CICANT - Atas de Conferências Nacionais

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    Anatomy Primitives
    (Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2021-10) Azevedo, Hugo de; Araújo, António
    We propose an installation that investigates the notion of the anatomical canon and its conceptual and practical role in the artistic modeling of human anatomy. This installation guides the visitor through the synthesis of a digital canon built from standard 3D primitives. Through a model that can be interactively constructed or deconstructed step-by-step, using simple controls, the visitoris invited to study, and draw, the human surface anatomy and its main features as interpreted through the natural tools of digital modeling.
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    Towards a Canon for Digital Human Anatomy 3D Modeling
    (Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 2020-11) Azevedo, Hugo de; Araújo, António
    We argue that the notion of an anatomical canon is still useful in the current artistic environment and it must be updated to deal with new digital requirements and possibilities. We propose a canon with a view towards accurate digital human anatomy 3D modeling.
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    As diferentes construções discursivas do poder: Análise crítica dos discursos políticos de Mário Soares e de Cavaco Silva
    (2012) Vieira, Marta Santos; Brito, Manuela Correia de; Álvares, Cláudia
    O presente artigo pretende analisar as relações entre o discurso político e o poder, aqui entendido como carismático e hegemónico, de modo a compreender as linhas estratégicas de construção do poder do Primeiro-Ministro e do Presidente da República. Iremos analisar o poder weberiano (carismático) e gramsciano (hegemónico) para perceber como se evidencia (nestas dimensões) a construção discursiva dos protagonistas políticos e caracterizar as lideranças do Presidente da República e do Primeiro-Ministro. A metodologia Análise Critica do Discurso (ACD) investiga como é constituída a diferenciação das lideranças no discurso político (Wodak, 2009). O nosso corpora são quatro discursos de tomada de posse referentes ao Presidente da República de Portugal, Mário Soares e ao Primeiro-Ministro de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, no período de coabitação (1986-1996) onde se pretende fazer ressaltar elementos que caracterizem as diferentes formas de liderança com vista à sua comparação quanto à estratégia discursividade e à sua contextualização
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    O discurso político e a “revolução democrática” em Portugal: Análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares
    (Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, 2013) Vieira, Marta Santos; Álvares, Cláudia
    Este artigo pretende investigar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, no período que marca a consolidação da democracia após a autocrática ditadura de Salazar e Caetano que durou quase cinco décadas. O nosso objetivo é caracterizar o discurso presidencial de Ramalho Eanes e Mário Soares, e observar o lugar que o conceito de democracia ocupa nesse discurso e a forma como é abordado. Com este artigo pretendemos apurar como se manifestam as crenças, os assuntos estratégicos e a liderança retórica de Ramalho Eanes e Mário Soares, e onde convergem ou divergem as suas prioridades políticas?
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    Internet móvel em Portugal: variáveis de acesso, uso e consumo
    (2012) Botelho, Inês Teixeira; Henriques, Sara; Damásio, Manuel José
    A emergência de novas formas de acesso à internet vem reforçar a necessidade de desenvolvimento de iniciativas de I&D que facilitem a melhor compreensão dos processos de transformação associados à evolução tecnológica e aferir se de tais processos resultam novas consequências sociais ao nível das formas de uso e consumo de uma tecnologia e arranjos sociais associados. Este projecto pretende avaliar o papel e relevância das tecnologias móveis de acesso à internet, a importância da mobilidade e dos dispositivos móveis como instrumentos na promoção do envolvimento social, da interação e da expressão subjectiva. Na sequência da aplicação de metodologias qualitativas numa fase exploratória, através de entrevistas com os principais representantes da indústria das comunicações móveis e dos estudos de mercado, e de metodologias quantitativas com a aplicação de um questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa, temos como objectivo desenvolvimento de um protótipo para uma aplicação móvel no contexto educativo do ensino superior, ligada ao apoio aos alunos e docentes e incluindo conteúdos escolares, institucionais e de envolvimento social. Esta aplicação vem corresponder às necessidades dos utilizadores de acordo com os resultados obtidos anteriormente. A análise do uso desta plataforma e consequências daí resultantes em termos de participação, usabilidade, actividades e potencial para produção de capital será realizada com base na análise de redes sociais (SNA). Através desta pretendemos observar e estudar as relações e os padrões de relacionamentos entre os utilizadores de internet móvel num contexto educativo.
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    Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital: reportagem e debate interativos sobre Diabetes
    (2012) Veríssimo, Iolanda; Quico, Célia; Cardoso, Mário Rui; Damásio, Manuel José
    O desenvolvimento de serviços e conteúdos dedicados a públicos específicos, tendo em consideração as suas preferências, necessidades e atitudes, é um dos desafios da TV do futuro. O projeto “iDTV-Saúde: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interativa” (UTA-Est/MAI/0012/2009) tem como principal objetivo avaliar o potencial da TV digital interativa na promoção de serviços, formatos e conteúdos originais que possam ser relevantes no suporte aos cuidados pessoais de saúde e ao bem-estar da população com mais de 55 anos, em Portugal. Uma das componentes deste estudo passa pela produção de uma reportagem interativa seguida de um debate, em torno do tema “Diabetes”, dirigida especialmente à população sénior. O presente artigo descreve o conceito e a estratégia de desenvolvimento desta solução para TV interativa, cujo principal intuito é permitir à população-alvo o acesso a informação fidedigna e especializada sobre saúde, através do uso das novas tecnologias. A elaboração dos conteúdos informativos prevê a combinação dos conceitos de TV linear e TV interativa, com vista a oferecer complementaridade aos conteúdos atualmente difundidos pelos media tradicionais e a potenciar o aumento de capital social do público-alvo, bem como da sua literacia na área da saúde, respeitando as suas especificidades.
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    O potencial da televisão do futuro para a prestação de serviços de saúde e bem-estar
    (2012) Baptista, André; Quico, Célia; Sequeira, Ágata; Damásio, Manuel José; Cardoso, Rui Mário
    Este artigo apresenta os primeiros resultados do projecto de investigação “iDTV-Saúde: Serviços inclusivos de promoção da saúde e bem-estar via televisão digital interactiva”, cujo objectivo é avaliar a potencialidade da televisão digital interactiva (iDTV) para a promoção de serviços, formatos e conteúdos originais relevantes no suporte dos cuidados de saúde pessoais e bem-estar nas pessoas acima dos 55 anos em território português. A prática social da televisão está-se a alterar de forma altamente contingente (Green, 2008) e este projecto ocorre num contexto de profunda transformação deste meio em função do surgimento de novas plataformas tecnológicas, como televisão digital terrestre (TDT) e IPTV, assim como novas tecnologias de comunicação móvel como a WimAX e a Long Term Evolution (LTE). Por conseguinte, e num contexto de adopção de novas tecnologias para a produção e distribuição de conteúdo televisivo, este projecto procura avaliar a satisfação e o potencial gerado pelo serviço de iDTV como um meio de suporte à saúde e bem-estar ao mesmo tempo que facilita o acesso à informação e visualização de conteúdos, nomeadamente no que diz respeito à sua capacidade de aumentar os níveis de capital social entre o grupo alvo.
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    Deleite no obsoleto o hype vintage da estereoscopia
    (CETAC.MEDIA, 2011) Luz, Filipe Costa
    A história do cinema tem sido feita de enormes avanços tecnológicos devido em grande parte à tecnologia ajudar a vender filmes e permitir conceber novas estéticas narrativas. Apesar de assistimos a um período de um entusiasmo absurdo sobre novos filmes em estereoscopia não são novidade nenhuma, parece-se verificar que com a mesma velocidade com que ressurgiram certamente irão atenuar ou desaparecer. É neste contexto que entendemos a reintrodução da estereoscopia nas salas de cinema, como mais um processo alternativo, obsoleta nos seus princípios, mas que demonstra um enorme potencial criativo para a construção de uma linguagem própria, requerendo uma análise muito mais cuidada do que simplesmente dizer que a televisão e cinema do futuro serão em S3D3. Assim, pretendemos neste trabalho contextualizar a estereoscopia historicamente, tentar justificar nesta tecnologia o paradigma diferente que os filmes em estereoscopia sugere para a tradição narrativa nos filmes ou como permite criar conteúdos alternativos para vanguarda do cinema.
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    Competency management articulation for human resources
    (Faculty of Engineering, University of Porto, 2008) Teodósio, Fernando
    In recent years the approach to competences has gained great popularity due to process and organizational reengineering need. Taking opportunity on some recent work in this area dealing challenges that human resources face to develop planning training, I intend to identify several guidelines to develop a future architecture in a practical implementation. At this article is presented the concept development of competency management.
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    Realidade Aumentada para Espaços Interactivos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Luz, Filipe Costa; Bila, Vasco; Dinis, José Maria
    Neste texto pretendemos explorar a Realidade aumentada como meio de visualização para projectos de comunicação interactivos. Através das aplicações ARToolkit, Virtools e 3ds Max, pretendemos mostrar como criar uma plataforma interactiva portátil, que recorra ao meio ambiente e a markers para a construção do cenário de jogo. Pretendemos mostrar que o realismo da simulação, aliada à fusão dos objectos artificiais sobre o mundo real, poderá gerar empatia de interacção entre jogadores e os seus avatares.
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    O Aplanamento das Imagens
    (Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2007) Viveiros, Paulo
    A densidade visual da pintura flamenga e holandesa afirmou-se devido a uma nova forma de conceber o mundo e o olhar, fornecendo óptimos exemplos de comparação para com o actual cinema digital, desde as epopeias densamente habitadas por milhares de figurantes em programas de auto-gestão, até à densidade visual das layers de pósprodução. Christine Buci-Glucksmann chamou-lhe “olho cartográfico” e Svetlana Alpers “arte da descrição”. Ambos os conceitos lidam com um olhar nómada, presente também nos panoramas dos séculos XVIII e XIX, devido a enquadramentos arbitrários, mas onde os amplos espaços enquadrados, num ponto de vista ideal, por vezes funcionam como controlo do mundo através da “panoramização” do espaço, que lhe retira o relevo, as profundidades distantes e inacessíveis. Tudo está ao alcance do olho. As imagens tornaram-se semelhantes aos mapas, sendo que estes tinham projectado o mundo num plano. Isto gerou um efeito-superfície que se generalizou, transformando paredes em “peles digitais” e a profundidade na horizontalidade plana electrónica, como defende Buci-Gluksmann.
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    O espaço das atracções
    (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 2007) Viveiros, Paulo
    A partir do conceito de “atracção” propõe-se uma análise da concepção de um cinema que na sua origem privilegiou o espaço (através da concepção do enquadramento e dos truques de dupla exposição, hoje, nos efeitos de pós-produção) em detrimento do tempo (mais ligado à narrativa). Por outro lado, esse mesmo conceito esteve ligado a uma estranheza que se reflectiu no cinema devido ao movimento das imagens, e na concepção da montagem soviética.