relacionadas com a posse e apresentação do património constitui uma arena vital para examinar, em particular, a presença de artistas engajados criticamente com a identidade e os dispositivos do museu. Esta análise demonstrará que o potencial para abordar questões significativas reside na esfera de acção dos artistas. A exposição inovadora de Fred Wilson, "Mining the Museum" (1992), serve como outro ponto de referência extraordinário, destacando como os artistas podem impactar e remodelar profundamente as narrativas em ambientes institucionais. As atuais disputas relativas à apresentação de obras de arte são apresentadas com uma breve referência ao projeto “Revisão de títulos de obras” na Staatliche Kunstsammlung Dresden, na Alemanha. Palavras-chave: Museologia; Coleção; Pós-colonialismo; Arte conceitual
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    Um olhar sociomuseológico sobre a dança contemporânea e a performance em museus e suas potencialidades na transformação social e institucional
    (Lusofona University, 2024-06-11) Ciafrino, Arantxa Llanos; Pausini, Adel Igor; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo examina a entrada da performance e da dança contemporânea nos museus ocidentais. Desde a década de 1960, as artes em movimento têm gradualmente conquistado espaço em instituições museológicas. Referenciando diversos autores no campo da Sociomuseologia e dos Estudos em Dança, neste texto busca-se proporcionar uma compreensão do corpo como um elemento que acumula conhecimento transmissível através do movimento, com base no pensamento de autores como Maria Leda Martins, Zeca Ligiério e Susan Leigh Foster, entre outros. Dois estudos de caso serão explorados para entender como a performance e a dança contemporânea podem se relacionar com a necessidade de decolonizar espaços museológicos: a coreógrafa Amanda Piña e a dupla de artistas Antonio Amador e Jandir Junior. Tratam-se de exemplos que oferecem diferentes perspectivas artísticas e abordagens em relação à possibilidade de transformação dos museus. Palavras-chave: Sociomuseologia; Dança Contemporânea; Performance; Decolonial; Museus de Arte
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    Museus Regionais e a Nova Museologia : a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro entre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea
    (Lusofona University, 2024-06-11) Pausini, Adel Igor; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A Campanha Nacional de Museus Regionais pretendeu incentivar, na década de 1960, em pleno contexto de Guerra Fria, a abertura de museus regionais de arte moderna pelo Brasil, promovendo a descentralização dos museus de arte no país, oferecendo a outras regiões museus de excelência, potentes equipamentos de divulgação e expressão dinamizadora da arte local, que estaria intencionalmente em diálogo com o cenário artístico e museológico nacional e internacional, sendo estes museus regionais geridos pela sociedade civil, gozando de plena autonomia em relação ao poder público. Os dirigentes da Campanha estiveram ligados ao movimento modernista paulista, alçado naquele período como símbolo nacional, assim como ao capital econômico e técnico-cultural internacional, representados respectivamente por Rockefeller, ICOM e UNESCO e alguns pressupostos da Nova Museologia. Essa rede de relações e a circulação de ideias, ainda que com distintos objetivos, resultou na fundação do Museu de Arte de São Paulo (1947), instituição que subsidiou tecnicamente a Campanha Nacional de Museus Regionais e, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948), instituição que organizou as primeiras edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, maximizando o prestígio e o poder simbólico da Campanha. Desse modo, assim como as instituições que subsidiaram a Campanha, os museus regionais de Olinda, Campina Grande e Feira de Santana, também estiveram entre a arte moderna e a arte contemporânea, não apenas na constituição do seu acervo, mas principalmente na sua consolidação e fomento artístico regional. Assim, este artigo, a partir do método dialógico, pretende explorar a dinâmica relacional de implementação e de diálogo entre o cenário internacional, nacional e regional, que tinham por intenção a promoção do desenvolvimento social local, tendo por artífice a implementação e o funcionamento dos museus regionais, promovidos e incentivados pela Campanha Nacional de Museus Regionais, projeto fomentado a partir de São Paulo, com intensa e preponderante participação legitimadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Palavras-chave: Museus Regionais; Arte Moderna; Escola Nova; Nova Museologia; Desenvolvimento Regional.
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    Introduction / editors’ notes Contemporary art : a tool for an inclusive museology
    (Lusofona University, 2024-06-11) Alves, Margarida Brito; Jecu, Marta; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
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    Introdução / notas das editoras Arte contemporânea : um instrumento para uma museologia inclusiva
    (Lusofona University, 2024-06-11) Alves, Margarida Brito; Jecu, Marta; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento